PlayStation 5


A PlayStation 5 chega hoje a Portugal, com uma elevada procura da parte do público nacional. Com um design arrojado e um alto desempenho, a consola procura trazer para esta nova geração mais do que melhores gráficos: melhores experiências. Com o que poderão os seus novos utilizadores contar?

Aqui no Meus Jogos, a PlayStation Portugal teve a gentileza de nos ceder uma unidade da PlayStation 5, tanto para que possamos testar a consola como os grandes títulos que para ela virão. Podem ver as nossas primeiras impressões com o hardware em Fora da Caixa: PlayStation 5.

Passado pouco mais de uma semana com a consola em casa e diversos títulos para experimentar, esta tem-se comportado de uma forma impecável, completamente silenciosa mesmo ao fim de várias horas seguidas a jogar. Caso para dizer adeus às ventoinhas da geração anterior. Um cuidado a ter, naturalmente, é colocá-la num local com espaço suficiente para uma boa circulação do ar, quer seja na horizontal ou na vertical. Para quem a queira ter na posição vertical, é também importante não que não se esqueçam de colocar a base de suporte, que virá incluída na caixa.

Dito isto, instalar e ligar a consola à TV é um processo ultra simples. Para quem tem também uma PS4, estará à disposição um passo adicional que irá permitir copiar tanto os dados de gravação como os próprios ficheiros dos jogos lá instalados. Algo que, naturalmente, poderá ser feito depois.

Tudo pronto? Bora jogar!


Todas as consolas irão trazer incluído o jogo Astro's Playroom, que irá certamente deliciar os novos utilizadores, oferecendo tanto um divertido jogo como uma espantosa demonstração de todas as funcionalidades do novo comando DualSense! No lançamento da consola, não há ainda muitos títulos a tirar partido destas funcionalidades, pelo que este acaba por ser uma forma de mostrar todo o potencial que outros developers poderão vir a utilizar. Isso, e o pequeno Astrobot é uma grande mascote 💙

Depois desta experiência, outros jogos que já tiram partido do novo comando são, por exemplo, os novos Marvel's Spider-Man: Miles Morales e o Demon's Souls, ou a nova versão optimizada de Devil May Cry 5 Special Edition.


Mas se o comando impressiona, o que dizer dos visuais? O exclusivo Demon's Souls é, por enquanto, o melhor exemplo de como o ray tracing pode fazer toda a diferença em termos visuais, dando um realismo aos videojogos que pura e simplesmente não se encontrava na geração anterior. Mas atenção, que apesar dos fascinantes visuais, este está longe de ser um título para jogadores ocasionais.

A outra grande novidade da consola, porém, irá requerer um bom headset para se tirar partido do novo "3D Audio", um passo acima do "surround" que permite de uma forma bastante natural identificar a posição e distância das coisas em relação ao jogador. É algo difícil de explicar por si só, mas que os possuidores da consola rapidamente poderão experimentar: basta ligar um headset (seja à consola ou ao comando), entrar no Astro's Playroom e passear com a personagem pelo meio das restantes, para rapidamente perceber a diferença! Entre outras coisas, é certinho que os jogos de terror terão aqui muito a explorar.


Nova consola, nova interface. O menu principal da PlayStation 5 dá um claro destaque aos jogos propriamente ditos, deixando coisas como as definições num menu mais pequeno, no canto superior direito. Há também uma clara separação entre os videojogos e os conteúdos multimédia, facilmente alternados a partir do canto superior esquerdo, permitindo aceder a aplicações como o YouTube ou o Spotify, entre outras.

Se os troféus já eram algo valorizado por muitos jogadores na PS4, agora saltam mesmo para a ribalta, com a clara percentagem de troféus conquistados a servir de métrica para se ter feito tudo o que lá haveria a fazer. Mesmo a partir dos jogos, basta premir o botão da PS no comando para abrir todo um leque de cartas, que tanto pode conter a listagem dos troféus por colecionar, como outros desafios criados pela equipa de desenvolvimento. Por exemplo, em Astro's Playroom, além dos troféus as cartas mostram também as diferentes áreas de jogo e percentagem para completar, servindo de atalho para o respectivo nível.

Outra grande mudança está no menu "rápido", ao qual se pode aceder facilmente a algumas definições como o volume, o estado online, ou colocar a consola em modo sleep ou desligada, entre outras coisas. Agora, todas essas opções surgem na parte inferior do ecrã, o que até requer alguma habituação mas no fim de contas tem uma boa apresentação.


Como habitual no lançamento de uma nova consola, ainda são poucos os títulos que tiram o máximo partido do seu potencial. Basta pensar que, quando saiu a PlayStation 4, longe estaríamos de imaginar títulos incríveis como o God of War, Ghost of Tsushima ou até mesmo o Marvel's Spider-Man.

É precisamente esta sensação que, em pleno dia de lançamento, a consola consegue transmitir. Com experiências já incluídas de raiz para demonstrar todo um potencial, jogos como Miles Morales e Demon's Souls são um óptimo ponto de partida para toda uma geração de novas experiências, emoções e sensações.

Afinal, como o próprio slogan diz, jogar não tem limites!

Latest in Sports