Sonic X Shadow Generations
Todos os anos temos uma nova aparição do mais famoso ouriço azul, seja em forma de remake ou remasterização como também algo novo. O mais engraçado de tudo é que este jogo de nome Sonic X Shadow Generations é, na verdade, um belo 2 em 1: por um lado temos a oportunidade jogar Sonic Generations remasterizado e, por outro lado, temos um jogo novo em folha focado em Shadow The Hedgehog, onde ambos os personagens se cruzam na linha temporal do jogo Sonic Generations.
Podemos começar por falar no Sonic Generations, um jogo lançado há 13 anos atrás e que foi considerado um dos melhores e por muitos o melhor jogo Sonic que combina a jogabilidade 2.5D e 3D num só. Na minha humilde opinião, é de facto o melhor jogo Sonic caso nos foquemos nessa mistura de jogabilidade, onde jogamos com os dois Sonics, o clássico dos anos 90 e o moderno com presença assídua nos dias de hoje. O jogo permite intercalar entre ambos os personagens, isto acaba por dar uma variedade na jogabilidade visto que cada um deles representa mecânicas diferentes.
No que diz respeito à narrativa e para aqueles que não jogaram o original, é o aniversário do nosso ouriço veloz e com tudo isto, uma nova ameaça surge e rapta todos os convidados do nosso herói, com um objetivo simples e direto, de salvar os amigos e derrotar o vilão por detrás da trama. A estória é básica, mas funciona, ainda por cima adicionando o Sonic clássico e uma boa dose de nostalgia. Os fãs vão gostar, quem não é fã pode muito bem vir a ser com este título somente.
Para além de jogarem com ambas as personagens, os níveis são todos eles bem conhecidos, desde o icónico Green Hill Zone ao Chemical Plant Zone, o Escape from the City como também o Seaside Hill que tanto adoro. De referir que cada Sonic terá a sua própria versão das músicas adaptadas ao clássico e moderno, por exemplo, se Green Hill faz parte do Sonic de 1991, ao jogarem com o Sonic moderno vão puder ouvir um remix moderno da icónica música, já a Seaside Hill terá uma versão mais retro para o Sonic clássico. E não mudam apenas as músicas, os níveis têm as suas rotas específicas para cada um destes personagens adaptados à sua jogabilidade como seria de esperar.
Os níveis vão trazer muitas memórias, da música aos próprios bosses que fazem parte de tantos jogos que os fãs já ultrapassaram há décadas atrás, é realmente memorável! Embora o modo estória seja linear e rápido e, sem dúvida o mais interessante, é preciso mencionar os vários atos extras existentes e tudo o que podem adquirir enquanto progredimos nesta emocionante jornada dos dois protagonistas. Cão até dar de caras com personagens bem conhecidos com o qual vão poder interagir.
Velocidade não falta, momentos épicos e visuais deslumbrantes, a própria jogabilidade é muito boa como referi anteriormente, é facilmente um dos jogos que se encontra no meu top 3 dos jogos do ouriço, mesmo após todos estes anos. O regresso ao Generations foi para mim como se tivesse sido a primeira vez, quanto mais jogava mais convencido ficava de que este jogo é de longe um dos melhores jogos de sempre do Sonic!
No que diz respeito a Shadow, este é um jogo em separado, mas que tem a narrativa interligada com Sonic Generations, onde há até um certo momento em que Sonic e Shadow se cruzam. Creio que este jogo seja quase promocional para o filme que aí está a chegar, ou assim pensava eu, na verdade. Embora até possa ser uma espécie de promoção ao próximo filme na qual estará envolvido Shadow, a verdade é que este personagem que já teve a sua estreia na era dos 128 bits no Sonic Adventure 2, está em todo o seu esplendor neste título.
Shadow Generations é um jogo que foi buscar mecânicas do Sonic Frontiers e aplicou-as ainda melhor, é um jogo inesperado e, embora possa ter alguns pontos menos bons em certas ocasiões, não deixa de ter ideias implementas deveras impressionantes e foi com grande surpresa que assim as recebemos. O que devemos aqui de realçar é que este jogo implementou tudo aquilo que era bom dos jogos anteriores e misturou dando origem a um dos melhores jogos da franquia. Shadow tem ao seu dispor uma data de habilidades únicas que vão sendo desbloqueadas com a progressão do jogo, embora também existam dois atos por cada nível, há um mapa a ser explorado com vários locais em que vão exigir ao jogador obter certos poderes para alcançar sítios em concreto, enquanto esse poder não estiver desbloqueado, ser-vos-á impossível de lá chegar.
Os poderes vão sendo obtidos ao longo do modo estória, para tal vão ter de completar os atos contidos nestes níveis, os níveis extra que são, na verdade desafios, mas que são obrigatórios para obter chaves que desbloqueiam a entrada da porta que revela o boss desse nível e, por fim, uma nova localização no mapa com a obtenção desse tal novo poder o qual deverá ser utilizado para avançar.
A narrativa é somente engraçada, já a música é um ponto muito forte, isto porque em Sonic Generations somos movidos pela nostalgia. Aqui a música é outra literalmente, uma banda sonora nova e bem ao estilo da SEGA que se adapta que nem uma luva ao Shadow. Os níveis, visuais e toda a velocidade estão de cortar a respiração, os poderes que este tem ao seu dispor dá aso para uma maior exploração e até liberdade para finalizar os níveis. Os próprios bosses estão originais e, embora não sejam um desafio complicado, não deixam de ser minimamente originais e divertidos.
Pior que tudo isto só mesmo a duração da campanha ser bem curta. No entanto, algo importante a sublinhar que é o mapa ser grande o suficiente para perder umas horas e tentar realizar todos os objetivos, abrir todos os tesouros que contêm extras colecionáveis e cumprir os pedidos de ajuda de vários personagens conhecidos. Tudo isto servirá para expandir a longevidade de Shadow Generations.
No fundo, estamos perantes dois jogos excelentes! Sonic Generations é um dos meus jogos favoritos da série Sonic, já Shadow foi uma surpresa excelente e fiquei mesmo muito contente de jogar, embora a longevidade seja curta e possa deixar um sabor amargo nesse sentido. Fora isso, estamos perante um jogo obrigatório para os fãs especialmente se nunca chegaram a jogar Sonic Generations, é a oportunidade perfeita para fazê-lo e até conhecerem o Shadow caso nunca se tenham cruzado com ele em outros jogos no passado, este sim, recomenda-se vivamente.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PlayStation 5, gentilmente cedido pela Ecoplay