Nintendo Switch 2 Welcome Tour


Um dos jogos que marcou o lançamento da Nintendo Switch, em 2017, foi o 1-2-Switch. Não pelo seu sucesso, mas por ser uma tech-demo que demonstrava o potencial da consola de maneiras menos comuns, que geraram ainda alguns momentos icónicos como ver o Jorge Vieira (na altura reprentante da Nintendo em Portugal) a jogá-lo com Filomena Cautela na TV portuguesa, no 5 Para a Meia-Noite, a ordenhar vacas. Foi um jogo que serviu para explorar os Joy-Con, na prática, que agora tem uma espécie de sucessor na Nintendo Switch 2!

Nintendo Switch 2 Welcome Tour é uma espécie de meio jogo, meio tech-demo e vai um pouco além disso, apresentando-se como um manual ou guia para a consola, levando-nos a explorar a mesma, conhecer todos os cantos à casa e ainda conhecer vários segredos. Apresenta-se até mesmo como um museu, logo no início somos transportados para uma fila de espera e, aí, escolhemos a figura que iremos controlar jogo fora. Entrando, chegamos à experiência em si, onde somos uma figura microscópica a andar por cima da Nintendo Switch 2 e os seus periféricos ou, talvez, tudo é que é colossalmente gigantesco? Coisas que nos acompanham neste jogo de lançamento da consola.


São nos dadas as boas-vindas, somos convidados a explorar o Joy-Con 2 esquerdo, interagir com pequenos pontos informativos juntos a tudo o que é botão ou features do comando, colecionando carimbos que nos fazem prosseguir na exploração deste museu interativo. Pelo meio temos muitas figuras com quem falar, com conversas quase supérfulas, mas sempre relacionadas com o sítio onde estamos, seja um periférico, a dock da consola ou até mesmo o chassis da Nintendo Switch 2 em si. Há ainda objetos perdidos que vamos encontrando, numa espécie de coleção que vamos sempre entregando no quiosque dos perdidos e achados.

O jogo praticamente dito surge em dois pontos: o primeiro é uma espécie de quiz onde temos de responder corretamente a perguntas de escolha múltipla, usando o conhecimento que adquirimos tanto à medida que exploramos como nos pontos informativos que surgem ao lado destes questionários. O segundo ponto fundamental é o mais interessante de toda a experiência, onde exploramos as capacidades da consola (e dos seus acessórios) através de minijogos simples que vão de curtas sessões de minigolf a fazer caretas para a Câmara da Nintendo Switch 2, passando por interações como sentir as bolas que temos "dentro" do comando, efeito simulado pelo HD Rumble 2. E, sim, eu sei que é uma frase um quanto bizarra, mas leva-nos de volta ao 1-2-Switch.


Algo a destacar é que, além da vibração "realista", onde parece mesmo que estamos a interagir com os materiais que vemos no ecrã, ou que temos coisas no interior do comando, em Nintendo Switch 2 Welcome Tour há um grande destaque ao modo rato possível agora na nova consola, pois, uma grande parte dos minijogos o usou exclusivamente, fosse para desviar um OVNI de bolas de espinhos, testar os nossos reflexos, sentir a textura de algo, numa combinação do modo rato com o HD Rumble 2. Mesmo em minijogos onde tínhamos de ver pequenos píxeis em movimento, quando o objetivo era demonstrar a grande resolução 4K, o modo de controlo era do rato. Este modo de controlos é uma das maiores novidades da Nintendo Switch 2 e, aqui, teve mesmo o seu destaque.

E é falando em features que este jogo, ou experiência, evolui. Vamos mesmo conhecendo todos os cantos à casa, vamos descobrindo cada vez mais sobre o produto que temos em mãos de uma maneira bem mais interessante do que estar a ler uma documentação para o mesmo fim. Não só da consola como dos periféricos, onde a experiência fica incompleta caso não tenhamos os periféricos que vamos explorar, como é o caso da câmara que nos é exigido para poder concluir um conjunto de minijogos. Cada periférico tem o seu espaço, identificados por uma letra, o que me levou a questionar se Nintendo Switch 2 Welcome Tour não poderá ser atualizado no futuro caso a Nintendo se lembre de lançar mais periféricos ou funções para a consola, trazendo um melhor valor ao produto. Até porque o jogo pede por mais interações, mais minijogos diferentes que não sejam repetir os mesmos com novos graus de dificuldade, e mais modos diferentes de jogar, usando o vasto catálogo de jogos e personagens que a Nintendo tem no seu historial.


Pois, aqui entra a questão se não deveria ser algo já incluído na consola, pré-instalado ou até mesmo servindo de guia para explicar como se acede à Nintendo eShop e se descarregam jogos. É certo que o valor de 9,99 € pedido já se sentiu mais na pele que agora, mas efetivamente isto devia ser algo já incluído com a consola, dando umas boas-vindas à mesma e convidando mais pessoas a conhecer a consola. Pois, quando olhando para os minijogos eles são simples, contudo há ali algumas brincadeiras mesmo desafiantes que quase parecem impossíveis de concluir no espaço de tempo exigido, para receber as medalhas que, depois, nos levam a desbloquear mais conteúdo. E é uma experiência bem acessível, que explica com tempo o que temos de fazer, sem grandes pressões, estando ainda localizado em português do Brasil, algo que usei até ver "Gabaritou", termo que nunca havia visto na vida. Sendo uma experiência introdutória à consola fazia também todo o sentido estar localizado para português de Portugal, mas, antes algo assim que nada.

Infelizmente muitos não vão descobrir o jogo, pela questão do preço, que nunca pensei ver o Super Mario Bros. original a ser usado como exemplo para falar da resolução 4K, onde repetimos o primeiro nível do jogo até cumprir todos os objetivos presentes. É um produto também ele educativo, mais do que simplesmente dizer que a Nintendo Switch 2 atinge grandes resoluções e uma taxa de atualização de imagem até aos 120 Hz, Nintendo Switch 2 Welcome Tour apresenta-nos as diferenças e vantagens destas tecnicidades, colocando de maneira prática o que difere os 60 dos 120 Hz, por exemplo, como funciona e quais as suas vantagens. Pouco a pouco dava por mim a investir mais tempo (e dedicação) do que inicialmente pensei, levando-me algumas horas a concluir toda a viagem introdutória à consola.


Ficam assim umas boas-vindas dadas à consola de uma maneira muito interativa, interessante e até mesmo com alguns desafios pelo meio, onde concluir tudo a 100% ainda leva algum tempo e muito suor, embora pudesse oferecer uma maior diversidade de interações possíveis. Fica apenas a dúvida se algum dia irá receber atualizações, com mais conteúdo que incentivem a sua compra para justificar a mesma, por muito que Nintendo Switch 2 Welcome Tour seja muito mais que um manual interativo.


Nota: Análise efetuada com acesso à versão final do jogo para Nintendo Switch 2, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports