Sugestões para se ficar a jogar em casa!



Com mais um longo período de confinamento a obrigar a maioria dos portugueses a ficar em casa, de forma a se tentar evitar ao máximo todas as possíveis situações de risco de contágio da pandemia do Coronavírus. E se já no ano passado, com o primeiro confinamento, sugerimos alguns dos que consideramos bons jogos para se ficar em casa, agora justifica-se uma nova vaga de sugestões para ajudar a passar o tempo em casa. Por isso mesmo, um dos principais critérios a ter em conta foi a sua longa duração.



Começamos com um repetente, sim. Animal Crossing foi um dos títulos mais vendidos do ano passado e atingiu uma popularidade extraordinária, ao oferecer uma forma de escape sem igual. O que começa como uma ilha deserta vai, aos poucos, aumentando na sua população e nas infraestruturas, tornando-se num espaço único para cada jogador. Um jogo descontraído, que promove a comunicação e interação com amigos, por mais distantes que estejam, ao visitar as ilhas uns dos outros. Além de uma longevidade sem limites, o jogo continua a receber atualizações gratuitas ao longo do tempo com novos conteúdos.


Stardew Valley (PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox, Mobile)

Disponível para PC, smartphones e todas as consolas, é um jogo tão relaxado como Animal Crossing, senão ainda mais. Inspirado no clássico Harvest Moon, Stardew Valley é um RPG dedicado à vida no campo que se tornou também num dos títulos indie mais populares de sempre. Tanto que, apesar de ter sido lançado em 2016, continua a receber atualizações, incluindo um modo multijogador online tanto em PC como nas diversas consolas.


Hades (PC, Nintendo Switch)

Já para quem procura algo mais... intenso, Hades é simplesmente um jogo extraordinário para jogar durante muito tempo. Este é um "roguelite" onde, em vez da habitual frustração de outros jogos do género, aqui a morte é o que torna o jogo realmente interessante. A cada derrota, o protagonista recebe novos upgrades, aprofunda a relação com as restantes personagens e segue com mais energia e motivação... até à próxima morte. Com incontáveis combinações de armas e power-ups, nunca se torna um jogo repetitivo. Torna-se, sim, extremamente viciante!


Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition (PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox)

Se há RPG capaz de trazer todo o tipo de emoções num universo colorido e recheado de fantasia, esse é o Dragon Quest XI, atualmente disponível para todas as plataformas. Esta é uma magnífica história de esperança, força e determinação, na qual todas as personagens têm um papel fundamental, numa aventura em 3 actos que facilmente ultrapassará as 100 horas de jogabilidade.


Persona 5 Royal (PlayStation 4)

Por falar em grandes RPGs, este exclusivo PlayStation é a experiência mais completa daquele que é um dos jogos mais populares do género e que, tal como o Dragon Quest XI, conta com uma longevidade bem acima das 100h. Se isso não for suficiente, o novo Persona 5 Strikers chegará já em fevereiro para PC, Nintendo Switch e, claro, PlayStation 4 também!


The Witcher 3: Wild Hunt (PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox)

Sim, é já um clássico, mas é sempre bom referir The Witcher 3, que além de ser um RPG com uma enorme aventura em open world, vem tão recheado de excelentes side-quests que levaram muitos dos seus jogadores a nunca terminar a missão principal. Bem, talvez seja uma boa altura para lá regressar ou, para quem nunca jogou, finalmente experimentar!


Subscrição de Serviços

Neste momento, é provavelmente a forma mais acessível de ter uma grande variedade de conteúdos à disposição durante o confinamento, e até mesmo depois. Atualmente, em Portugal, há dois serviços que se destacam da restante oferta: o Google Stadia e o Xbox Game Pass.


Google Stadia (PC, Mobile)

Este serviço funciona exclusivamente via Stream e atualmente está disponível tanto para PC como para dispositivos móveis, mesmo a partir do browser. O seu catálogo ainda está numa fase inicial de crescimento, mas conta já com vários títulos interessantes na biblioteca, incluindo o Cyberpunk 2077 naquela que é considerada uma das versões mais estáveis. O serviço, para o qual os jogos são comprados (embora existam alguns gratuitos como o Destiny 2), tem também uma versão "Stadia Pro", que pode ser experimentado gratuitamente durante um mês.


Xbox Game Pass (Xbox, PC, Mobile)

Se já era uma forte recomendação há cerca de um ano atrás, atualmente o Game Pass é um serviço ainda melhor. Com mais de uma centena de videojogos à disposição e um catálogo em permanente atualização, este serviço é praticamente obrigatório tanto para os possuidores de uma consola Xbox como de um PC (Windows, claro). A grande novidade desde então é que agora também permite jogar nos dispositivos móveis Android, com os iOS a caminho, a partir da Cloud. Além disso, é uma óptima altura para o testar, já que novas adesões terão acesso a todo o serviço durante 3 meses por apenas 1€!


Last, but not least...

Among Us (Mobile, PC, Nintendo Switch, PlayStation, Xbox)

Tem sido o jogo mais popular de todos desde o início desta pandemia, e por um motivo muito simples: é um conceito perfeito para reunir jogadores à distância. Numa missão espacial, todos têm uma lista de objetivos em comum. Todos, menos quem for o traidor, que não só tentará impedir o sucesso da missão, como terá de passar despercebido. E assim surgiu uma boa desculpa para horas e horas de diversão, especialmente ao jogar com amigos e conhecidos!


Sejam quais forem as escolhas, o mais importante é que todos estejam em segurança. Por isso mesmo, sempre que tal vos seja possível, fiquem em casa - e aproveitem o tempo que podem passar em casa!

Latest in Sports