Atelier Ryza 2 - Lost Legends and the Secret Fairy


Uma sequela digna desse nome, continuando a história de Ryza e da sua aprendizagem de alquimia, melhorando em todos os aspetos a fórmula do anterior.

Três anos após o fim do primeiro Atelier Ryza, a nossa alquimista em treino recebe uma carta de um amigo, convidando-a a vir explorar ruínas descobertas à volta da capital. Dando a indicação que as ruínas teriam ligação às artes alquímicas, Ryza aceita o convite e parte numa aventura com uma escala significativamente superior à original. Depois de reencontros e conversas sobre os últimos três anos, partimos para as primeiras ruínas, onde um encontro e o aparecimento de um companheiro, Fii, começa a sério a nossa descoberta do mistério deste local, da ligação da alquimia e do nosso felpudo amigo.

Após uma breve exploração da cidade e dos seus convenientemente organizados distritos, é-nos dado imediatamente o nosso atelier: começamos assim, aquilo que parecia ser o mesmo loop do original. Há exploração e combate, voltar ao atelier, sintetizar e usar os items para progresso, e assim sucessivamente. No entanto, Ryza muda a fórmula e introduz uma série de refrescantes mecânicas e conteúdo, que completam e dão ainda mais contexto sobre o mundo e os personagens. Para além das quests dadas pelos personagens da equipa, temos todo um sistema de tarefas atribuídas pela população, com um sistema de reputação acoplado.




Para além disto, a progressão na alquimia está ligada a uma árvore que nós escolhemos como desbloquear, sendo que partes estão trancadas inicialmente, desbloqueavéis através do progresso na história. À medida que desbloqueamos receitas, outras ligadas vão também surgindo, o que torna  a progressão mais controlável pelo jogador e permite dosear as descobertas que vão sendo feitas. Aqui, a exploração das ruínas e não apenas da história são cruciais: novas mecânicas de exploração e resolução de puzzles tornam todas as aventuras mais interessantes e imersas. 

Os ambientes são mais diversos, temos muito mais ferramentas e opções de exploração. A descoberta de ingredientes novos, ao usar ferramentas diferentes, dá uma nova vida às zonas iniciais, que, no original, acabavam abandonadas depois da história correspondente. Um adicional incentivo à descoberta e criação de items: a criação dos mesmos vai desbloqueando histórias importantes, com outros personagens, podendo dar origens a quests e sistemas novos. O loop torna-se assim muito mais flexível e dá-nos mais contexto e empatia pelos personagens, para além de compreendermos melhor as suas motivações.


Sem mudanças muito radicais, as batalhas continuam com um sistema de turnos "ativos", no entanto, podemos agora fazer combos com as skills e items. Controlamos uma de quatro personagens, estando três ativamente em batalha, com uma quarta com a qual podemos trocar sempre que é o nosso turno. O uso de items da alquímia foi renovado e foi implementado um sistema que conforme o nosso uso das habilidades, somos recompensados com pontos para usarmos as mesmas. É uma mudança grande do limite fixo do original, podendo agora usar os items fora de batalha (nomeadamente, curativos) e até usar items consecutivamente. No geral, tanto a exploração como a batalha foram significativamente melhorados e a experiência tornou-se muito menos repetitiva.

O estilo visual e sonoro do jogo continua muito semelhante ao original, re-utilizando inimigos e temas musicais. Porém, por cada um que é reutilizado, o mesmo traz algo novo, e até mesmo alguns dos temas clássicos sonoros foram rearranjados, para dar uma lufada de ar fresco ao novo título. A maturidade dos três anos passados traduz-se também em muitas das vozes que regressam, sendo o voice acting, no seu geral, muito bom. As batalhas trazem, com as mecânicas novas, também mais animações, mas o departamento artístico continua largamente igual.


Atelier Ryza 2 demonstra novamente um crescimento da série e que, apesar do aspeto casual, tem profundidade e conteúdo dignos de exploração, equiparando-se à qualidade de séries mais famosas.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ecoplay.

Latest in Sports