Story of Seasons: The Grand Bazaar
Chegados à aldeia de Zephyr, somos apresentados ao presidente da mesma que rapidamente nos põe a par da nossa tarefa e da nossa pequena quinta nos arredores. A singela vila é conhecida por 3 coisas: Vento, Moinhos e claro o Grande Bazaar que hoje em dia mais parece uma venda de rua. Por razões inicialmente desconhecidas, o Bazaar foi perdendo a sua fama e o seu renome, levando a que a Zephyr se encontre em maus lençóis financeira e populacionalmente. Cabe-nos a nós reviver a quinta que alimentou o Bazaar e, juntamente com o caricato elenco, fazer o nome de Zephyr voar pelos 4 ventos. Criamos o nosso personagem (que podemos posteriormente alterar tanto indumentária como ele é) e escolhemos um nome para a nossa quinta e começa a aventura propriamente dita.
Após isto, o tutorial sucede-se ao longo de vários dias, de eventos a manobrar a mais básica das ferramentas, as mecânicas vão sendo lentamente introduzidas de modo a conseguirmos organizar o nosso trabalho da maneira mais eficiente. Todas as semanas, o Bazaar abre e temos oportunidade de vender o que produzimos e encontramos.
É aí que queremos seguir as tendências da população e com a ajuda de uns amigos espirituais fazer o maior lucro possível para ajudar a crescer Zephyr (e por tabela a quinta). Há medida que avançamos vamos podendo ajudar os aldeões com variadas tarefas, algumas só prosseguem o relacionamento e aprofundam a personalidade deles, enquanto outras são necessárias para eles terem condições de abrirem as suas próprias bancas no Bazaar.
O jogo é bipartido neste sentido: gerimos a quinta e os animais (com mecânicas simples às quais a maioria dos jogadores deste género está habituado) e depois exploramos e falamos com a restante população. Não só é variada visualmente como sonoramente, tendo o jogo voice acting na íntegra, acrescentando ao charme. Vamos podendo dar upgrade às ferramentas, à quinta e à banca do bazaar, sendo que as opções vão ficando disponibilizadas com o decorrer da história e com o nosso progresso.
Os nossos amigos espíritos em troca de sacrifícios específicos também melhoram a qualidade dos recursos naturais, levando a uma bola de neve de termos sempre algo mais para fazer e alguém com quem estar e conhecer. Temos apenas os moinhos como fábricas (e a cozinha), campos de cultivo e animais, com mais alguns recursos a serem encontrados no mundo selvagem. O vento é um fator crucial, desde acelerar a produção dos moinhos como a ajudar-nos a mover com o glider e a condicionar as tempestades e como proteger as colheitas.
Há muitos eventos diferentes, de ofertas de presentes a apresentar animais e plantações para ganhar variados prémios. Aprendemos receitas novas a comer e a explorar, sendo por isso importante desenvolver as relações também. Tudo isto é acompanhado de uma gentil banda sonora e efeitos muito tranquilos. As mecânicas simples, mas estando repletas em quantidade de coisas para fazer fazem com que dias e semanas rapidamente passem a correr (e horas de jogo na vida real). No entanto, fruto de ser um remake, falta-lhe alguma qualidade de vida presente em títulos semelhantes mais recentes.
Há muitos eventos diferentes, de ofertas de presentes a apresentar animais e plantações para ganhar variados prémios. Aprendemos receitas novas a comer e a explorar, sendo por isso importante desenvolver as relações também. Tudo isto é acompanhado de uma gentil banda sonora e efeitos muito tranquilos. As mecânicas simples, mas estando repletas em quantidade de coisas para fazer fazem com que dias e semanas rapidamente passem a correr (e horas de jogo na vida real). No entanto, fruto de ser um remake, falta-lhe alguma qualidade de vida presente em títulos semelhantes mais recentes.
Sim, fiz um ovo cozido pela milésima vez e isso está-me a tirar tempo que eu preciso porque a vaca não entrou para o celeiro, conseguem perceber como algumas coisas repetidas sempre sem opção de encurtar se conseguem tornar cansativas. Não tem nada de novo que o permita destacar dos restantes competidores de cultivo, sendo uma opção nostálgica e fofa para quem quer revisitar ou para fãs da série. Funciona como um bom título introdutório ao género também, mas acaba aí.
Um remake quase refeito na íntegra, não acrescenta nada de novo, mas tudo que faz bem e é um excelente título de conforto.
Um remake quase refeito na íntegra, não acrescenta nada de novo, mas tudo que faz bem e é um excelente título de conforto.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PC, gentilmente cedido pela Deciblel-PR.