Tomb Raider: Definitive Edition


Se Hitman: Absolution tinha sido um lançamento algo de surpresa, fomos agora apanhados desprevenidos com o lançamento de Tomb Raider Defintive Edition, um dos jogos da saga de Lara Croft mais acarinhados pelos fãs, que chega agora tanto à Nintendo Switch como à sua sucessora. Um jogo outrora lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC, que embora confesso que não sei o quão bom está nessas plataformas, uma coisa é certa: este novo lançamento está extraordinário na nova consola da Nintendo, e assim assim na sua antecessora.


Um dos jogos da série com mais sucesso, diria que dessa trilogia foi considerado o melhor, muito devido ao impacto inesperado, com uma sequela que foi boa, mas na minha opinião não teve esta magia do primeiro. Quanto ao terceiro? Já estive para jogar várias vezes, só que nunca chegou a acontecer. O lançamento do original que já vai há mais de uma década, impossível esquecer o quão bem recebido foi, tal como o seu sucesso, que me recordo de ter jogado na PlayStation 3 e ser um dos jogos que mais gostei naquele ano.

Embora o tenha adorado o jogo, com tanta coisa para jogar nunca voltei repetir este Tomb Raider, o seu nome original sendo isto um reboot da série. O sucesso foi tão grande que surgiu na próxima geração de consolas uma versão definitiva, que curiosamente vários títulos receberam o subtítulo “Versão Definitiva” nessa altura. Tive a oportunidade jogar essa versão várias vezes, mas nunca cheguei a dar oportunidade, pois dediquei-me a jogar coisas novas, algo que acontece muitas vezes. Desta vez não tive desculpas, e fiquei boquiaberto com esta edição!


Logo no primeiro contacto fiquei logo com um sorriso de orelha a orelha, porque mal vi o menu com toda aquela fluidez eu sabia estar prestes a iniciar algo que tinha gosto a novo em folha, o que não acontece sempre. Além disso, o menu estava repleto de opções, esta versão traz todos os DLCs e extras, até o multiplayer, algo que não cheguei sequer a jogar há 10 anos. Desta vez tinha tudo ali, mas acima disso, o importante para mim era iniciar a campanha e ver o quão bom estava esta versão. A cut-scene inicial é icónica e tudo mais, mas aí não conseguia ver o potencial da versão, teria de chegar ao gameplay em si e aí sim, parecia ter descoberto um jogo novo na Nintendo Switch 2.

O jogo corre a 60 frames fluídos sem qualquer quebra, é quase como um novo mundo, de tal forma fluído que estou a jogar como se da primeira vez tratasse. Fiquei deveras impressionado e não tinha sequer noção de que este jogo podia estar assim tão bom, uma versão definitiva que segue à risca a palavra definitiva, melhor que isto impossível para um jogo com tantos anos em cima. Joguei tanto no modo portátil como na TV, ambos correm perfeitamente bem, um sonho de jogo da forma como preferimos jogar. Comparativamente na Nintendo Switch original, de 2017, este corre a 30 frames por segundo, o que não é mau atendendo a consola já com uma certa idade, mas não é a mesma coisa.


No que diz respeito ao jogo em si, este mantém-se igual apenas com uma pequena exceção: na Nintendo Switch 2 ele pode ser jogado no modo rato como se fosse para PC. Funciona às mil maravilhas, embora neste tipo de jogo em terceira pessoa eu prefira um comando, a possibilidade de jogar em modo rato poderá dar jeito para o uso do famoso arco para apontar e disparar, tornando a caça mais eficaz. Algo que não existe na Nintendo Switch original, por motivos óbvios.


Este novo lançamento de Tomb Raider: Definitive Edition é como um jogo novo saído do forno! Se eu já adorava este jogo como foi lançado de raiz, assim que comecei a jogar na Nintendo Switch 2 não restavam dúvidas de que além de ser um jogo fantástico. Fluído, polido e repleto de conteúdo, dedicado aos fãs e também aos possuidores da nova consola, que não deixem passar esta oportunidade de jogar esta grande aventura de Lara Croft!


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch e Nintendo Switch 2, gentilmente cedido pela Sandbox Strategies.

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