Noticias Boardgames - Fevereiro 2021



Notícias escritas por Miguel Lourenço.

Uma vez mais, trazemos aqui os novos lançamentos e alguns anúncios do mês de Fevereiro de 2021. Vejam o que temos para vocês, e caso estejam interessados, há aqui uns Kickstarters que podem estar a terminar quando lerem este artigo, por isso apressem-se a ler!!

 

Novos lançamentos


“Tiny Epic Dungeons” 


Editora: Gamelyn Games
Criador: Scott Almes 


O mês de Fevereiro traz-nos mais um jogo da saga Tiny Epic, desta vez um dungeon crawler cooperativo de 1 a 4 jogadores, passado no mundo de Aughmoore.
Como noutros dungeon crawlers, os jogadores/heróis irão percorrer uma masmorra até chegarem ao desafio final de encontrar um Boss, e terão como objetivo derrotar esse mesmo Boss para ganharem. No entanto, têm uma tocha que se vai apagando ao longo do jogo, e caso a tocha se apague, ficam para sempre na escuridão.
O jogo já está em Kickstarter, com a campanha de financiamento a terminar a 16 de Março.



“Ares Expedition: The Terraforming Mars Card Game” 

Editora: Stronghold Games
Criador: Jacob Fryxelius, Sydney Engelstein, Nick Little


Também em Kickstarter temos uma versão de cartas do já conhecido e extremamente popular Terraforming Mars. Neste jogo, “Ares Expedition”, somos também uma empresa que tem o objetivo de colonizar e transformar Marte num planeta habitável, e pode ser visto como um jogo com menos complexidade quando comparado com o original, e que se joga de 45 a 60 minutos, sendo uma boa opção para quem quer “matar o bichinho” de um jogo de Terraforming Mars sem gastar 3 horas para o fazer. A campanha de financiamento termina no dia 5 de Março, e promete ser um sucesso, à “boleia” do jogo original.



“Exit: Um Roubo no Mississippi” 
Editora: Kosmos, Devir Portugal
Criador: Inka Brand, Markus Brand, Ralph Querfurth 


Em mais um jogo da coleção dos “Exit”, desta vez, 1 a 4 jogadores são uma equipa de investigadores a bordo de um navio a vapor percorrendo o Mississippi, no qual que ocorreu um roubo, e temos de tentar encontrar o culpado antes que o navio atraque em Nova Orleães. É um jogo de 2019, que tem agora a edição em português, a cargo da Devir, e já se encontra à venda nas lojas. É mais um jogo para a fazer as delícias dos fãs da coleção.



“Holi: um festival de cores” 

Editora: Floodgate Games, Devir Portugal
Criador: Julio E. Nazario 


Holi é o nome do festival muito colorido com origem na Índia, no século IV, e é a celebração da chegada da Primavera com toda a sua cor e brilho, em que as pessoas celebram atirando pó colorido para o ar. No jogo com o mesmo nome do festival, 2 a 4 jogadores competem num jogo que mistura controlo de área, construção de padrões e um tabuleiro com 3 níveis, com o intuito de espalharem cores no tabuleiro de acordo com padrões pré-definidos que darão pontos.



Anúncios e Apps


“What came first?”

A Divercentro começa a sua parceria com a Big Potato Games, e durante este ano irá lançar o jogo “What came first?” completamente em português. Neste jogo, o importante é sabermos o que apareceu primeiro. Será que foi o biquíni ou a prancha de surf? A maionese ou o ketchup? Os jogadores apostam numa das opções e ganham pontos se o seu palpite estiver correto. Promete ser um jogo party, de 2 a 8 jogadores, com muita diversão e palpites errados!



“Spy Connection”

Também pela Divercentro, temos o anúncio mais para o verão da versão portuguesa de “Spy Connection”, em que os jogadores são espiões a viajar pela Europa de forma a conseguir completar missões o mais rapidamente possível. Essas missões só podem ser completas através de rotas pelas várias cidades, mas atenção que as rotas têm um tamanho máximo, e se quisermos expandir ainda mais, temos de retirar marcadores de outro sítio. É um jogo de 20 a 30 minutos, para 2 a 4 jogadores.



“The Witcher: OId World”


Sabemos que o “The Witcher” é dos melhores jogos que saíram ultimamente, certo? E que tal uma adaptação do “The Witcher” para jogo de tabuleiro? Interessados?
A versão de tabuleiro do “The Witcher” passa-se anos antes da saga de Geralt of Rivia, mas nem por isso é menos temático e interessante. Neste jogo competitivo de aventura para 2 a 5 jogadores, temos de completar várias tarefas, encontrar e decidir entre escolhas moralmente… complexas, e claro, lutar contra monstros, e por vezes contra outros “witchers”!
É um jogo que promete bastante, e que, apesar de ver a luz do dia apenas em 2022, terá o lançamento em Kickstarter durante este ano. Se gostam da saga, fiquem atentos!



“Great Western Trail Epic Trilogy”

“Great Western Trail” é neste momento o número 11 do ranking do site BoardGameGeek. Está quase tudo dito. É um excelente jogo de Alexander Pfister, e que vai ter uma segunda edição pela editora Eggertspiele. Só isso já seria motivo de grande contentamento para a comunidade boardgamer. Mas, porque “all good things come in threes”, a editora anuncia que Great Western Trail será não um, não dois, mas três jogos. A segunda edição do original “Great Western Trail”, a lançar este ano, outra com cenário na Argentina, a lançar em 2022, e finalmente, o terceiro jogo a lançar em 2023, passado na Nova Zelândia.
Se estão a pensar em comprar o original, esperem por esta trilogia, porque irá certamente valer muito a pena!

Eventos

Prémios 5 Seasons

Já foram revelados os vencedores dos prémios 5 Seasons 2020! Esta 3º edição, criada pela Playing Season, visou principalmente trazer visibilidade àqueles que foram considerados os melhores jogos de tabuleiro distribuídos em Portugal, com um júri composto pelo público e por um painel de júris de vários grupos e entidades portuguesas especialistas em jogos de tabuleiro. Vejam no canal de Youtube da Playing Season os resultados:


Eventos Semanais DICE

A DICE Cultural continua com os seus eventos semanais! Já sabem que nos reunimos todas as sextas-feiras a partir das 20:30, no nosso canal de Discord!
Apareçam, toda a gente é muito bem-vinda! As instruções para se juntarem a nós estão disponíveis na nossa página de Facebook, através deste link.
Ficamos à vossa espera!


DICE Podcast

Aqui ficam os últimos episódios do DICE Podcast:

O André Santos voltou ao podcast, desta vez para falar connosco sobre usabilidade em jogos de tabuleiro. O que está bem feito, e o que é preciso fazer para melhorar a usabilidade. É como sempre uma conversa bem-disposta e descontraída.

Como nunca falamos de temas polémicos 😊, este episódio fala sobre o que acontece quando aquelas pessoas (e nós próprios) perdemos um jogo. Quais as desculpas mais usadas que usamos? Ouçam e descubram!

Neste episódio convidámos o César Mendes, que contribui ativamente para vos trazer mais conteúdo sobre jogos de tabuleiro, para partilhar a sua experiência com jogos solo.


Reviews de Fevereiro

Noticias Boardgames - Fevereiro 2021 Noticias Boardgames - Fevereiro 2021 Reviewed by DICE Cultural on 10:00 Rating: 5

Latest in Sports