Daemon X Machina: Titanic Scion

Titanic Scion é a segunda entrada na série Daemon X Machina e é diferente em quase tudo. Será que é para melhor?
Uma leve introdução dá-nos a conhecer a realidade mudada desde o original: a humanidade expandiu-se e uma comunidade de Outers, seres humanos com poderes especiais, dominam agora o espaço enquanto o resto da humanidade está relegada à superfície. Após a criação de personagem, que mantém as opções sui generis do original, somos salvos por um amigo de sermos sacrificados para as experiências feitas pelos Outers.
A sequência de escape é também o tutorial, começando por uma exploração com o nosso personagem a pé, sendo já esta uma partida da repetição de jogabilidade do original. Enquanto que o original se prendia a cutscene, seguido do hub, depois a missão e repete, neste a entrega é muito mais interativa. Logo encontramos os arsenals que se apresentam em proporções muito mais humanoides e somos atirados para ação.
Temos a escolha entre 3 máquinas com pesos diferentes para o tutorial, sendo que a quantidade de estatísticas é deixada bem explícita de modo a percebermos rapidamente que peças são melhores e que impacto cada uma tem. Recolhemos armas diferentes também de modo a durante o tutorial termos uma verdadeira amostra das muitas opções que o jogo nos vai dar. Há mais tipos de armas, estão mais distintas entre si e o combate corpo a corpo está muito mais espetacular e fluído. Mais tarde, somos introduzidos a toda uma série de habilidades, algumas relativas às armaduras outras a "evoluções" do personagem, que adicionam ainda mais camadas de personalização e diversificam o combate.
A par disto, em vez de trancados em mapas isolados, temos um mundo dividido em biomas com muito combate e coisas para descobrir em todos os cantos. Não só, mas os inimigos também são mais que só sacos de pancada, sendo os bosses realmente bosses agora, com padrões e pontos fracos para explorarmos. As diferentes armas e tipos de danos diferentes também ganham mais relevância. Temos um mini jogo de cartas, batalhas de coliseu e customização de decals, um clara inspiração vinda da série Armored Core e muito bem vinda.
Temos a escolha entre 3 máquinas com pesos diferentes para o tutorial, sendo que a quantidade de estatísticas é deixada bem explícita de modo a percebermos rapidamente que peças são melhores e que impacto cada uma tem. Recolhemos armas diferentes também de modo a durante o tutorial termos uma verdadeira amostra das muitas opções que o jogo nos vai dar. Há mais tipos de armas, estão mais distintas entre si e o combate corpo a corpo está muito mais espetacular e fluído. Mais tarde, somos introduzidos a toda uma série de habilidades, algumas relativas às armaduras outras a "evoluções" do personagem, que adicionam ainda mais camadas de personalização e diversificam o combate.
A par disto, em vez de trancados em mapas isolados, temos um mundo dividido em biomas com muito combate e coisas para descobrir em todos os cantos. Não só, mas os inimigos também são mais que só sacos de pancada, sendo os bosses realmente bosses agora, com padrões e pontos fracos para explorarmos. As diferentes armas e tipos de danos diferentes também ganham mais relevância. Temos um mini jogo de cartas, batalhas de coliseu e customização de decals, um clara inspiração vinda da série Armored Core e muito bem vinda.
O feel tanto de movimento como de combate e mesmo visual estão muito melhorados, havendo tantos designs que se repetem como completamente novos. E, se sentirem saudades dos robôs gigantes do original vão ter uma surpresa muito muito agradável com o desenrolar da história.
O estilo visual está mantido e melhor polido, tornando ainda mais cool todos os efeitos e design novos. A banda sonora continua fantástica, re-aproveitando algumas linhas do original com variações e alterações, acompanhando o voice acting que continua muito bem enquadrado com a adição do nosso personagem, agora muito mais presente. A envolvência e as nuances da história passam muito melhor neste formato menos repetitivo e mais interativo e o também é melhor desenvolvido. Os menus são bem mais intuitivos e, no geral, parece que pegaram em tudo de fixe do original, focaram como um laser nisso e expandiram todos esses sistemas. E, sim, ainda há gelados.
Robôs mais pequenos mas com muito mais alma, Daemon X Machina: Titanic Scion é maior, melhor e cheio de pinta!
O estilo visual está mantido e melhor polido, tornando ainda mais cool todos os efeitos e design novos. A banda sonora continua fantástica, re-aproveitando algumas linhas do original com variações e alterações, acompanhando o voice acting que continua muito bem enquadrado com a adição do nosso personagem, agora muito mais presente. A envolvência e as nuances da história passam muito melhor neste formato menos repetitivo e mais interativo e o também é melhor desenvolvido. Os menus são bem mais intuitivos e, no geral, parece que pegaram em tudo de fixe do original, focaram como um laser nisso e expandiram todos esses sistemas. E, sim, ainda há gelados.
Robôs mais pequenos mas com muito mais alma, Daemon X Machina: Titanic Scion é maior, melhor e cheio de pinta!