Monsters are Coming! Rock & Road

Monsters are Coming! Rock & Road é um roguelite desenvolvido pelo estúdio francês Ludogram e publicado pela Raw Fury. Nesta aventura, somos lançados para proteger uma cidade em movimento enquanto hordas constantes de monstros nos perseguem e tentam aniquilar tudo à nossa frente. 


O que diz a bula?... A humanidade foge de mostrengos, está em modo sobrevivência e cabe a nós liderar uma cidade inteira sobre rodas rumo ao último refúgio possível, Ark. Não existem grandes diálogos, nem personagens memoráveis. A narrativa vive embutida na constante urgência de sobreviver e para isso é preciso fugir… É aquele tipo de jogo em que a história é um mero contexto, vive-se no caos de cada ataque e em cada risco que nos é dado a escolher para levarmos a cidade a bom porto.

A jogabilidade mistura "tower defense", "city building", recolha de recursos, componentes roguelite e bullet heaven. O elemento central é a cidade sobre rodas que se move continuamente em direção ao Ark enquanto hordas de monstros a perseguem impedindo que isso aconteça. O jogador controla um herói que recolhe recursos (madeira, pedra e ouro) enquanto a cidade segue o seu caminho. A madeira aumenta a velocidade de ataque das torres e mantém os motores da cidade a funcionar melhor; a pedra repara e reforça os muros da mesma e o ouro serve para comprar novas secções e melhorias.


Durante uma "run" normal ganhamos níveis, opções aleatórias de novos edifícios e melhorias várias. Cada tipo de estrutura tem funções específicas e sinergias próprias e a colocação estratégica e gestão do espaço limitado que temos disponível é importante para sobreviver ao exponencial crescimento das ondas de inimigos. Além disso, existem bosses, segredos e áreas de maior risco com recompensas melhores. Mesmo que o herói morra, enquanto a cidade sobreviver o jogo continua, reforçando a sensação de progressão contínua e estratégia.

Gostei bastante do ritmo a que o jogo decorre e da energia que tenta sempre impor às "runs". Não existem grandes paragens a não ser quando chegamos a determinados checkpoints onde nos recompomos um pouco de todo o caos que decorre atrás de nós.

Visualmente, Monsters are Coming! Rock & Road apresenta um estilo de desenho caracterizado por traços expressivos que apesar de simples, funcionam muito bem. As cores, os monstros, os cenários têm um toque estilizado que torna a experiência leve e legível, mesmo quando o ecrã está cheio de criaturas a tentar destruir-nos. Assenta que nem uma luva a direção de arte que o estúdio apresenta.

A banda sonora acompanha o espírito frenético das sessões; é ritmada, energética e embora não sendo uma banda sonora que fique na cabeça, faz o trabalho dela.


Monsters are Coming! Rock & Road é um daqueles indies que se joga sem qualquer tipo de compromisso. É rápido, divertido, cheio de tensão e ideal para sessões curtas que facilmente se transformam em horas caso a vida real o permita. Um daqueles jogos com para ter num Steam Deck e dar uma fugida à casa de banho assim como não quer a coisa.

Já se sabe que, neste tipo de jogos, a repetição pode amassar um pouco os espíritos mais impacientes e a sorte, muitas vezes, é que dita o sucesso de uma sessão, mas faz parte do pacote dos jogos roguelites e bullet heaven.

Para quem gosta de roguelites energéticos, simples e viciantes. É uma aposta segura e cheia de personalidade!


Monsters are Coming! Rock & Road foi lançado no dia 20 de novembro de 2025 para Xbox Series X|S e PC e está também incluído DAY ONE no Xbox Game Pass Ultimate.


Nota: Análise efetuada com base num código final do jogo para PC, adquirido via Xbox Game Pass.

Latest in Sports