Nuts!


Artigo por Marco Silva  


Estamos naquela altura do ano em que o frio lá fora só dá vontade de ficar em casa com um chocolate quente. Lembro-me quando vivia em Londres que os parques ficavam cheios de esquilos e que era muito giro. É com este cenário e enquadramento de estarmos em casa em família que neste artigo vos falo do Jogo Nuts!, um print and play gratuito da Green Squirrel Games.


A Green Squirrel Games nasce nesta pandemia com um objetivo mesmo muito nobre, o “Lockdown Game Design Challenge”, no qual eles se comprometem em criar 20 jogos Print and Play completamente gratuitos, para ajudar as pessoas do mundo a ficar em casa e passar o tempo de forma divertida e em família. Nuts! é o 12º jogo dessa série e vamo-nos focar nele, mas existem outros que podem experimentar, igualmente gratuitos.


O Nuts! é um jogo de memória muito simples, que pode ser jogado de 1 a 4 jogadores, e é muito rápido de jogar (20-30mins). Os jogadores são convidados a vestir a pele de um esquilo em busca de bolotas no meio de um chão cheio de folhas caídas, muito bem enquadrado no tema de outono.

 


O facto de ser um print and play significa que é um jogo em que fazemos o download dos PDFs do jogo, e temos depois todo um projeto de bricolagem para fazer 😊. É uma parte que pode ser interessante para as pessoas que gostam de trabalhos manuais, e até muito giro para fazer em família antes mesmo de começar a jogar. O resultado final é surpreendentemente gratificante, pois a Green Squirrel Games deu-se ao trabalho de criar um PDF para a própria caixa do jogo, que tem umas caixinhas individuais por cada jogador e tudo! Deixo-vos aqui um pequeno vídeo que vos ilustra bem este processo todo:



Falemos agora do jogo em si. Nuts! é um jogo de memória em que os jogadores colocam à vez pequenas peças hexagonais umas ao lado das outras e todas voltadas para baixo. O objetivo do jogo é simples: lembrar-me onde coloquei as minhas 20 peças de bolotas de entre as restantes 35 peças, minhas e dos meus adversários, na mesa. Do ponto de vista de mecânica de jogo é tudo o que esperam de um jogo de memória. O twist é que existe uma leve componente de estratégia, pois colocamos as nossas peças à vez, uma a uma no tabuleiro, e devemos usar essa oportunidade para confundir os nossos adversários, impedindo-os de fazer um grupo de peças fácil de memorizar, e colocando lá no meio peças nossas de lixo, que não precisamos de memorizar, mas que vão atrapalhá-lo no seu esquema de memória que poderá estar a fazer. Podem ver o vídeo abaixo onde explicamos as regras do jogo, e vão ver como é simples de jogar.



Do ponto de vista artístico o jogo está mesmo muito bonito, quando jogamos a 4 jogadores e cada um coloca as suas 35 peças hexagonais na mesa, o “tabuleiro” que fica criado é mesmo muito interessante graficamente, fica a parecer um chão de uma floresta no outono e nós realmente somos os esquilos à procura das bolotas, o que cria surpreendentemente um sentimento de satisfação muito interessante no jogador, quando em tantos pequenos hexágonos consegue encontrar as suas 20 bolotas.

 


No fundo, Nuts! é um jogo simples de memória, que nos consegue transportar para a pele de um esquilo em busca das suas bolotas. Sendo um print and play, é mais do que um jogo, é um projeto de “faça-você-mesmo” bem divertido, antes de se tornar um jogo. Relembro e aplaudo a Green Squirrel Games pela causa nobre que os levou a criar e oferecer de forma gratuita este e os restantes 20 jogos que se comprometeram a criar e dar ao mundo. Deixo aqui a minha recomendação para juntarem a família em torno da mesa e vestirem a pele destes esquilos em caça das suas bolotas e passarem uns momentos bem divertidos em casa, seguros, durante esta pandemia.


Podem encontrar este jogo e os restantes jogos que já se encontrarem lançados da Green Squirrel Games no link abaixo.

Boas jogatanas, e neste caso, boas bricolagens 😉

https://www.greensquirrelgames.com/games 


Latest in Sports