Kirby and the Forgotten Land - Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed
Eis Kirby and the Forgotten Land - Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World, mais um jogo a acompanhar o ano de lançamento da nova consola da Nintendo que revitaliza o original sem ser um remaster ou remake. É como se fosse uma definitive edition com alguns bónus adicionados que prolongam o jogo, ao mesmo tempo que nos convidam para o revisitar. Mas, antes de entrar nas novidades, um breve resumo do que é o jogo original, cuja análise escrita pelo Telmo na altura podem ler aqui (link para a análise).
Kirby and the Forgotten Land leva-nos a todo um novo mundo onde, o que se destaca, é mesmo o quão diferente o jogo consegue ser quando comparado aos restantes jogos da série. Numa série que já transformou o protagonista em materiais de aulas de Educação Visual, que o meteu a bordo de um robô, que explorou a multiplicação criando um exército de Kirbys ou explorou uns quantos jogos de plataformas cooperativos, foram jogos que além de não largarem o estilo clássico de jogabilidade 2D, acabavam sempre por repetir os mesmos cenários. Aqui notamos as diferenças logo no início, num mundo bem distópico onde a humanidade deixou o rasto, mas, não está em lado algum.
Uma das principais mecânicas é o modo Mouthful, com Kirby a “transformar-se” num carro, máquina de bebidas, escadas ou peças do cenário, entre outros objetos que surgem pelos níveis e têm mecânicas associadas. É uma mecânica gira, peculiar, que não transforma o jogo por completo apesar de trazer algo diferente a um título que, por si, já se afasta bem do tradicional da série. Aquilo que mais me atrai neste Kirby é o quão diferente os níveis são, com níveis incríveis onde reina a imaginação, que me fez adorar todos os cenários por onde passamos. Se há algo a lamentar, é pelo jogo ser muito fácil e, sim, eu sei que é um jogo indicado para os mais novos e que é um excelente ponto de partida para iniciar alguém num jogo de plataformas… mas, com tanto potencial aqui, podia ser o derradeiro jogo Kirby.
Mas… o que nos traz de novo, agora na nova consola? Kirby and the Forgotten Land - Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed é um nome extenso (como parece habitual nestas edições) que traz novos níveis, novas transformações para o modo Mouthful e novos segredos e itens a colecionar. Um misterioso meteorito cai neste mundo pós-apocalítico e transforma o mundo ao nosso redor, que se traduz em novos níveis que são, na sua prática, remixes de níveis já existentes. Contudo, estes níveis divergem em muito dos originais, levando-nos por novos caminhos, enfrentando novos inimigos e bosses, tal como novas recompensas ao completá-los.
Cada um destes níveis transforma-se, revelando novas plataformas e secções que nos levam a explorar os locais de maneira diferente, com novos perigos à espreita. Mais que os níveis, o modo como a nova história foi implementada no jogo funciona muito bem, parece parte integral da história e pensada desde o início, sem nos levar pelos típicos menus onde encontramos apenas o novo conteúdo. Acrescenta mais sem nos distrair, convida-nos a conhecer um leque de novas personagens sem nos forçar, até porque podemos guiar apenas pela aventura principal e ignorar o novo conteúdo. Senti que estes eram níveis mais difíceis, os inimigos transformados davam mais luta, tal como os bosses, mesmo que não seja o suficiente para ser um jogo desafiante.
Esta é, sem dúvida, a parte com mais sumo desta reedição, mas há todo uma outra parte que tira partido do upgrade agora que sai numa nova consola, mais poderosa. Visualmente o jogo está mais detalhado, com um salto na resolução e alguns efeitos melhorados, muitos mais pormenores nos níveis que enriquecem os coloridos níveis por onde passamos, isto mesmo nos níveis já existentes no jogo original. Além do notório salto na resolução o jogo está bem mais fluído, mantendo os típicos (e desejados) 60 frames por segundo, oferecendo uma experiência bem melhor, nisto que é um jogo de plataformas que ganha muito com este salto. Apesar de tudo, são muitas coisas que talvez só vão notar quando comparado o jogo lado a lado com o original, embora notem as melhorias visuais.
Porque este é um jogo com muita alma, transpira Kirby e não se limitou apenas a ser “mais um Kirby 2D”, explorando novas mecânicas e estilos de jogabilidade, que só espero poder voltar e ver no futuro. Das músicas aos visuais coloridos, dos inimigos criativos que ganham agora um diferente look nos novos níveis, da aventura à própria história que, apesar de simples como a série nos bem habitou, continua a ser memorável e com algumas boas surpresas. Continua a ser dos meus Kirby favoritos, agora com mais conteúdo, que me deu um gozo visitar novamente.
Kirby and the Forgotten Land - Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed é tudo o que original foi, agora com mais conteúdo, pensado para todas as idades. Continua a ser uma incrível entrada no mundo dos jogos de plataformas principalmente para os mais novos, ajudando a praticar a destreza nos controlos 3D à medida que a dificuldade vai aumentando (ligeiramente) a cada nova parte do mundo. E, caso não se aventuraram no jogo originalmente lançado para a Nintendo Switch, têm aqui a desculpa perfeita para o abraçar de vez!
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch 2, gentilmente cedido pela Nintendo.