Pokémon Legends: Z-A — Mega Dimension


Passou pouco tempo desde que terminei a minha aventura em Pokémon Legends: Z-A. Um regresso a Kalos, num formato algo diferente quando comparado com Pokémon X e Y, que transformou Lumiose City num grande palco cheio de Pokémon para capturar e muitos treinadores para enfrentar, quando a noite cai. Não foi uma longa espera por mais Pokémon, até porque o DLC adicional já havia sido anunciado, só restava mesmo esperar pelo seu lançamento.


Chegou então Mega Dimension, um DLC pago que expande o mundo do jogo, com mais história, personagens, novos Pokémon e, talvez o mais importante, novas Mega Evolution! Foi uma novidade, não no universo dos jogos Pokémon, pois estes conteúdos adicionais já não é novidade, mas comparativamente a Pokémon Legends: Arceus, foi uma boa surpresa. Ainda foram umas horas valentes, que aumentaram a longevidade do jogo, se bem que só vi os créditos e ainda me faltam apanhar novos Pokémon.

Digo novos por não estarem presentes no jogo base, mas são todos regresso de Pokémon de outros jogos que vão desde o Jigglypuff da primeira geração, ao Baxcalibur que veio com Scarlet e Violet, este que até teve direito a uma Mega Evolution! Há uma boa oferta de Pokémon neste DLC, contando ainda com muitas formas regionais de muitos e, até, starters da terceira geração: uma ausência curiosa no jogo até agora, até porque eles tiveram Mega Evolution em jogos passados.


Mas… ao ver os créditos e consultar as Mega Evolution, agora quero mais! Sim, Raichu teve finalmente o destaque merecido com não uma, mas duas evoluções destas, mas há ali Pokémon que não tiveram direito a este tratamento especial que ainda hoje não fazem qualquer sentido não existirem, e este Legends: Z-A era a oportunidade perfeita para o fazerem. Há algo especial, ainda assim: as Mega Evolution Z de determinados Pokémon são transformações com ataques mais rápidos, mas que rapidamente drenam a energia especial que os mantém assim transformados. Ainda assim, também estas novas "Z" merecia mais presença, mais Mega Evolution presentes.

A aventura em si? O elenco não só cresce como enriquece muito as personagens já existentes, que depois dos eventos do jogo principal deparam-se com um novo drama que ameaça Lumiose. Já eram um dos pontos fortes, são as personagens que mais gostei na série até hoje (e o voice-acting ia torná-las ainda melhores), mas Mega Dimension faz com que todos tenham de trabalhar novamente em equipa, sendo um grupo bem forte no jogo. As duas novas adições, como o regresso de Korrina que agora é a mestre das Mega Evolution, como a Ansha é a mais importante, e força principal por detrás de Mega Dimension.


Uma jovem rapariga, cuja identidade é rapidamente revelada no decorrer do DLC, que acompanhada pelo Pokémon Lendário Hoopa, tem o bom hábito de fazer (deliciosos) donuts para alimentar Hoopa, abrindo portais para a misteriosa Hyperspace Lumiose, um misterioso local que é um reflexo da cidade onde passei umas boas dezenas de horas, agora com novos Pokémon. É um local inóspito, só com Pokémon diversos (e alguns visitantes), sendo pequenas zonas onde temos o nosso tempo contado para explorar, e tentar apanhar tudo o que conseguirmos: desde Pokémon a novos itens, como berries especiais. Berries estas para usar como ingredientes para Ansha fazer novos e melhores donuts, melhorando as visitas seguintes a Hyperspace Lumiose, e por aí adiante.

São mesmo visitas contra o tempo, de breves minutos que mudam dependendo dos donuts que fizemos, que além do tempo muda também algumas características como ajudar a apanhar Pokémon de determinados tipos, mais itens para apanhar ou até mesmo "forçar" a existência de Pokémon shiny, algo difícil, mas ainda consegui ter esse poder um par de vezes. Este ciclo é um grind, o que não é muito diferente daquele já existente que me levou todas as noites a derrotar os outros treinadores, de modo a subir o meu rank no jogo principal. Mas este grind era mais restrito, a corrida contra o tempo levou-me a ter de explorar uns quantos Hyperspace Lumiose até poder progredir com a história, até porque só queria ver que novas Mega Evolution estavam à minha espera. Há até mesmo alguns pontos em que precisamos exatamente de determinadas berries, algo que não funcionou assim tão bem porque há muita aleatoriedade nos itens que podemos encontrar nestas nossas curtas explorações.


Grind à parte, a aventura até flui muito bem DLC fora, com algumas missões pelo caminho, que se repete sempre entre momentos de conversa entre personagens, combates e a visita a Hyperspace Lumiose, sendo praticamente idêntico entre todas as missões. São vários os combates duplos desta vez, entre personagens, sendo que a nossa equipa que combate os Pokémon Mega Evolved, no seu estado rogue (novamente), é agora composta por três personagens: nós, Korrina e mais alguém. Estes são combates novamente interessantes, autênticas boss fights contra Pokémon gigantescos com mecânicas únicas, que temos de lidar no momento.

O mais interessante, além de ter mais Pokémon a apanhar que chegam agora a Pokémon Legends: Z-A, é que a história é expandida, aprimorando consigo as personagens que nos acompanharam ao longo do jogo. Fosse um DLC lançado longos meses, isto era como um regresso a uma visita com amigos que deixamos, mas… digamos que a sensação que tive foi como se fosse voltar a casa após um breve tempo de férias. Honestamente, aquilo que gostaria de ver mais era um novo DLC, surpresa, lançado algures no próximo ano, não só explorando ainda mais o jogo, como acrescentando novos Mega Pokémon, que receio que não tenhamos tão cedo o regresso da mecânica, num jogo principal.


As Mega Evolution Z foram uma adição interessante, mas o número de Pokémon que receberam esse tratamento, soube a pouco. São imensos os novos Pokémon a apanhar, mas claro que quero sempre mais. Não sei se estou pronto a largar Pokémon Legends: Z-A mesmo após completar o Pokédex do jogo, ao que me divirto a preencher estes dias. Podemos só mesmo visitar a cidade de Lumiose, mas ela foi tão bem enriquecida pela sua história e personagens, que quero mais!


Pokémon Legends: Z-A — Mega Dimension é uma muito boa adição a um jogo que, em si, já foi uma bela experiência. Quero mais? Sim. Tive uma Mega Evolution de um dos meus Pokémon favoritos, que me deixou a olhar de lado, confuso? Também, muito até. Mas, quero mais… não quero esperar por um terceiro jogo Legends, quando este pode ser uma base para acrescentar novos desafios, mais história e mais evoluções. Acima de tudo, este é um bom DLC, obrigatório para os fãs que devoraram o jogo base, ou até mesmo a companhia perfeita agora para a pausa de Natal!



Nota: Análise efetuada com base em código do DLC para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports