Jogos para Nintendo Switch em Português


Uma pergunta recorrente que recebemos de muitos leitores, relativamente a jogos publicados para a Nintendo Switch, é se os mesmos terão, ou não, conteúdo em Português. É também comum, nas redes sociais, ver pessoas a questionar ou pedir sugestões de jogos em Português para a consola, quer seja para os próprios ou para os mais pequenos.

Por isso mesmo, tomamos a iniciativa de ajudar os nossos leitores a encontrar mais facilmente essa informação.

Infelizmente, e ao contrário do que acontecia na Nintendo 3DS e até mesmo na Wii U, onde grande parte dos jogos da Nintendo incluíam o idioma PT, já na Nintendo Switch são muito poucos os "first-party" a trazer essa opção. O caso mais notório é o de Animal Crossing: New Horizons que, ao ter um público tão abrangente e no qual os diálogos das várias personagens são tão importantes na experiência, poderia ter uma audiência ainda maior no nosso país se tivesse a opção de jogar em Português.

Ainda assim, basta fazer uma rápida pesquisa pelo site oficial da Nintendo para descobrir que há, atualmente, mais de 1200 jogos em Português disponíveis para a Nintendo Switch! Vamos por partes.


Como saber se um jogo tem o idioma Português?

A maneira mais simples é pesquisar no site oficial em www.nintendo.pt. No canto superior direito da página, há uma lupa que permite pesquisar diretamente pelo jogo pretendido. Neste caso, por mero exemplo, vamos procurar pelo "LEGO City Undercover", para o qual aparecem 3 resultados: um para a Nintendo Switch, outro para a Wii U e outro para a Nintendo 3DS. Vamos então clicar no da Nintendo Switch para saber mais acerca desta versão.


Aqui pode encontrar-se todo o tipo de informações acerca do jogo, como uma breve descrição acerca do que se trata, um trailer e alguns screenshots, assim como, naturalmente, o preço a que se encontra à venda na eShop (a loja de conteúdos digitais da consola). Mas para a dúvida em questão - será que o jogo tem conteúdo em Português, será necessário clicar em "Detalhes" no menu que se encontra abaixo do título de jogo:


É neste ecrã que se podem saber coisas como se dá para apenas um ou vários jogadores, se tem ou não alguma componente online e quais as versões que estão disponíveis. Neste caso, o LEGO City Undercover está disponível tanto em formato físico nas lojas (Cartão de jogo) como digital na eShop (Versão descarregável). É precisamente aqui que se podem encontrar as várias línguas suportadas pelo jogo. Como se pode ver, neste caso em particular, o cartão de jogo inclui maior variedade de idiomas do que a sua versão descarregável disponível na eShop. Felizmente, ambas contêm Português!


Como posso procurar todos os jogos que estão em Português?

Em termos de interface, há que admitir que esta pode não ser a coisa mais intuitiva, mas a verdade é que existe mesmo uma forma de pesquisar por jogos em Português para a Nintendo Switch! Comecemos por ir à lista de jogos para esta consola:


Isto irá levar ao ecrã de pesquisa já com o filtro desta consola incluído:

Agora, é preciso fazer scroll ao longo de uma lista recheada de opções, que incluem coisas como a gama de preços, se tem uma versão física ou é apenas digital, ou até mesmo se tem opções de multiplayer local. Quase lá no fundo de tudo, está a opção que realmente interessa nesta situação:

Basta clicar e, automaticamente, a página faz refresh para apresentar a lista completa de jogos para a Nintendo Switch com conteúdo disponível em Português!

De repente, lá se vai a ideia de que para esta consola não há conteúdos em PT. Há que ter em conta, porém, que o sistema não faz distinção entre PT-PT (Portugal) e PT-BR (Brasil), da mesma forma que também não distingue se o Inglês será britânico ou americano. Ainda assim, irá certamente ser uma informação útil para quem não estiver habituado a outros idiomas.

E sim, mais de 1200 jogos é "muita fruta", por isso deixamos aqui algumas sugestões, a pensar em todo o tipo de jogadores, desde os mais pequenos até aos adultos.

Artigo elaborado em parceria com a comunidade Nintendo Switch Portugal.


Latest in Sports