The Game Awards 2025: surpresas e novidades
Mas, se não acompanharam o evento em direto, ficam aqui com a apresentação na íntegra:
Entre o chavão do "world premiere" ao ecrã ficar preto, muitas vezes não sabíamos o que contar, apesar de algumas surpresas já estarem algo que arruinadas, por assim dizer, porque podíamos contar com o seu anúncio. Tal foi com o caso de Tomb Raider, que estava mais que marcada a sua presença, embora não sabíamos como.
Tomb Raider: Legacy of Atlantis marca o regresso à aventura que estreou de Lara Croft, criando então um ícone dos videojogos, agora para celebrar os 30 anos da série com um remake do jogo original. O segundo remake do mesmo jogo, até, pois este já havia recebido o Tomb Raider Anniversary, precisamente para festejar o décimo aniversário da série. Um "retelling" do jogo, onde vamos poder contar com diferenças face ao título de 1997, já no próximo ano. Este anúncio não veio sozinho, com Tomb Raider: Catalyst a mandar Lara Croft a explorar o mundo em novas aventuras, mas… temos de esperar um pouco, pois o seu lançamento está agendado para 2027.
Falando em séries antigas, e para uma surpresa marcante para os fãs de jogos desde os anos 80, a Capcom anunciou Mega Man: Dual Override, o regresso da icónica série do Blue Bomber com um novo título da série clássica. Agendado para 2027 com lançamento para todas as consolas e PC, por isso ainda vamos ter de esperar, mas é um jogo que acompanha o quadragésimo aniversário da inconfundível série que nasceu em 1987!
A Capcom trouxe um punhado de trailers, desde o anúncio deste novo Mega Man, aproveitou para fazer dois anúncios sobre Pragmata! O primeiro foi a sua data de lançamento, agora marcada para 24 de abril do próximo ano, terminando assim a longa espera pelo lançamento deste jogo de ação e ficção científica. O segundo anúncio do jogo foi revelar que será também lançado para a Nintendo Switch 2, juntamente com as restantes plataformas no seu lançamento. Curiosamente, será também lançado um amiibo de Diana.
Concluindo o trio de novidades da Capcom, tivemos direito a um novo trailer de Resident Evil Requiem, jogo lançado já a 27 de fevereiro! Um trailer para revelar, provavelmente, um dos piores segredos dos últimos tempos: Leon está de regresso nesta aventura, acompanhando Grace por uma devastada Raccoon City.
Agora viramos o foco para jogos já existentes, que recebem atualizações próximas que servem como a desculpa perfeita para voltar a pegar neles. Tal é o caso do novo update "Thank You" de Clair Obscur: Expedition 33, disponível… já! Conteúdos adicionais previamente anunciados, que ganharam agora um trailer e lançamento, onde podem contar com uma nova zona, mais música, novos bosses, um modo fotografia, entre outras melhorias no jogo. Uma atualização que surge como o agradecimento à comunidade que tanto suportou o jogo, celebrando também um ano incrível de videojogos, como foi o de 2025!
De um jogo marcante para outro, neste caso para a Larian Studios que nos trouxe o premiado Baldur's Gate III, jogo do ano no The Game Awards em 2023, focou toda a nossa atenção no seu próximo jogo, que também é um regresso à série Divinity. Foi uma das grandes revelações da noite, se não for mesmo a maior revelação do evento, que até teve direito a uma misteriosa estátua dias antes, que colocou todos a falar dela. Um jogo sem lançamento definido ainda, mas que promete já ser maior e mais profundo que Baldur's Gate III.
Os fãs dos jogos da Ryu Ga Gotoku Studio têm agora uma nova série a acompanhar! Toshihiro Nagoshi, conhecido pela série Yakuza ao longo destes anos todos, trouxe uma novidade, o Gang of Dragon, que promete muita ação, combate corpo-a-corpo, armas e personagens bem realistas, centrando-se no seu protagonista, Shin Ji-seong. Embora não seja um novo jogo da série da SEGA, há um certo quê, com um toque bem familiar para os seus fãs. Resta agora esperar por mais informações, como a data de lançamento!
Também os fãs de jogos cooperativos tiveram uma surpresa, um jogo muito ao estilo Split-Fiction com um estilo visual que nos recorda da animação clássica japonesa, com um toque muito à Studio Ghibli. Orbitals chega à Nintendo Switch 2 já no próximo ano, uma aventura para jogar com outro jogador!
Passando para algo menos tenso, e mais tranquilo (e até mesmo mais carismático) tivemos o anúncio de Bradley the Badger, um colorido jogo de aventuras, ação e plataformas que mais depressa parece um filme de animação. Tem também um estilo de humor apropriado ao género, fazendo trocadilhos com Bloodborne, Cyberpunk 2077 e The Last of Us, num trailer em que o protagonista não conseguia estar calado um segundo, ao mesmo tempo que se transformava em todo um conjunto de coisas e "quebrava" as regras do próprio jogo. Ainda não temos lançamento agendado, restando apenas acompanhar o jogo!
De um universo para outro temos o regresso de Star Wars não com um, mas dois jogos! Star Wars: Fate of the Old Republic surge como o novo RPG de ação do diretor de Mass Effect e, também, de Star Wars: Knights of the Old Republic, jogo esse que serve de base para este novo! Não se viu muito no trailer, nem sequer quando é que podemos saber mais sobre ele, mas ficaremos atentos. Anúncio acompanhado de Star Wars: Galactic Racer, que marca o regresso às corridas a alta velocidade nos podracers como já tivemos no passado, com lançamento lançado para PS5, XboxSeries X|S e PC em 2026.
De uma ficção científica para outra, Control está de regresso com Resonant, a sequela do título de 2019 da Remedy Entertainment, que volta ao universo bizarro do original e expande-o, inspirando-se em universos onde nada parece fazer sentido, mas encaixam que nem uma luva! Uma sequela que parte numa direção algo diferente do original, que chega à PS5, Xbox Series X|S e PC no próximo ano.
Tivemos também espaço para anúncios de jogos já existentes, dos delays aos lançamentos noutras plataformas:
- South of Midnight, vencedor do prémio "Games for Impact" desta edição, sai na PlayStaion 5 e Nintendo Switch 2 na próxima primavera;
- Exodus, o jogo de aventura e sci-fi recebeu um novo trailer, e lançamento adiado para início de 2027;
- Saros da Housemarque foi adiado para 30 de abril;
- o cantor Lenny Kravitz interpreta o vilão Bawma em 007 First Light;
Houve vários anúncios pelo meio, como Order of the Sinking Star, que chega em 2026 pelos criadores do The Witness. Outro título que parece ir ao baú das memórias é 4:Loop, um jogo de ação multijogador para quatro pessoas, em muito inspirado em Left 4 Dead com a mão dos seus criadores, em colaboração com a Bad Robot Games. A equipa por detrás do jogo de terror SOMA traz o seu sucessor espiritual, Ontos, já no próximo ano. Também em 2026 regressa outra série icónica, Ace Combat 8: Wings of Theve volta a levar a ação aos ares, na PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
Também do novo estúdio indie de Bruce Straley, antigo membro da Naughty Dog, surge Coven of the Chicken Foot, uma aventura cheia de fantasia para um jogador. Já para quem procura ação, No Law, o próximo jogo da equipa por detrás de Ascent, foi anunciado. E, por último, o regresso de LEGO Batman em Legacy of the Dark Knight chega ao PC e às consolas já a 29 de maio.
Concluímos um serão de mais um The Game Awards a olhar agora, não só para o próximo ano, como para 2027. Sem dúvida alguma, este foi um ano recheado em incríveis jogos para os mais variados gostos, ano terrível para o nosso backlog que cresceu todos os meses, pois não há tempo para tudo, mas agora no fim do ano e início do próximo, pode ser que dê para terminar um ou outro jogo.
Resta agora esperar pelo ano que se segue, com títulos promissores a serem lançados já no primeiro trimestre e, quem sabe, pensar naqueles que poderão ser os grandes jogos do ano!



