Tenho uma Nintendo Switch 2! E agora, o que jogar?
Posto isto, com muita escolha venho aqui dar um par de sugestões para a vossa nova consola! Isso e dar algumas dicas de como passar tudo da Nintendo Switch original para a sucessora, ou até mesmo os periféricos compatíveis.
Primeiro, fiquem como transferir tudo da vossa antiga Nintendo Switch, para a nova Nintendo Switch 2:
Comecemos então por este ponto: transferir tudo da Nintendo Switch original para a nova é muito fácil! Na prática, é apenas feita uma cópia para a Nintendo Switch 2 com os jogos associados, saves e até mesmo screenshots, deixando a primeira tal como está e sem repor as definições de fábrica (factory reset) ou formatar. A conta é também transferida, por isso fica bem fácil de começar a jogar na nova consola, onde terão de descarregar o que for necessário.
Como nota, a Nintendo Switch 2 é apenas compatível com os microSD Express, e não com os microSD "normais" há muito existentes que possam até ter usado na primeira consola, o que se tiverem muitos jogos digitais e conteúdos adicionais é recomendado a sua aquisição.
Mas, e jogos?
A Nintendo Switch 2 tem tido, pelo menos, um grande lançamento por mês desde que chegou ao mercado, jogos first-party que tanto vão de títulos completamente novos, como as "Nintendo Switch 2 Edition", estas que já lá vamos. O mais provável é terem recebido ou comprado a consola que já vem com Mario Kart World incluído — um jogo praticamente obrigatório para todos os que têm a consola — ou até mesmo o bundle com Pokémon Legends: Z-A - Nintendo Switch 2 Edition, mas, se não foi o caso ficam já estas duas sugestões.
O lançamento da consola veio acompanhado com alguns jogos de peso, onde entre eles destaca-se Cyberpunk 2077: Ultimate Edition, o RPG da CD Projekt Red com dezenas, se não centenas de horas de jogo bem preenchidas, enquanto exploram Night City e todos os perigos (e mistérios) que a cidade tem para oferecer. Contudo, se preferem uma aventura mais simples, embora igualmente caótica, têm Donkey Kong Bananza, o novo jogo de plataformas de peso da Nintendo onde DK se vê acompanhado de Pauline, onde podem destruir tudo e todos e, ainda, acompanhados por um segundo jogador!
Os fãs de adrenalina e corridas futuristas têm também à disposição Fast Fusion, um jogo que bebe muito de F-Zero e Wipeout, bastante barato e disponível apenas digitalmente, perfeito para sessões de corridas com amigos! Por falar em competição, têm também Street Fighter 6 à vossa espera, o mítico jogo de luta da Capcom que, desta vez, até convidou umas caras familiares de Fatal Fury! Numa espécie de mistura da alta velocidade e o combate feroz, há Kirby Air Riders, uma espécie de Super Smash Bros. disfarçado num jogo de corridas, com muito party game à mistura, para jogar localmente ou online!
Os fãs de The Legend of Zelda receberam um novo título na série spinoff à Dynasty Warriors, com Hyrule Warriors: Age of Imprisonment a explorar a fundo os eventos que aconteceram no passado de Tears of the Kingdom. Um jogo com muita ação, imensas personagens e inúmeras missões, que tem vindo a ser atualizado com novos desafios para aqueles que procuram algo mais intenso!
Há vários outros jogos disponíveis, entre as muitas edições melhoradas para a Nintendo Switch 2, mas quanto a jogos lançados para a consola (sendo que alguns deles existem em ambas), seguem-se ainda os seguintes jogos a considerar:
- Atelier Ryza Secret Trilogy Deluxe Pack;
- Bravely Defauly: Flying Fairy HD Remaster;
- Daemon X Machina: Titanic Scion;
- Cronos: The New Dawn;
- DELTARUNE;
- Disgaea 7 Complete;
- Dragon Quest I & II HD-2D Remake;
- EA Sports FC 26;
- Little Nightmares Enhanced Edition - Complete Edition;
- Kunitsu-Gami: Path of the Goddess;
- MARVEL Cosmic Invasion;
- Mortal Kombat: Legacy Kollection;
- Octopath Traveller 0;
- Raidou Remastered: The Mystery of the Soulless Army;
- Shinobi: Art of Vengeance;
- Split Fiction;
- Star Wars Outlaws Gold Edition;
- Tomb Raider: Definitive Edition;
- Two Point Museum;
- Yakuza 0 Director's Cut;
- Yakuza Kiwami e Yakuza Kiwami 2;
- Yooka-Replaylee;
Nintendo Switch 2 Edition?
Uma das apostas, não só da Nintendo como de third-parties, foram as Nintendo Switch 2 Editions, reedições de jogos já existentes (ou lançados agora) com algumas novidades. Uma espécie de Deluxe Edition ou Remaster, sem usarem esse nome, que vieram a ganhar nova vida na consola. Um dos pontos interessantes destas edições é que, se adquirirem a edição física de vários destes jogos, eles correm também na consola original! Na prática, o extenso texto no fundo da capa que diz que a cópia contém o jogo e o pack de melhorias incluído, por isso mesmo que só tenham a Nintendo Switch original e os comprarem, já estão a preparar uma eventual transição para a Nintendo Switch 2.
O lançamento em junho veio logo bem acompanhado com os The Legend of Zelda: Breath of the Wild e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom no formato Nintendo Switch 2 Edition, que receberam visuais fluídos a 4K, resultando numa nova experiência destes jogos, e desculpa para os jogar novamente, quem sabe. Uma novidade foi o lançamento de uma espécie de guia GPS para usar num dispositivo móvel, ganhando um segundo ecrã que nos mostra onde encontrar tudo no mapa, algo que para mim, lembrou-me de certo modo, da experiência de jogo da Nintendo Wii U.
Já referido foi Pokémon Legends: Z-A, também este mais fluído e com melhor resolução na nova consola, mas outro jogo de destaque lançado recentemente foi Metroid Prime 4: Beyond – Nintendo Switch 2 Edition, que além dos visuais ganha o novo esquema de controlo por rato, resultado numa experiência perfeita para o estilo de jogo que é! Um jogo há muito esperado, um regresso de uma série para muitos querida, que resulta numa espécie de novo começo para Samus em novas aventuras, que esperamos agora que não demorem mais de uma década a lançar o seguinte!
Para algo frenético, para jogar na companhia de amigos para festas, Super Mario Party Jamboree recebeu também este upgrade, agora com o modo Jamboree TV que acrescenta novas maneiras de jogar, como o modo rato, e novos mini jogos também. Mas, se procuram algo viciante para um jogador têm Ball x Pit - Nintendo Switch 2 Edition, um indie que vos agarra ao ecrã sem darem por ela, que mistura roguelite com o icónico Breakout, ou Arkanoid para quem conhecer melhor, onde o pensamento de "só mais uma" resulta em horas seguidas de jogo.
Falando em roguelites, Hades II recebeu também uma Nintendo Switch 2 Edition, um RPG de ação que continua as aventuras do primeiro (e icónico) título, com um objetivo claro: Death to Chronos. Se aventura e indies é a vossa praia, têm também Hollow Knight: Silksong - Nintendo Switch 2 Edition, um jogo tão marcante que até deu cabo das lojas digitais existentes, no seu lançamento! Já para algo diferente, um jogo de plataformas e aventura que marcou a Nintendo Switch original tivemos Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World, um título com um enorme nome que se resume a muitos mais níveis, novas habilidades e modos de jogo, tal como melhorias a nível visual!
Como não podia deixar de passar, há uns quantos RPGs com que tiveram este tratamento, desde Rune Factory: Guardians of Azuma no lançamento da consola a outros jogos de peso recentes como Divinity: Original Sin 2, ou até mesmo nomes icónicos como Final Fantasy Tactics - The Ivalice Chronicles, este que é um RPG de estratégia, muito adorado pelos fãs da saga, sendo até considerado o melhor Final Fantasy para mutios! Falando em RPGs com uma fanbase bem conhecida tivemos Trails in the Sky 1st Chapter: Nintendo Switch 2 Edition, este que pode ser o início de muitos numa série com já vários títulos instalados, com o segundo capítulo agora a caminho.
Terminando este (longo) lote de jogos lançados para a Nintendo Switch 2, mas ainda pensando na antecessora, seguem-se então mais sugestões com o mote Nintendo Switch 2 Edition, ou algo parecido. Como uma nota adicional, vários são os jogos que têm um upgrade gratuíto, disponível na eShop, ou a preço bem reduzido:
- Broken Sword - Sombra dos Templários: Reforged - Nintendo Switch 2 Edition;
- Factorio – Nintendo Switch 2 Edition;
- Fantasy Life i: The Girl Who Steals Time - Nintendo Switch 2 Edition;
- Inazuma Eleven: Victory Road - Nintendo Switch 2 Edition;
- Little Nightmares Enhanced Edition - Complete Edition;
- No Man's Sky – Nintendo Switch 2 Edition;
- One Piece: Pirate Warriors 4 Nintendo Switch 2 Edition;
- Overcooked! 2 – Nintendo Switch 2 Edition;
- Red Dead Redemption: Nintendo Switch 2 Edition;
- Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven – Nintendo Switch 2 Edition;
- Sid Meier’s Civilization VII – Nintendo Switch 2 Edition;
- Sonic Racing: CrossWorlds - Nintendo Switch 2 Edition;
- Stardew Valley: Nintendo Switch 2 Edition;
- Story of Seasons: Grand Bazaar Nintendo Switch 2 Edition;
- Suikoden I & II HD Remaster for Nintendo Switch 2 Gate Rune and Dunan Unification Wars;
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Splintered Fate – Nintendo Switch 2 Edition;
- The Exit 8 Nintendo Switch 2 Edition;
E os meus jogos da Nintendo Switch original?
No lançamento da Nintendo Switch 2 foram vários os jogos da consola original que receberam uma espécie de boost, sem qualquer custo adicional. Títulos que vão de melhorias visuais ou a uma melhor fluidez, por vezes transformando até mesmo o jogo. Foi assim com Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, que não só ficaram mais detalhados, como correm agora nos "60 frames por segundo", com algumas melhorias até mesmo no número de Pokémon que vemos no mapa! Um jogo que sofreu de problemas de performance no lançamento, que ganhou agora uma nova vida.
Dos títulos bem antigos como ARMS a outros mais recentes como Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2, este que inclusive ganhou o modo rato da Nintendo Switch 2. Temos aventuras visualmente mais detalhadas em Super Mario Odyssey, ou mais fluídas em ambos os The Legend of Zelda: Link's Awakening e The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, ou até mesmo abraçando a alta resolução como aconteceu com Splatoon 3.
Temos até jogos que não tiveram nenhum anúncio ou atualização lançada, mas que correm bastante melhor na Nintendo Switch 2, como aconteceu com os RPGs da Square Enix Trials of Mana e NEO: The World Ends With You, jogos da própria Nintendo como Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp ou publicados por ela, como é o caso de Bayonetta 2 e Bayonetta 3.
Retrocompatibilidade nos acessórios?
Sim, de forma muito resumida, todos os vossos comandos da Nintendo Switch original correm na nova, sendo que apenas os Joy-Con da Nintendo Switch 2 é que podem ser conectados diretamente na consola, pois os anteriores não encaixam. Disto isto, funcionam lindamente por ligação wireless e sem grandes temas, com um sincronismo fácil de fazer. São boas notícias para quem tem já vários comandos, não precisando assim de comprar novos acessórios para as sessões com amigos e família de Mario Kart World, ou jogos da consola original como Super Smash Bros. Ultimate.
Sim, pegando neste último exemplo, os jogos da consola original podem muito bem ser jogados com os comandos da Nintendo Switch 2, caso tivessem essa dúvida. No entanto, é certo que alguns periféricos como a câmara para jogar com amigos através do GameChat, ou até mesmo o microfone da consola, podem não ser compatíveis com muitos títulos. Por último, o GameShare premite que um jogo apenas partilhe sessões multi jogador entre várias consolas, sendo que se tiverem uma Nintendo Switch original parada, podem-na também usar para estas sessões de jogo!
O que nos espera em 2026?
Terminando
O salto da Nintendo Switch para a Nintendo Switch 2 é muito, muito tranquilo, resultando numa transição natural de como se fizessem um upgrade à máquina, mantendo praticamente tudo o que já tinham. Listei apenas aqui o que já existe, pois, são muitos os jogos anunciados para 2026 e adiante, sejam exclusivos da nova consola, como as Nintendo Switch 2 Edition.
A Nintendo parece manter o ritmo de pelo menos um lançamento por mês, com vários jogos de Mario (e companhia) a acompanhar o seu 40.º aniversário, entre títulos muito aguardados como Monster Hunter Stories 3: Twisted Reflection, Dragon Quest VII Reimagined, Resident Evil Requiem, Final Fantasy VII Remake, ou até aquele que teve grande destaque num dos primeiros anúncios da consola, o The Duskbloods da FromSoftware.
Temos Fire Emblem: Fortune’s Weave a marcar a estreia da série na nova consola, aventuras pacatas em Yoshi and the Mysterious Book ou Pokémon Pokopia, títulos esperados pelos fãs como The Adventures of Elliot: The Millennium Tales ou até mesmo surpresas como Orbitals e Dispatch, entre as Nintendo Switch 2 Editions para Super Mario Bros. Wonder ou até mesmo Animal Crossing: New Horizons, este que sai a 15 de janeiro. Mesmo os fãs da competição podem aguardar por Mario Tennis Fever já a 12 de fevereiro, jogo este que partilha a data com Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties.
Esperamos que a vossa experiência com a Nintendo Switch 2 esteja a ser uma boa companhia, mantendo as boas sessões de jogo da original, agora num novo mundo de maior resolução, jogos mais fluídos e novas aventuras! Sejam a sós, como entre amigos, que seja também uma fonte de muitas sessões de jogo em festa, das partilhas de experiências às gargalhadas, criando saudáveis rivalidades ou momentos inesquecíveis.
Feliz 2026!














