Pokémon Ultra Sun / Pokémon Ultra Moon
Temos de novo Alola pela frente, os Kahunas, os desafios e centenas de pokémon para capturar, treinar, trocar e muito mais! Desta vez mal começamos a aventura temos a decisão que mais a vai marcar: a escolha do starter, e de imediato escolhi Litten, preparei-me para a primeira batalha do jogo e abracei por completo a aventura. Novamente somos um promissor treinador recém chegado a Alola, onde os tradicionais ginásios são substituídos por um conjunto de Trials que temos de concluir para poder avançar para a próxima zona. Tal como em Sun e Moon a região é composta por 4 ilhas principais, que embora sejam praticamente iguais às que já conhecemos, existem nelas algumas surpresas por explorar! A temática principal desta vez é sobre Necrozma, o misterioso pokémon que tem o poder de roubar a luz, que nos lembra bastante as Ultra Beasts, e desta vez está associado a Solgaleo ou Lunala, dependendo da versão de jogo escolhida.
Visualmente ainda é um dos melhores jogos que podemos encontrar na 3DS, e tendo recebido a versão Ultra Moon para análise, grande parte do jogo foi passada na noite de Alola, noite esta que é bastante viva muito devido aos efeitos de luz que têm um certo bloom, em tudo onde a luz da lua chega. Foi sacrificado o efeito 3D quase na totalidade, e apenas em batalhas com múltiplos pokémon é que temos alguns soluços, mas Alola continua tão bela como a conhecíamos. A zona de Ultra Megalopolis impressiona, muito devido aos seus contrastes de luz, talvez por ser novidade foi o local que melhor me impressionou no jogo, mas todo o momento em si deu-me um novo entusiasmo pelo jogo. Uma mudança notável foi em algumas das músicas, mas enquanto senti que o tema de quando enfrentamos um pokémon wild esteja melhor conseguida, a das lutas contra outros treinadores tornou-se bastante mais genérica.
Temos também alguns mini-games pelo jogo, e agora podemos surfar de ilha em ilha nas costas de um Mantine, acumular pontos e trocar por itens valiosos. A jogabilidade é simples e interessante, e consegue ser um bom desafio se quisermos obter muitos pontos! Outro mini jogo é viajar pelos Ultra Wormholes, que infelizmente é uma tarefa pouco apetecível muito devido aos seus controlos, em que temos de inclinar a 3DS para controlar o personagem. Atendendo que é uma feature bastante apetecível pelo conteúdo que traz, a sua jogabilidade deixa muito a desejar.
Algo que senti durante a análise é que o jogo está mais difícil, embora que não muito. É certo não dei muito tempo para subir muito os níveis da minha equipa, ou tentar construir a equipa perfeita antes de terminar o jogo, mas quando comparado com Sun e Moon lidei com batalhas importantes em que os pokémon tinham níveis bem mais altos. Não é o hardcore mode que se calhar muitos queriam, mas recebo bastante bem o aumento de dificuldade, por dar um desafio extra e que me obriga a perder algum tempo extra a subir os níveis aos pokémon da minha equipa. Levou-me também a considerar equipas com ataques diferentes, de modo a ter o máximo de ataques diferentes à disposição.
Mas (ainda) está a ser um jogo que me vai dando bastante gosto em explorar, sendo que de momento ainda não vi tudo o que o jogo tem para oferecer. Sendo a comunicação com outros jogadores algo importante nos jogos de Pokémon, sei que depois do lançamento irei tirar melhor partido do mesmo, pelas suas trocas, batalhas e até mesmo ir buscar os meus pokémon favoritos ao Bank. Agora vou voltar a Alola, enfrentar mais desafios e apanhá-los todos!
Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo 3DS, gentilmente cedido pela Nintendo.