New Super Mario Bros. U Deluxe


Originalmente lançado em 2012 como título de lançamento da consola Wii U, New Super Mario Bros. U está de regresso com a Nintendo Switch e em formato "Deluxe", incluindo a campanha adicional "New Super Luigi U" e duas novas personagens jogáveis. Um jogo de plataformas do Mario para 1 a 4 jogadores em simultâneo é sempre uma boa ideia. Mas será mesmo este um título de luxo?

New Super Mario Bros. U Deluxe (NSMBUD) é o primeiro jogo de plataformas 2D do Super Mario a chegar à Nintendo Switch, mas a sua receptividade irá depender muito de quem o vai jogar. É uma realidade que a grande maioria dos jogadores da Nintendo Switch nunca chegou a ter uma Wii U e, por isso mesmo, provavelmente nunca jogaram este título. Por outro lado, para os grandes fãs de Mario, já este título pecava há 6 anos por não trazer muita originalidade em relação aos restantes jogos da série "New Super Mario Bros.", estreada na Nintendo DS.

Antes de mais, há que salientar algo de extremamente positivo neste título: o facto de estar totalmente localizado em Português, tal como já estava na versão original para a Wii U. Apesar de ser algo "fácil" pois quase todo o conteúdo se encontrava traduzido, foi possível verificar nos créditos desta versão que houve novos Portugueses contratados para localizar o conteúdo novo - esperemos, que seja um sinal de mais jogos em Português no futuro!


Já todos sabem como isto sempre começa. Bowser ataca o castelo da Peach, a princesa é raptada e compete ao Mario e seus amigos atravessar toda uma série de mundos e desafios para a conseguir salvar. Desta vez, Mario pode ir acompanhado do Luigi, o Toad amarelo e a Toadette, sendo esta última uma personagem jogável pela primeira vez nos platformers do Mario.
A Toadette é apresentada como uma personagem "fácil", pois tem acesso a um power-up exclusivo, uma coroa-cogumelo que a torna estranhamente parecida com a princesa Peach. Como assim? O que quer isto dizer da própria princesa? Não se sabe, é estranho, mas aqui está: Peachette, a "Peach Toadette". Com este poder, a personagem fica mais fácil de controlar pois tem a capacidade de dar um salto adicional no meio do ar, o que lhe permitirá chegar mais facilmente a certas plataformas. De resto, a Toadette consegue utilizar todos os outros poderes como o fogo e gelo, por exemplo.
Para algo mesmo muito mais fácil, é possível jogar com o Coelharápio (ou, em Inglês, Nabbit). Esta personagem é, tipicamente, um inimigo, pelo que quem o controlar não terá de se preocupar com os inimigos do jogo, que não lhe farão mal. Isto é ideal para quem jogar com crianças mais pequenas, por exemplo, que terão apenas de se preocupar em saltar de plataforma em plataforma enquanto os outros jogadores tratam do resto. Pensando bem, uma boa fatia do público-alvo desta personagem ainda não tinha nascido quando este jogo foi originalmente lançado na consola anterior!

Não há como negar a diversão deste título, tal como a sua acessibilidade. As novas personagens jogáveis são um bom exemplo dessa preocupação, mas tal como no título anterior há ainda um power-up especial para ajudar a passar os níveis mais difíceis, tal como um "Super Guide" para quando se joga sozinho e se morre muitas vezes seguidas no mesmo nível - aí o computador utilizará o Luigi para mostrar como se passa o nível. Nos dias de hoje, há abordagens mais interessantes à acessibilidade dos jogos no mercado, mas ainda assim houve aqui uma boa preocupação.


A experiência de jogo e consequente diversão irá variar muito conforme quem estiver a jogar. Um jogador a solo? Casais? Pais e filhos? Quatro amigos no café? As possibilidades são tantas que, na dúvida entre comprar ou não, serão estes cenários que o jogador deverá considerar. Ao mesmo tempo consegue ser apelativo para quem não joga um Mario há muito, muito tempo, como poderá ser uma óptima introdução a este mundo de jogos de plataformas.

De forma geral, é um jogo pouco difícil para jogadores experientes, mas por isso mesmo foi incluído o New Super Luigi U - toda uma nova campanha de níveis curtos mas bastante desafiantes. Pensada para quem já tirou todo o partido da campanha principal, mas acessível desde o início no menu principal. Também aqui, e para estes jogadores, foi incluído um conjunto de desafios de jogabilidade com variadas missões onde se irá lutar pela melhor pontuação possível.

O grande problema deste NSMBUD não é tanto o seu conteúdo, mas sim o contexto em que é lançado. Mais do que ser um jogo de plataformas concebido há 6 anos, é um que já na altura oferecia pouca novidade em relação aos anteriores, em particular o da Wii que também suportava de 1 até 4 jogadores em simultâneo. Fosse este título incluído numa embalagem com o antecessor da Wii, agora em HD, e este título seria sem qualquer dúvida muito mais atrativo para os fãs de longa data.


Quem for comprar este título, porém, estará muito mais preocupado com a diversão que daqui poderá retirar, e essa será imensa, especialmente se tiver com quem jogar. É uma experiência deliciosa a dois, hilariante a três ou quatro jogadores, agora com a possibilidade de ter o menos experiente a jogar com uma personagem muito menos frustrante. Um jogo pensado para todos os jogadores.
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports