Samsung Galaxy Note20 Ultra 5G


Tudo começou com um simples pedido, a propósito do Xbox Game Pass que, recentemente, passou a ter incluído o serviço de Cloud Gaming para dispostitivos Android. Para o podermos experimentar nas melhores condições possíveis, a Samsung teve a gentileza de nos emprestar o seu mais recente Galaxy Note20 Ultra 5G... e que experiência foi!

Em geral, o serviço funciona surpreendentemente bem, mas é uma experiência que ainda varia bastante de jogo para jogo, acerca da qual falamos no artigo Xbox Game Pass - Cloud Gaming.

Mas nem só de jogos vive este Note20 Ultra que, durante toda a experiência, se revelou uma excelente ferramenta de trabalho! Esta não é propriamente uma review ao hardware em si (há outros meios bem mais especializados no tema), mas sim um relato de como tem sido a sua utilização, especialmente com as funcionalidades que mais chamaram à atenção.

Acima de qualquer outro componente, o mais impressionante foi sem dúvida a sua extraordinária câmara:

 
 

Graças a este equipamento, foi possível tirar fotografias que vão desde o mais ínfimo detalhe, desfocando o resto, até à maior amplitude desejada. Tanto ao perto, como a longa distância, toda a experiência com a câmara foi impressionante, o que ajudou a criar novos conteúdos com bastante facilidade.

Mesmo em termos pessoais, fora do contexto do Meus Jogos, a câmara impressiona tanto pelo que consegue captar ao perto como ao longe, seja de dia ou de noite. Tem até um modo de "captação única" que, depois de filmar durante 10 segundos, cria automaticamente várias fotos e pequenos vídeos com o que considera serem os melhores momentos. Algo particularmente útil para capturar cenas com movimento, seja um concerto, alguém a dançar, um carro a passar...

 

Tudo isto, sem qualquer esforço da parte do fotógrafo. Depois há todo um sistema manual que permite configurar ao mais ínfimo detalhe, desde a abertura ao tempo de exposição, ponto de focagem, etc., tanto para fotografia como em vídeo. Outra funcionalidade impressionante das câmaras é a capacidade de zoom óptico até 5x, ou seja, sem qualquer perda de qualidade.

No que diz respeito às câmaras, conseguem realmente ser uma grande ferramenta, tanto a nível de trabalho como em momentos de lazer.

Mas a utilidade do equipamento não fica por aqui. O Note20 conta com uma "S Pen", uma "caneta" que interage tanto com o toque no ecrã, como a apontar para ele a curta distância, para múltiplas funcionalidades. Destas, a melhor é a naturalidade com que se escreve no ecrã, sendo muito fácil fazer coisas como tirar apontamentos, ou fazer uma captura de ecrã e rabiscar ou selecionar algo que tenha chamado à atenção.

Além disso, a capacidade de reconhecimento de texto do software é excelente, o que permite facilmente pegar nos apontamentos "rabiscados" e convertê-los em conteúdo fácil de partilhar. Uma forma prática, por exemplo, de tomar as notas de uma reunião. Coisas como tirar uma foto a qualquer coisa e tirar apontamentos por cima, rapidamente se tornam intuitivas. Isto abre imensas possibilidades, como fotografar algo que foi escrito à mão e, facilmente passar para texto e depois traduzir para outro idioma.


Com um ecrã de 6.9", este não é um equipamento propriamente ideal para levar no bolso, ou para quem procura algo mais casual. No entanto, enquanto ferramenta de trabalho, consegue realmente ser muito útil e funcional, com aplicações próprias bastante úteis e uma câmara capaz de competir com equipamento profissional.

E, ao fim do dia, dá sempre para uma sessão de jogo descontraída no Xbox Game Pass.

Latest in Sports