Metal Slug Tactics
Claro que não é, diria que é uma lufada de ar fresco, é bom certas franquias explorarem outros géneros e Metal Slug Tactics é isso mesmo, uma mudança de género que foi bem executada e daí termos um esplêndido de jogo. Especialmente para quem gosta de desafios, afinal de contas, nem todos nós conseguíamos terminar o Metal Slug nas máquinas com uma moeda certo?
Metal Slug Tactics pode até nem ser para todos, não só pelo facto de mudar de género, mas até de ser outro diferente, um roguelite, portanto o desafio é verdadeiro e recomenda-se desde já paciência e estratégia nos atos. E no caso de serem realmente fãs da série, não tenham receio, joguem, vão aprender a gostar, garantidamente.
O jogo também tem desbloqueáveis e como diálogos entre as personagens sobre o seu passado e até personagens icónicas da série, pois inicialmente vão estar apenas 3 disponíveis para jogar, a Eri o Marco e a Fio, conforme vão progredindo vão tendo acesso a outros personagens e com isso novos loadouts, pois cada personagem tem as suas habilidades, o que torna o jogo mais interessante e estratégico. Ainda sobre os loadouts, estes podem ser personalizados e vão poder comprar habilidades e upgrades às armas, no entanto, o dinheiro é escasso e irá forçar o jogador a jogar vezes sem conta, já o facto de ser um rogue like desafiante ajudará a desenvolver esse aspeto e realizar os upgrades pretendidos, mas, irá levar tempo, é preciso dedicação no jogo.
Os mapas e os próprios níveis contam com as mais variadas referências à série e é também de louvar que o aspeto gráfico é semelhante e igualmente o design dos bosses que por si só são desafiantes e criativos, preparem-se para combates intensos.
A jogabilidade, como dito anteriormente, até pode ser confusa para quem está habituado a outros jogos do género como Fire Emblem, por exemplo. Quando vi e ouvi sobre o Metal Slug Tactics, esperava algo diferente, que por sua vez acaba realmente por ser, tem a sua identidade e isso é bastante bom. Vão mover as personagens como se fosse xadrez, as casas que podem avançar são limitadas como é óbvio, mas é importante ter em conta que para provocar danos a sério devem tentar sempre que possível, realizar um cruzamento de tiros sincronizados. Ou seja, colocar as vossas personagens em sítios estratégicos e executar um ataque em conjunto contra um só inimigo, isto será uma prioridade para terminar rapidamente com os inimigos e terminar o jogo, se forem num 1 vs 1, não só a batalha levará mais tempo como os recursos são gastos mais rapidamente. Daí a dica de tomarem em consideração que isto é um jogo que devem manter a equipa unida contra tudo e todos, especialmente quando forem atacar o boss.
Metal Slug Tactics está incrível, uma surpresa, confesso que inicialmente fiquei com dúvidas, os tutoriais, o facto de ser um roguelite, as questões de som e frame rate, até a progressão mais lenta do que esperado. Porém, este jogo tático continua a ter o charme da franquia e, além disso, acaba por ser um desafio espetacular e a ter em conta em qualquer plataforma, sem nunca esquecer que é desafiante e é necessária alguma paciência para avançar.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Cosmocover.