Sub-Species


Um arcade shooter passado num oceano infinito, será que nada ou vai ao fundo? Eis uma antevisão, de um jogo, ainda em versão de demonstração!

Os dois modos disponíveis de movimento são uma das diferenças para os arcade shooters clássicos. Ainda que bi-dimensional temos opção entre dar strafe, o que necessitamos de utilizar para recolher munições, melhorias e mesmo carga para progredir. Quando queremos podemos mudar para um modo de movimentação mais fluido, onde podemos virar rapidamente permitindo assim lidar com ameaças de todas as direções. Em ambos é possível disparar e usar as armas alternativas, mas apenas no mais livre é possível usar a pequena explosão de velocidade para desviar de inimigos ou reposicionar.
 

Os inimigos podem surgir de várias direções e vão surgindo em zonas especificas dos mapas, normalmente protegendo as melhorias e objectivos. Têm várias formas de atacar, sendo necessário estar atento e conhecê-los bem de modo a perceber qual a melhor estratégia para evitar a destruição. Para além da arma principal que pode temporariamente adquirir outras formas (como, por exemplo, disparar o dobro dos tiros), temos minas, foguetes e um canhão de raios que desbloqueamos rapidamente. As minas são uma solução para quando os inimigos estão em cima de nós, enquanto que os foguetes servem para os distrair.


Apesar de um esqueleto relativamente decente e de boas ideias no geral tentando aproveitar o que faz deste género de jogos divertidos, a execução deixa muito a desejar. Do pouco que a demo permite, o diálogo não parece particularmente interessante (ainda que na página do jogo seja prometido um bom bocado mais) e fora os efeitos sonoros a banda sonora se não é inexistente é irrelevante. O problema maior está nalgumas opções que podem facilmente ser corrigidas, mas avaliamos o que temos: ainda que o foco seja a dupla movimentação ambas parecem estranhas e não muito intuitivas (tanto com comando com teclado).


As recompensas obtidas são mostradas em texto corrido, sendo menos explícito que os símbolos normalmente usados no género e mesmo a utilização das armas secundárias é parcamente explicada e/ou visível. Grande parte disto deve-se ao UI pouco que dá pouca relevância a estas coisas, podendo vir a ser melhorado.


Boas ideias, mas uma péssima execução é impossível recomendar este jogo mesmo a amantes do género, que podem já experimentar, com a versão de demonstração do jogo já disponível através da Steam, com data de lançamento do jogo final ainda por anunciar.



Nota: Análise efetuada com base em código da versão de demonstração do jogo para PC, gentilmente cedido pela Critical Hit.

Latest in Sports