Sugestões de Boardgames para o Carnaval


Artigo escrito por Bruno Maciel

Com o Carnaval a chegar e a pandemia a não dar tréguas, resta-nos permanecer em confinamento e ocupar o tempo da melhor maneira possível.

Nesse sentido, decidi trazer-vos algumas recomendações de jogos de tabuleiros que poderão ser úteis neste desígnio.

Pensei em fazer recomendações de jogos com o tema do Carnaval, mas infelizmente este não é um tema muito em voga, e os que existem… não são merecedores de recomendação, pelo que irei recomendar jogos para diferentes públicos.


Para jogar com crianças:

Animal Upon Animal – é um jogo relativamente fácil de encontrar em lojas de jogos de tabuleiro online, e é de uma simplicidade tal que até as crianças poderão e quererão jogar. Diria até que é daqueles jogos em que as crianças terão vantagem sobre os adultos, a menos que estas sejam ainda muito novas.

Em Animal Upon Animal, os jogadores irão pegar em peças com o formato de animal e colocá-las-ão em cima de um crocodilo que servirá de base da “pirâmide”. Com o avançar da partida, a estrutura ganha altura e torna-se muito instável, ficando muito difícil colocar uma peça sem derrubar as restantes. Para as crianças, com dedos pequenos fica muito mais fácil colocar uma das peças sem tocar nas outras, já para os adultos torna-se complicado não perder! 

É um jogo bastante divertido, simples e rápido e que as crianças irão aprovar!



Para jogar em família:

Porto – optei por um jogo de produção nacional. É feito por uma empresa portuguesa (Mebo), por um criador português (Orlando Sá) e com um tema muito português também, a construção de edifícios na baixa ribeirinha do Porto.

É um jogo com regras bastante simples e intuitivas, com turnos rápidos e satisfatórios. Já obriga o jogador a tomar decisões importantes, tornando-o num jogo com alguma estratégia.

Visualmente é excelente! Muita cor e pormenores deliciosos, com muitas alusões à cultura tradicional da cidade invicta.

Em 45 minutos, terão uma experiência desafiante e divertida que poderá ser partilhada por jogadores mais e menos experientes.



Para jogar a 2:


Archaeology:  The New Expedition - Não é um jogo somente para 2 jogadores, mas funciona muito bem dessa forma. 

Uma vez mais, com uma base de regras simples, os jogadores irão representar arqueólogos que escavam em busca de artefactos e outros objetos preciosos para, posteriormente, os venderem ao museu.

Na prática, iremos buscar cartas que estão viradas para cima na mesa e vamos tentando fazer conjuntos de objetos/artefactos. Cada conjunto tem um critério de pontuação diferente e existe um número limitado de cada tipo de carta, o que o torna mais tenso. Pelo meio, existem tempestades de areia e bandidos que, de quando em vez, lá surgem para atrapalhar a nossa estratégia, obrigando-nos a descartar ou a dar cartas ao adversário.

Existem também locais privilegiados (diferentes pirâmides, esfinges, etc.), onde podemos ganhar diferentes bónus que terão impacto na pontuação final.

Tudo isto em 20 minutos! Dificilmente jogarão só uma vez!



Jogo para “gamers”:

Maracaibo – Neste jogo navegamos pelo Mar das Caraíbas a tentar ganhar influência sobre as diferentes nações que aí se digladiavam por poder e domínio territorial.

Numa mecânica de movimento circular, em que começamos o turno num ponto de partida e terminamo-lo no mesmo ponto, para depois começar novo turno, os jogadores poderão fazer diferentes ações sempre que param o seu navio, desde comércio, participar em batalhas navais, como aliados das 3 nações retratadas no jogo (Inglaterra, Espanha e França) ou até mesmo enveredar pela exploração na densa selva da costa centro-americana.

Temos, também, a oportunidade de fazer upgrades ao nosso navio, tornando as nossas ações mais poderosas e eficientes.

É um jogo altamente estratégico, com mecânicas muito interessantes, combinando um inteligente jogo de cartas com um divertido recurso a movimento espacial no tabuleiro. As regras são relativamente complexas e a duração do jogo será em média de 2h.

 


Será, certamente, um Carnaval diferente. Em casa e sem as folias habituais, mas nada nos impede de tornar este momento numa época interessante. Deixei aqui algumas recomendações, agora façam a vossa parte: joguem!



Latest in Sports