Super Mario Party Jamboree – Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV
Eis Super Mario Party Jamboree – Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV, um relançamento do mais recente party game de Mario e companhia lançado há quase um ano que olha para a Nintendo Switch 2, as suas novidades ao nível de hardware e pensa "olha, podemos fazer uns minijogos com isso". Com a adição de uma câmara, o micrfone da consola e o novo modo de rato com os Joy-Con 2 surge um grande potencial de novas formas de interagir com os jogos, fazendo-nos levantar da cadeira e lidar com o provável caos e diversão.
Na prática, este Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV funciona como um DLC para o jogo, até porque podem comprar o Pack de melhoria caso já o tenham, sem precisarem de o comprar novamente (embora esteja também disponível). Super Mario Party Jamboree surge tal como o conhecemos, ao que convido muito irem ler a nossa análise (através deste link) e podem jogar tal e qual. De forma resumida, é honestamente dos party games de Mario mais divertidos que me lembro, com uma grande diversidade dos jogos disponíveis que vamos descobrimos à medida que avançamos nos tabuleiros, e ficamos frustrados porque nos roubam moedas ou até mesmo estrelas (como se atrevem!). Com discórdia garantida e diversão assegurada, é um jogo que vão querer ter nas vossas casas.
Tudo melhora agora com o novo conteúdo, onde destaco os imensos minijogos que temos de usar os Joy-Con 2 em modo de rato, onde de pintar Bob-ombs da nossa cor a empilhar tralha para ter a maior torre de brinquedos. Temos jogos onde pegamos num infeliz Toad por um labirinto armadilhado, outros que criamos um caminho com peças de dominó, jogos em que puxamos carros de corda para atingir a "baliza" adversária, ou até uma escalada cooperativa com outro jogador. Há mesmo uma feliz variedade com jogos bastante distintos uns dos outros, que usam os Joy-Con 2 e com uma precisão incrível, mesmo quando usava os comandos em cima do sofá sem qualquer tapete de rato ou o que tivesse à mão.
São minijogos que podem surgir nas nossas aventuras tabuleiro fora, contudo, é obrigatório o uso do Joy-Con 2 o que, se não tiverem comandos o suficiente, terão de ficar apenas com os jogos já existentes previamente, algo que me foi possível devido à compatibilidade com os comandos (agora) antigos. Mas, mesmo que só possuam os dois comandos que vêm com a consola, recomendo muito que desfrutem destas novidades mesmo que sejam à vez, jogando-os diretamente através da seleção de jogos. Das novidades que mais gostei foi a Montanha da Diversão, onde andamos numa russa (com níveis diferentes à disposição) em que o jogo se transforma num on-rails shooter numa luta para conseguir mais tempo para poder chegar ao fim, onde surgem minijogos cooperativos pelo meio. Foi das adições mais divertidas que tive neste regresso a Super Mario Party Jamboree!
Falo do novo controlo de rato… mas, e o resto? O + Jamboree TV não está ali no nome por acaso, pois temos toda uma espécie de talk show com Bowser e Bowser Jr. onde nós somos as estrelas, o Show do Bowser. Caso tenham a câmara USB-C nós somos literalmente transportados para dentro do jogo, para interações onde usamos o corpo todo, seja a saltar, inclinar o corpo ou gesticular freneticamente. Em parte senti aqui um regresso a esquemas de controlo semelhantes até da própria Nintendo, quando usava a câmara frontal da Nintendo 3DS, mas, dar socos a um bloco "?" para apanhar o máximo número de moedas possíveis foi uma nostalgia estranha, de sistemas que usavam a câmara que há muito falharam.
É um modo giro, que infelizmente sofre em grande parte pela muito pouca oferta de minijogos que usam a câmara como forma de controlo, que honestamente mesmo sendo bicho do mato estava ali mais que pronto para dar a cara (tal como o corpo) e abraçar a parvoíce, mexendo-me para toda uma quantidade de jogos. Há também outros momentos em que usamos a voz, onde temos de fazer barulho para comandar um carro o mais próximo possível de Bowser (sem lhe tocar), propício a zangas porque qualquer pessoa podia falar para controlar o veículo, mesmo a equipa adversária. Ou até através do jogo rítmico de palmas em que cada um bate ao ritmo pedido. No final desta festa televisiva com Bowser temos ainda um momento em que não só gesticulamos como temos de fazer o máximo de ruído possível, algo que os mais novos irão certamente adorar, mas, os vizinhos provavelmente nem tanto.
Olhando para a imensidão de novos minijogos com o uso de Joy-Con 2 como ratos, senti mesmo a falta de mais jogos que usassem a câmara ou o microfone (ou ambos!). Certo, a câmara não está incluída com a consola, só que o mesmo não podemos dizer do microfone que está, e nem assim encontramos uma boa quantidade de jogos que o usem. Temos a câmara integrada no resto do jogo, as caras de todos os jogadores estão sempre presentes e funciona bastante bem, mesmo a uma distância considerável da mesma, tal como o microfone que não senti quaisquer problemas a detetar sempre que gritava "Go!", entre outros sons emitidos entre todos.
Mas, isto não é Mario Party sem a ida aos tabuleiros e, além da inclusão dos jogos novos há novas regras para o jogo, quer localmente como online. Temos agora o Modo de Equipa, onde duas equipas competem para reunir o maior número de estrelas e moedas, podendo até chamar o nosso parceiro (ou aliado) com um novo dado que o invoca, duplica o valor do lançamento do nosso dado e avançamos. Não muda drasticamente o jogo, mas foi uma inclusão interessante. Há também o Modo Frenético a alta velocidade onde a sessão acaba em apenas cinco turnos, com um início bem acelerado onde temos 50 moedas no bolso, um dado duplicado e uma estrela. Embora também não mude drasticamente o jogo, é uma adição bem interessante quando queremos ter uma partida rápida de Mario Party.
Se gostaram muito de Super Mario Jamboree, ou se sentem a falta de um party game à maneira para a Nintendo Switch 2, Super Mario Party Jamboree – Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV é uma adição perfeita para terem sempre à mão. Um jogo que já era divertido surge agora com 20 minijogos, com momentos que nos fazem levantar o rabo da cadeira e põem-nos a falar para uma TV, com um propósito bem definido. Um jogo que tem também um aumento na resolução e detalhe da imagem nos novos modos, ele que já era bem detalhado no resto apesar de ser um party game, mas que deixou muitos a salivar pelos gigantes bifes grelhados que podemos encontrar. Não tão apetitoso é a limitação do GameShare, que apenas no permite partilhar um tabuleiro e três dezenas de minijogos, disponível em modo portátil, algo que não testei, mas está assim indicado conforme a descrição oficial.
Concluindo, abracem a festa novamente com esta adição, que muito facilmente será o centro das atenções para sessões de jogo com amigos, principalmente se tiverem a câmara USB-C. Ou até mesmo jogando à distância através do GameChat com amigos, algo que não pude experimentar durante esta análise, mas, provavelmente ainda lhe vou dar umas hipóteses!
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch 2, gentilmente cedido pela Nintendo.