Xbox Game Pass - Cloud Gaming


Jogos Xbox a correr via stream no telemóvel?! Mal chegou aos dispositivos móveis Android, fui a correr pegar no meu smartphone baratucho para o experimentar... o que rapidamente acabou em desilusão.

Rapidamente percebi que seria preciso um topo de gama, para perceber como funcionaria o serviço nas melhores condições possíveis. Foi neste contexto que a Samsung teve a gentileza de nos emprestar o seu mais recente Galaxy Note20 Ultra 5G.

Para quem desconhece, Xbox Game Pass é um serviço que, através de uma subscrição bastante acessível permite aceder a todo um catálogo de jogos com mais de 100 títulos diferentes à disposição. Na opção mais completa desta subscrição, Xbox Game Pass Ultimate, os jogadores podem aceder ao catálogo completo de jogos que estão disponíveis, sejam eles para PC, Xbox, ou através de stream para dispositivos móveis.

Oficialmente, a componente Cloud Gaming encontra-se ainda na fase beta, servindo como aviso que ainda haverá coisas a melhorar até que seja um produto "final". Ainda assim, mal sugiu esta oportunidade com o Note20, o Xbox Game Pass foi a primeira aplicação a instalar.


A partir da app, na secção de jogos disponíveis na cloud, há toda uma categoria dedicada a jogos que estão optimizados para ser controlados via touch-screen, sendo que os restantes recomendam a utilização de um comando adicional (havendo toda uma gama de bons acessórios para o efeito). 

Como primeira experiência, a escolha foi para o Minecraft Dungeons. Este é um jogo visualmente simples, bem ao estilo Minecraft, mas onde o tempo de resposta nos controlos pode fazer toda a diferença, especialmente nas áreas recheadas de inimigos. A grande surpresa foi que o jogo corre quase tão bem como se estivesse a correr nativamente no Note20, com um soluço ocasional na taxa de refrescamento, mas nada de especial.

Aliás, mesmo a jogar com comando, via bluetooth, no que diz respeito aos jogos mais simples, os controlos foram sempre impecáveis, sem qualquer desfasamento.


Infelizmente, o mesmo não ocorre com alguns jogos mais exigentes, embora varie de jogo para jogo. Doom Eternal em single-player, por exemplo, comportou-se bem apesar de algum "blur" na imagem. Já o Forza Horizon 4, foi o que mais problemas apresentou, tanto em termos de taxa de refrescamento visual, como a nível de controlos, havendo um considerável tempo de espera entre o premir de um botão e a resposta no jogo, o que leva tanto a saídas da pista como colisões, arruinando assim a experiência.

Estando esta componente do serviço ainda em fase beta, ainda é algo mais próximo de um bónus para os subscritores do Game Pass do que propriamente uma razão principal para o adquirir. Ainda assim, a maior parte dos jogos lá disponibilizados já oferece uma qualidade bastante próxima do que se teria ao jogar, diretamente, no PC ou numa consola, o que é sem dúvida um bom sinal para o futuro.

Latest in Sports