Noticias Boardgames - Janeiro 2021


2021. Um ano que começa ainda em contexto pandémico, e que continua a fazer uma mossa nas nossas reuniões e jogatanas. Mas não é por isso que o mundo dos jogos de tabuleiro parou no tempo. Antes pelo contrário, este mês trazemos uma série de novidades, desde novos lançamentos a expansões, passando por eventos e até edições de aniversário de jogos clássicos! Tudo isto envolto no nosso novo formato de notícias, onde pretendemos abordar todos os temas mais relevantes do universo boardgamer. 


Novos lançamentos 

“A Tripulação - Em Busca do Nono Planeta” 

Editora: Devir 

Criador: Thomas Sing 

Arte: Marco Armbruste

Lançado este mês pela Devir Portugal, a Tripulação é um jogo de cartas cooperativo no qual os jogadores, cada um com objetivos individuais, devem comunicar entre si de forma a superar as cerca de 50 missões incluídas no jogo. Cada uma dura, em média, 20 a 30 minutos, e são progressivamente mais difíceis com o avançar da campanha. A temática de exploração do espaço aliada a um sistema de cartas com naipes muito simples e rápido de compreender ajudam a lançar este jogo para o top 10 de jogos familiares no BoardGameGeek. E o facto de o manual estar totalmente traduzido em Português só ajuda a que tenha o potencial de se afirmar como um jogo obrigatório na prateleira de qualquer jogador ou família.


“A Ilha dos Gatos”

Editora: Maldito Games

Criador: Frank West

Arte: Dragolisco, Frank West

Através da Maldito Games, a Ilha dos Gatos chega também à língua portuguesa. Este jogo familiar obriga os jogadores a explorar a ilha com o mesmo nome, procurando recursos, encontrando tesouros e resgatar gatos, e encaixar estes pobres bichos no seu barco, sendo os mesmos representados por peças tipo tetraminó. A vertente familiar está presente não só na jogabilidade como nas ilustrações e nos próprios componentes de jogo, com cartas bastantes coloridas e meeples de gatinhos absolutamente adoráveis.


Expansões e Anúncios

“Ticket to Ride: Europe - 15th Anniversary Edition”

Esta Primavera, a Days of Wonder celebra 15 anos desde que lançou um dos seus jogos mais famosos: o “Ticket to Ride: Europe”. E, à semelhança do original, irá lançar uma edição de aniversário com um mapa maior e brutalmente ilustrado, a expansão “Europa 1912” e os comboios em versão detalhada com uma caixa metalizada para armazenamento. À partida será um artigo de colecionador com um preço acima da média, que fará as delícias dos fãs destas edições de aniversário premium, e ainda mais aos fãs acérrimos da gama “Ticket to Ride”.


“Carcassonne – 20th Anniversary Edition”

E também esta Primavera a Hans im Glück vai lançar uma edição para celebrar o vigésimo aniversário de “Carcassonne”, considerado um dos jogos mais famosos e acessíveis do universo de jogos de tabuleiro. Sabemos apenas que irá incluir as expansões “The River”, “The Abbot” e uma nova expansão de aniversário com tiles totalmente novos. O design… ainda está no segredo dos deuses, tendo a editora apenas revelado até agora uma imagem parcial da caixa. Ficamos a aguardar!


“Magalhães”

Editora: Pythagoras

Criador: Michael Schacht

Arte: Olivier Fagnère

A Pythagoras anunciou este mês o lançamento de um novo jogo dentro da temática da História de Portugal. “Magalhães” irá abordar a temática da circum-navegação do mundo, com uma mecânica de bluff já característica do próprio designer. O lançamento está previsto para Maio de 2021.


“Stella”

Editora: Libellud

A Libellud vai expandir o seu universo Dixit com este novo jogo! Pegando no conceito de cartas com conceitos e ideias variadas a que já estamos habituados, este vai ser um jogo inovador, em que os jogadores deverão marcar nos seus cartões quantas cartas estão associadas a uma palavra-chave em cima da mesa, e pontuarão (ou serão penalizados) consoante o seu número coincida com o dos restantes jogadores (ou não). Este toque refrescante neste tipo de jogo certamente irá atrair muitos olhares curiosos e de fãs do Dixit, quando a Libellud lançar este jogo durante deste ano.


“Overboss – A Boss Monster Adventure”

Editora: Brotherwise Games

Criador: Aaron Mesburne, Kevin Russ

Artista: Darren Calvert

Ainda não se sabe muito sobre qualquer potencial data de lançamento em Portugal, mas aqui na DICE Cultural somos todos enormes fãs dos jogos Boss Monster. E é particularmente excitante para nós que o design e a comédia dos jogos originais tenha sido adaptada a uma versão de jogo completamente diferente. “Overboss” engloba uma série de mecânicas diferentes, desde tile placement a set collection, sendo também um jogo bastante mais acessível a novos jogadores. Estamos ansiosos para que este jogo chegue rapidamente às nossas prateleiras!


Expansão “Expresso” – “Café”

A Pythagoras vai também lançar em Maio de 2021 a segunda edição do jogo “Café”, e desta vez vem acompanhado de uma expansão, chamada “Expresso”, que é constituída por 8 cartas que irão afetar as decisões do jogo principal. A editora ainda não partilhou detalhes sobre estas cartas, e informou que a expansão estará disponível para venda em separado, para quem já tem a primeira edição.


Expansão “Super Vírus” – “Viral”

E no que toca a expansões de jogos famosos, a MEBO vai também lançar uma expansão para o seu excelente “Viral”, chamada (adequadamente) “Super Vírus”. Prevista para o Verão de 2021, também a MEBO não se descoseu no que toca a detalhes sobre a mesma. No entanto, a imagem promocional revelada já nos deixa com a pulga atrás da orelha, mostrando um setup de cartas que não existia no jogo original. Ficamos à espera!


Expansão “Agora” – “7 Wonders Duel”

E por fim, uma última expansão, desta vez para o fantástico “7 Wonders Duel”, considerado um dos melhores jogos para 2 jogadores. A Repos Production completa assim o tabuleiro do jogo original, cujas duas expansões podem ser combinadas a gosto, criando um tabuleiro cheio de decisões, mecanismos e reviravoltas. Esta última expansão, “Agora”, traz novas formas de obter benefícios, mais (!!!) cartas, cubos de influência e um novo requisito de vitória: a maioria do Senado. Esta expansão já foi lançada em Portugal, por isso, de que estão à espera?


Eventos

Geeks d’Ouro

Os prémios Geeks d’Ouro contemplam, lá está, os media e entretenimento preferidos dos geeks. Através de uma votação, o público pode escolher entre as melhores séries de televisão geek, a melhor manga, a melhor dobragem de animação, os melhores videojogos e… claro, os melhores jogos de tabuleiro, em 3 categorias distintas! As votações estão abertas até dia 14 de Fevereiro, e podem fazê-las através deste link.

 

Prémios 5 Seasons

Os prémios 5 Seasons 2020 estão neste momento em votações! Com enorme destaque dado aos jogos feitos por portugueses e em Portugal, as votações encontram-se abertas e encerram às 23:59 do dia 31 de Janeiro de 2021. Esta 3º edição, criada pela Playing Season, visa principalmente trazer visibilidade àqueles que foram considerados os melhores jogos de tabuleiro distribuídos em Portugal, com um júri composto pelo público e por um painel de júris de vários grupos e entidades portuguesas especialistas em jogos de tabuleiro. Ainda vão a tempo de votar, através deste link.


Eventos Semanais DICE

E para começarmos o ano com o pé direito, a DICE Cultural volta aos seus eventos semanais! Mas! Uma vez que ainda estamos numa situação pandémica, os nossos eventos decorrem agora em formato digital. Através da plataforma Discord, e fazendo uso das diferentes plataformas de jogos de tabuleiro online, reunimo-nos todas as sextas-feiras a partir das 20:30. As instruções para se juntarem a nós estão disponíveis na nossa página de Facebook, através deste link.

Juntem-se a nós!


Podcasts

Episódio 20 – “Videojogos que viram jogos de tabuleiro e vice-versa”

Nesta edição, falamos sobre o cruzamento entre os jogos de tabuleiro e os videojogos, com um convidado especial: Diogo Trindade.


Episódio 21 – “Ética nos Jogos de Tabuleiro”

Nesta edição, falamos de um tema bastante inovador e cada vez mais presente no universo dos jogos de tabuleiro: ética.



Reviews de Janeiro

Yamatai” 

Knifetank” 

Alien – The Role Playing Game” 

Unforgiven – The Lincoln Assassination Trial” 


Latest in Sports