Pokémon Sword / Shield + Pokémon Sword / Shield Expansion Pass


Apanhá-los todos? Ou quase todos?

Naquele que é provavelmente o título mais longo do ano, Pokémon Sword + Pokémon Sword Expansion Pass e Pokémon Shield + Pokémon Shield Expansion Pass acabam de chegar hoje ao mercado, em formato físico, para a Nintendo Switch.

Naquilo que basicamente se pode considerar a edição completa dos jogos Pokémon Sword e Pokémon Shield, originalmente lançados há quase um ano, esta contém todos os conteúdos DLC que foram lançados ao longo deste ano através do Expansion Pass. Todo o conteúdo num só cartucho, sem a necessidade de downloads adicionais.

Se os jogos originais sofreram várias críticas como a falta de conteúdo "post-game" e o reduzido número de criaturas para apanhar em comparação com o total de criaturas existentes no pokédex completo, que na Nintendo Switch só pode ser acedido através do Pokémon Home, estes conteúdos vieram dar uma ajuda, mas não toda a que se esperava.


Esta expansão conta com duas camadas de conteúdos adicionais: The Isle of Armor e The Crown Tundra, ambas com novas zonas para explorar e mais criaturas para capturar, incluindo algumas completamente novas e outras já existentes mas com novas formas. No entanto, mesmo com todo esse conteúdo, os fãs de longa data da série Pokémon continuarão a ter o mesmo problema: não é possível apanhá-los todos.

Ainda assim, estes conteúdos enriquecem bastante a experiência dos títulos originais, não tanto em termos de história mas principalmente em atividades para se continuar a jogar, jogar, e jogar.

Em the Isle of Armor, o foco está em oferecer ao jogador ferramentas para treinar e melhorar os pokémon da sua equipa. Se no jogo base podia haver frustração ao descobrir que um pokémon que se treinou e acompanhou toda a jornada não podia ter a forma Gigantamax que outros da mesma espécie poderiam ter, agora passou a ser possível dar-lhe essa forma com os materiais necessários. Conteúdos dedicados aos jogadores mais competitivos.

Já em The Crown Tundra, o conteúdo vai de encontro ao que muitos fãs de longa data estão habituados a ver na versão final de qualquer geração, com uma nova área recheada de pokémon lendários para descobrir e capturar. Toda a nova região é recheada de mistério e, visualmente, consegue mesmo ser a mais interessante de todo o jogo. Uma das grandes novidades é um modo multijogador que leva até 4 treinadores a sequências de batalha em equipa contra criaturas em Dynamax, na qual serão recompensados tanto com o encontro de lendários das gerações anteriores, como uma elevada probabilidade de encontrar pokémon em modo "shiny", com uma cor diferente do habitual.


No fim de contas, estas expansões servem principalmente para aumentar consideravelmente a longevidade do jogo, trazendo conteúdos que, finalmente, colocam Pokémon Sword e Shield quase à altura do anterior Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon. Já não se trata só de acabar a história e ficar a treinar para combater online, há todo um mundo adicional de exploração, coleção e competição.

Seja como for, esta é sem dúvida a edição mais completa da série para a Nintendo Switch, e certamente irá acompanhar muitas consolas nas prendinhas deste Natal.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo e respectiva expansão para a Nintendo Switch, gentilmente cedidos pela Nintendo.

Latest in Sports