Football Manager 2026

Já fui muito fã de Elifoot's, CM's e FM's, mas nos últimos 20 anos tenho deixado este tipo de jogos um pouco de lado. Por falta de paciência ou falta de tempo, o meu papel como treinador principal de uma equipa de futebol tem vindo a ser descartado por mim próprio desde há muito. Posso mesmo dizer que o meu último Football Manager foi precisamente aquele que trouxe pela primeira vez os jogos de futebol em 3D, em 2009.

Isto para dizer que venho de um lugar onde o FM26, para mim, não irá ser comparado com nenhum do seu antecessor, pois não tenho essa experiencia, apesar de ir-me sempre mantendo a par do que acontecido com esta saga.

Quando a Sports Interactive anunciou que não haveria edição em 2025 a comunidade de FM (e não só) entrou em estado de choque. A decisão de cancelar o FM25 foi surpreendente e Miles Jacobson explicou que o videojogo, naquela altura, não atingia os padrões de exigência do estúdio. Se por um lado a honestidade demonstrada é sempre de louvar, as expectativas defraudadas e a confiança estilhaçada levou a uma obrigação gigantesca da SI de caprichar no desenvolvimento do FM26 de forma a justificar não só este tempo extra de desenvolvimento, mas todo o vazio que o estúdio criou na comunidade.

E sendo assim... o que traz de novo e de mais relevante este FM26? 

  • Mudou de motor de jogo e essa migração para Unity tornou as animações mais fluídas, trouxe melhores gráficos, iluminação renovada e estádios mais realistas. Nota-se que o investimento neste campo foi significativo e era algo que a SI achava que era importante para a "simulação" pretendida. 
  • Introdução de um novo sistema de navegação e interface
  • Introdução do sistema tático “In-Possession” e “Out-of-Possession”
  • Maior robustez nas licenças
  • Experiência de recrutamento revista através de menus mais completos, anúncios para jogadores e definição de perfil.
  • Integração das ligas femininas de vários países, com clubes e competições, apresentando (finalmente!) o futebol feminino como parte integrante do universo do jogo.

E sendo assim... valeu a pena esperar por este FM26? 

Eu sou daqueles que sempre gostou mais das "caricas", mas entendo que o público mais moderno goste e ache o 3D mais imersivo. Ainda assim, o FM26 não vai competir com simuladores AAA, também não precisa, mas é importante fazer saber que ver um jogo em 3D no FM26 é uma experiência que melhorou com os anos e tem a sua melhor versão aqui neste FM26.

A introdução da posição dos jogadores quando a equipa tem (ou não) a posse de bola é uma adição muito positiva e que replica na perfeição uma nova tendência do futebol moderno que é muito mais virada para o futebol de assinatura dos treinadores do que dos rasgos individuais dos craques do antigamente. É, sem margem para dúvidas, algo que está muito bem conseguido neste FM26 e é super interessante mexer nisso durante os jogos e ver as coisas a mudar (para melhor ou para pior) in-loco.

Escrevi inicialmente que há muito que não jogava qualquer iteração deste jogo e obviamente que reparei que ao longo destes anos todos, muitas coisas têm vindo a ser melhoradas, ao nível de treino semanal, interação com os jogadores, contratos, lidar com agentes. Existem muitas variáveis que, para quem joga com mais frequência do que eu, não são novidade e até poderão estar melhor ou pior que noutras edições, mas eu não tenho termo de comparação. Apesar de tudo achei o FM de 2026 muito mais imersivo e a ir muito mais ao detalhe do que alguma vez eu tenha experienciado, e isso é bom. É esse tipo de simulação que é suposto haver neste tipo de jogos e penso que seja isso que os fãs mais hardcore querem.

Uma coisa que notei é que apesar de um reforço nas licenças existem sempre as arestas do costume a limar e isso é algo que já no tempo da outra senhora acontecia. Nada que uns quantos mods "mais realistas" não resolvam, no entanto achava que era algo que com o tempo tinha sido mais resolvido.

Nada de preocupante essa questão das licenças, a preocupação nesta análise está guardada para outro tipo de coisa. O User Interface. O que dizer dele... Se foi estranho para mim que já não jogava à muito, imagino para quem está super habituado àquilo que é costume ser. Este grande salto de nível de interface obriga os jogadores a adaptarem-se à curva de aprendizagem que este UI exige. É mesmo muito diferente e apesar da informação aparentemente estar toda à vista (demasiado condensada até) demoramos demasiado tempo para chegar onde queremos na mesma. É uma dicotomia que acaba por obviamente causar danos à própria mecânica do jogo, pois é nesta "caixa de areia" cheia de coisas a mais que andamos a brincar.

Coisas a mais num ecrã que apesar de cheio nos faz carregar noutros tantos botões para chegar onde queremos e por vezes as opções que achávamos que estavam no jogo (e que estiverem sempre nos jogos anteriores), neste não estão.

Confesso que olho com alguma esperança para o Football Manager 2026 e acho que daqui a uns tempos teremos um FM26 (ou FM27...) muito melhor, mas a SI tem ainda algum trabalho a fazer. As bases estão lá e este FM26 poderá ser aquele esqueleto que não é nada bonito de se ver agora, no entanto servirá como a catapulta que elevará a franquia ainda no reinado deste jogo ou da iteração do próximo ano. Estaremos cá para ver.

Para já temos um FM26 que simula como nunca a função de treinador. Tem atenção a certos detalhes (outros nem por isso), tem gráficos, alguns bugs é certo... e tem licenças quanto baste, só que não tem uma UI que o acompanhe. E neste jogo o interface não serve apenas para começar uma partida, a interface é o jogo e é aí que este FM26 está lesionado esperemos que recupere a atempo de estar no Mundial. :)

Football manager 2026 sai no dia 4 de novembro de 2025 para PS5, PS4, Nintendo Switch, macOS, PC, Apple Arcade e Android.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PC, gentilmente cedido pela Ecoplay.

Latest in Sports