EA Sports FC 26


Chegamos à altura do ano em que os maiores fãs de futebol preparam-se para mais uma jornada agarrados às consolas para um novo EA Sports FC. Como se trata de um jogo anual é necessário ter em conta as novidades que estes títulos trazem e analisar o que está melhor ou pior, o que podia estar aprimorado e no final, saber se vale a pena ou não a compra de um novo título.

Os mais fanáticos vão comprar independentemente do que disserem e podem até apontar defeitos aqui e acolá, mas a compra é sempre certa, enquanto outros costumam dizer que um novo FC apenas atualiza os plantéis e por isso não se justifica a compra. EA Sports FC 26 tem aspetos muito positivos, mas para um fã acérrimo de um clube mais pequeno pode ver aqui coisas que na sua humilde opinião deviam estar melhor. No entanto, é algo difícil de pode levar anos até ser exequível, eu trarei todos esses detalhes nesta análise com foco no meu clube de coração, Vitória Sport Clube.


Contrastando com a atenção dada aos clubes mais famosos, a diferença está em jogar com clubes mais pequenos e aí podemos sempre ver as coisas noutra perspetiva, ao que dou aqui essa atenção. Introduzindo primeiro os modos de jogo existentes, o menu principal apresenta uma data de modos, eu creio que não joguei o título anterior por isso vou referir os modos que estão disponíveis em EA Sports FC 26 que provavelmente alguns fazem o seu regresso e o mais famoso é claro o Ultimate Team, o modo de jogo que os fãs deliram e que está novamente disponível. Mas, a minha atenção foi mais para aqueles modos que, na minha opinião são verdadeiramente interessantes!

O Kick Off é o modo que geralmente leva-nos diretos à ação, o típico modo de escolha das equipas e jogar de imediato. Aqui vão também encontrar uma data de modos disponíveis, alguns deles são realmente muito bons e quebram um pouco o jogo tradicional de futebol, o que para alguns pode até ser bizarro e fora do contexto. Honestamente, creio que há uma nova vida e uma bomba de ar fresco nestes modos esquisitos. Vão encontrar o Classic Match, somente para jogar uma partida seja ela offline ou online, temos um dos que mais gostei, KO Rush, que se destina a jogar com equipas de 5 VS 5, um modo mais rápido, estiloso e divertido, quase como o antigo FIFA Street, mas mantendo as regras do futebol tradicional no relvado, ao que fiquei muito empolgado a jogar!


Há também o Mystery Ball: ao início nem estava a perceber bem o que tinha de especial e de repente apercebi-me que em determinados períodos de tempo o jogador ganhava habilidades, isto é, o remate na bola leva muita mais força por momentos, de repente os dribles eram executados de forma perfeita e assim sucessivamente. Graças a estas habilidades mistério, foi sempre uma surpresa no decorrer das partidas!

O King of the Hill é outro interessante, onde dentro de certas áreas é necessário manter a bola para depois puderem contabilizar os golos, se marcarem golo sem ter estado por um determinado tempo nessa área que surge aleatoriamente no campo, os golos não são validados. O modo No Rules é precisamente o que significa, não existem regras e podem entrar em carrinho, cometer faltas, não existem sequer foras de jogo, no fundo, vale tudo até marcarem golos. Já o Headers and Volleys apenas permite os jogadores marcarem de cabeça. Outro modo é o Survival que resumidamente atira para fora cada jogador que marcar um golo, daí o nome sobrevivência e temos ainda No Long range, este apenas tolera golos de longo alcane. Por fim, o First to… que termina o jogo aquele que marcar o primeiro golo!


No que diz respeito às taças, temos a Champions League masculina e feminina, a Europa League e a Conference League, havendo ainda espaço para a Taça Libertadores. Por falar em Taças, podem jogar a nossa Liga Portuguesa com as equipas devidamente licenciadas, ou quase tudo está perfeito fora alguns pormenores. A Taça de Portugal também está incluída tal como muitas das ligas e taças de cada país.

Temos o Online Friendlies, este modo consiste em pegar nos amigos online e jogar entre eles para terminarem as discussões de quem é o melhor em campo, o Manager Career onde o objetivo é treinar e gerirem uma equipa à vossa escolha e tornar essa equipa a campeã, um modo que já esteve presente anteriormente e que certos jogadores terão interesse. Por outro lado, o Player Career consiste em pegar num jogador e tentar ser o melhor do mundo, criando uma reputação e ser uma lenda viva do desporto rei! Em Clubs, vão criar um jogador de raiz e fechar um contrato com uma equipa e competir nas divisões mais baixas até chegar às maiores, é sempre um modo interessante e que é certamente explorado por todos. Co-op Seasons leva os jogadores a participarem online numa época em conjunto, interessante para aqueles que gostam de jogar juntos e conquistar os campos em conjunto.


Para quem se quiser tornar um jogador profissional, o modo Learn to Play vai ensinar a todos como jogar e dominar as partidas online em FC 26. Visto que falamos no online, infelizmente a minha experiência não foi a melhor e não posso dizer com certeza se foi apenas do meu lado ou também dos meus adversários, mas o lag era imenso e não consegui sequer concluir uma única partida.

Agora que falamos um pouco de todos os modos, resta apontar os detalhes que enquanto jogava pude reparar. Sendo eu um pouco fanático pelo meu clube, sócio pagante e presente em todos os jogos em casa, não havia outra forma senão jogar com o clube do meu coração, Vitória Sport Clube (VSC)! Sendo um clube mais pequeno, é natural que comparado com outros da nossa liga não tenha a mesma dimensão a nível europeu, no entanto, é o meu clube e há certos aspetos que gostava de ver incluídos.

Os estádios, continuam a não ter nem, o nome nem o aspeto visual igual aos originais, em Guimarães o nome Estádio D. Afonso Henriques surge no jogo como Estádio Municipal, que há muito não tem esse nome, mesmo os cânticos embora estejam em português, sempre que o clube da casa marca golo o speaker grita Vitória de Guimarães, que na realidade nunca acontece. Já o plantel não se encontra atualizado e jogadores como Tiago Silva e Toni Borevkovic continuam a jogar quando estes já abandonaram o clube há mais de duas semanas, algo recente e creio que uma atualização poderia resolver isto. Além de que nem todos os jogadores têm foto real ou não estão todos bem representados graficamente, mas isso também são outros detalhes. Não podia deixar de jogar com a nossa seleção e aí as coisas são totalmente diferentes! Subimos de ranking recentemente e como seria de esperar as caras dos nossos representantes estão muito semelhantes, embora continue a achar que o CR7 podia estar melhor.


A diferença entre jogar com um VSC ou com a seleção é notável, mesmo jogando com o VSC contra o Futebol Clube do Porto foi fácil de reparar que as duas equipas são diferentes e nesse aspeto está bem patente qual é a equipa mais forte. Até porque se jogarem a Liga Portuguesa com o clube do vosso coração vão poder jogar o calendário oficial da época e isso também foi um pormenor espetacular, portanto a liga para o meu clube começou precisamente com esse confronto e o segundo jogo já foi em Guimarães com o Estoril.

Da minha parte, sendo eu louco pelo meu clube e certamente muitos outros pelos clubes da sua terra, embora mais pequenos que os chamados três grandes, gostaríamos muito de ver estes detalhes com um pouco mais de valor. Evidentemente que isto acontece com outras ligas como a Roménia, por exemplo, certamente os clubes mais pequenos estão presentes, mas nenhum deles deve estar com os detalhes característicos das mesmas, nomes dos estádios, fotos de jogadores, o nome do próprio clube ecoando sobre o estádio. São detalhes que nós como puristas torcemos um pouco o nariz porque queríamos mais carinho, mas temos a clara noção de que tão cedo isto não será prioridade para os desenvolvedores e da parte deles já deve ser um esforço extra para colocar toda esta informação quanto mais atualizar.


Para o remate final e excetuando o que foi referido anteriormente, EA Sports FC 26 está espetacular e recomenda-se, embora todos os anos estejamos perante “mais um”. A verdade é que o amor pelo futebol fala muito alto e com a inclusão de tanto conteúdo vai haver sempre vontade de jogar mais uma partida de futebol com o clube do nosso coração!



Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox Series, gentilmente cedido pela playnxt.

Latest in Sports