The Adventures of Elliot: The Millenium Tales – Primeiras impressões


No mais recente Nintendo Direct, dedicado às third parties, tivemos uma boa dose de RPG muito por causa da Square Enix. De breves anúncios fugazes da Nintendo Switch 2 Edition de Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven, a anúncios de jogos completamente novos, os grandes destaques chegariam no final da apresentação, com dois títulos HD-2D com lançamentos para este ano e no próximo.

O HD-2D é um estilo visual (e de jogo) que explodiu já desde que o primeiro Octopath Traveler surgia na primeira apresentação oficial da Nintendo Switch em 2017, um estilo visual que une o retro ao moderno, que regressa este ano com Octopath Traveler 0. Mas, os olhos estavam todos postos em The Adventures of Elliot: The Millenium Tale, a primeira aposta HD-2D como jogos de ação, que temos agora oportunidade de experimentar através de uma versão de demonstração já disponível!


Foi a minha companhia este fim de semana: joguei-o, explorei os cantos todos do mapa disponível, enfrentei os desafios colocados pelo jogo e alguns impostos por mim mesmo. Aventurei-me no modo Hard, onde senti um aumento na dificuldade algo que artificial, mas, que gerou ali algum desafio a mais. Uma demo que deu para ter uma boa noção de como será o jogo cujo lançamento está para 2026, sem data concreta.

À minha frente vi um jogo de aventura, nos mesmos moldes que um The Legend of Zelda com uns toques de gacha (já lá chegamos), onde exploramos um mapa repleto de inimigos e umas quantas masmorras pelo meio. O nosso herói Elliot vem equipado com uma espada, bombas, arco e flechas, em muito semelhante ao arsenal de Link, com alguns truques na manga como ter ataques charged para provocar mais dano. O paralelismo com The Legend of Zelda é muito, desde a vida serem por pontos fixos (e não uma barra de HP) às paredes que escondem entradas, que as abrimos usando bombas. Há alguns puzzles, muito leves, que se resumem a pressionar grandes botões no chão a usar a nossa fada e os seus poderes. Este é também um jogo de aventura, onde pouco ou nada vejo de RPG, pois não vi ali nenhuma progressão de personagem, mas, é algo que pode mudar no produto completo.


Faie é uma curiosa e pequena fada (Team Asano, a sério? Bem… que acompanha o seu trabalho há muito, entenderá) que nos acompanha na aventura, dando dicas e vem com duas habilidades bem práticas. A primeira permite-nos deslizar a grande velocidade pelo terreno, enquanto que a segunda deixa-nos teletransportar para junto de Faie, um mecanismo bem interessante, onde podemos controlar a pequena ajudante com o segundo analógico, escolhendo assim o local que a queremos chegar. Além disto, esta Faie apanha também tudo o que é gemas que surgem dos inimigos e no cenário e, aqui, é onde entram os mecanismos gacha.

De modo a melhorar os nossos ataques, armamento e habilidades, temos um conjunto de pequenos cristais que usamos num curioso gato, equipado com um frasco mágico. Depositando os cristais, temos resultados aleatórios tal como esperamos de um gacha, ou até mesmo do mecanismo das Gems que temos em Xenoblade Chronicles, por exemplo. Não sou particularmente fã, embora este mecanismo não tenha influenciado em demasia a minha experiência com o jogo, tal como não fui propriamente farmar estes itens por não sentir qualquer necessidade.


Além do armamento, Elliot tem um resistente escudo para se proteger dos vários ataques que lhe caem em cima, uma coisa simples, mas que senti necessidade em usar constantemente! Não, não é porque o jogo é difícil… mas, acontece que há um sistema de combos que, enquanto não somos atingidos, mantemos uma streak de recompensas ao derrotar inimigos. Matamos monstros, aumenta a nossa streak, colhemos melhores itens, algo muito típico de um jogo arcade que me agarrou sem saber porquê, daí usar tantas vezes o escudo para evitar perder a minha "pontuação".

São pequenas coisas que me divertiu imenso, tornando a minha experiência com a demo em algo viciante, que esticando ao máximo dão-nos sensivelmente duas horas de jogo. Terminei a querer mais, a precisar de mais e, para um jogo que foi assim largado num Nintendo Direct, tornou-se automaticamente um dos jogos que mais aguardo para os próximos meses, sem saber quando é o seu lançamento em concreto.


Fiquem atentos a The Adventures of Elliot: The Millenium Tales, pois é um jogo que ainda vai dar que falar, a primeira estreia do HD-2D e da Team Asano num jogo de ação e aventura, que facilmente apela aos fãs de jogos retro como os de The Legend of Zelda!

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