Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Classics


São anos e anos de fighting games por parte da Capcom e, ao longo destes anos, já tivemos umas boas compilações. Faltava, no entanto, uma coleção importante para aqueles que viveram os finais dos anos 90 e não conseguiram na altura jogar uma dose de excelentes jogos… Esses são os Marvel vs. Capcom, que agora têm a oportunidade de jogar todos os títulos num só, até com um pequeno extra incluído!


Estas compilações são sempre bem-vindas, agrada-me a ideia de ter uma quantidade jogos num só pacote e com a melhor qualidade possível, isto porque escuso de andar com todos e consolas atrás. Além de que no caso da Nintendo Switch posso jogar onde quiser, melhor é impossível! Para acrescentar, todos estes títulos têm um modo online disponível, o que faz com que possamos jogar contra outros aficionados em todo o mundo que tantas moedas nas arcades gastaram, ou tantas horas passadas nas consolas a jogar sem a existência de um modo que permitisse testar as habilidades com o resto do planeta. E, claro, podem sempre jogar no sofá contra amigos e velhos rivais, mas a possibilidade de desafiar o mundo é a cereja no topo do bolo.


Tudo num só, ou quase tudo, falta o Marvel vs. Capcom 3 (Ultimate inclusive), um jogo em que eu joguei imenso e consegui inclusive platinar, que sinto fazer todo o sentido estar incluído. O vício era tal que passava horas a jogar na net e é uma pena este não estar disponível, tal como o Infinite ausente e, honestamente desse jogo em particular não sinto falta, por vezes até me esqueço que existe. Seria bom, no entanto, ter mesmo tudo da série numa só coleção.

Estamos a falar dos jogos Marvel vs. Capcom da era 2D, passando por duas gerações de consolas, que para muitos, são os seus jogos prediletos da franquia, numa homenagem a estes jogos arcade. Dito isto, o que temos aqui? Um jogo sonante chegaria para muitos comprarem esta coletânea, o nome Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes deixa imensa gente em pulgas, mas, falamos de 7 títulos no conjunto e um deles é um pequeno extra de nome The Punisher, um beat’em up fantástico que provavelmente passou ao lado de muita gente e está agora disponível para jogarem, sem terem de inserir moedas e com o perfeito couch co-op, um jogo imperdível para os fãs do género.


Mas a fatia grossa deste bolo são os fighting games, desde o primeiro Marvel vs. Capcom aos jogos inteiramente dedicados à Marvel como o X-Men: Children of the Atom, são vários e todos eles contam com ambas as versões inglesa e japonesa. Podem também contar com o museu, carregadíssimo de ilustrações e músicas de cada um dos jogos inseridos nesta coletânea, há todo um conteúdo exclusivo a ser explorado por parte dos fãs que não irá desiludir nem um bocadinho.

Creio que há apenas um pormenor que me deixou um tanto desiludido, embora o jogo em tenha um quick save, este quick save serve para todos os 7 jogos, portanto se quiserem gravar a luta final de um jogo como, por exemplo, o X-Men vs. Street Fighter e, de repente, quiserem saltar para o The Punisher e gravarem neste último, irá gravar por cima do quick save efetuado noutro jogo. Não faz sentido, pois são jogos diferentes e podíamos sempre ter um save em cada um dos jogos, algo que infelizmente não acontece.


Não há muito mais a dizer sobre estes clássicos todos, onde sinto apenas falta de Marvel vs. Capcom 3 e Infinite, que podiam completar e bem esta coletânea embora estejam atualmente disponíveis. Sabendo que Capcom Fighting Collection 2 está a caminho, quem sabe se não estão a planear novas coletâneas com estes e outros jogos indisponíveis nos sistemas atuais?


De qualquer das formas e para finalizar, este é um jogo obrigatório para os adeptos de fighting games, ter tudo num só pacote é um sonho sem necessidade de gastar balúrdios nos jogos originais e, ainda, jogar com a melhor das qualidades em pleno 2024 é uma dádiva. Além de que podem sempre alterar os filtros para recriar as televisões CRT que não aconselho de todo visto que vivemos para o futuro e não para o passado. Este é um jogo para fãs, que podem jogar todos estes clássicos num só sítio contra quem quiserem de todo o mundo. Melhor impossível, é Marvelous!



Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ecoplay.

Latest in Sports