Klask


Artigo escrito por Miguel Lourenço.

“Hóquei de ar”, ou “Air Hockey”. Acho que toda a gente sabe do que estou a falar. Consiste num disco, e tacos que os jogadores movimentam de um lado para o outro de uma mesa, com o objetivo de marcar pontos colocando o disco na “baliza” adversária.

Estamos aqui para falar do Klask, um jogo no qual encontrei algumas semelhanças ao “Air Hockey”, mas já lá vamos. Klask é um jogo criado por Mikkel Bertensen, em 2014, e é publicado por várias editoras, entre as quais a MEBO, em Portugal.

Componentes e preparação

A (grande) caixa do jogo traz um tabuleiro elevado, 2 tacos magnéticos, 2 bolas para jogo, 4 ímanes, e 2 discos de pontuação. Já começam a ver semelhanças ao “Air Hockey”? Ainda não? Então vou continuar 😊

Para preparar o jogo, basta colocar 3 dos ímanes no centro da mesa, e colocar um taco de cada lado. Cada um destes tacos tem 2 partes, uma que fica por cima da mesa, e outra por baixo da mesa. 


 Como jogar

O jogo em si é extremamente simples: cada jogador pega na parte do taco que está por baixo da mesa, e movimenta-o de forma a evitar que o adversário pontue. E agora, já é semelhante ao “Air Hockey”? 😊

Existem 4 formas de pontuar:

1. A bola para na “baliza” do adversário (a “baliza” é a parte redonda mais funda de cada lado);

2. Caso 2 dos ímanes do centro fiquem agarrados ao taco do adversário;

3. Caso o adversário coloque o taco na “baliza”;

4. Caso o adversário perca o controlo magnético do seu taco.

No início de cada ponto, a pessoa que vai “servir” coloca o seu taco num dos cantos do seu lado, e joga a bola para o lado do adversário.

O primeiro jogador a conquistar 6 pontos é o vencedor.

Em resumo, Klask é um jogo para 2 jogadores (existe também uma versão para 4, chamada Klask 4), quase sem regras, em que a única coisa que conta é pontuar, pontuar, pontuar! Extremamente rápido, não requer tempo de preparação, e é uma boa sugestão para uns torneios em família! 


Sabiam que…

Existe uma federação internacional de Klask, com regulamentação própria, código de conduta, etc? Espreitem aqui as regras de 2018.

Existem campeonatos do mundo de Klask? Vejam aqui a fase final do campeonato do mundo de 2019!

Asger Harding Granerud, o criador de Flamme Rouge, é um dos melhores jogadores de Klask do mundo? Vejam aqui uma partida dele!


Klask Klask Reviewed by DICE Cultural on 10:00 Rating: 5

Latest in Sports