Sackboy: A Big Adventure


Depois de tantas brincadeiras na série Little Big Planet, recheadas de puzzles e criatividade, o pequeno e adorável Sackboy parte agora na sua maior aventura, neste título já disponível para a PlayStation 4 e PlayStation 5.

Sackboy: Uma Grande Aventura (o seu nome em Português) é um jogo de plataformas 3D com uma estética adorável, cujos cenários e personagens são feitos de tecido, algodão e também cartão. Tudo começa quando Vex, o grande vilão, decide transformar o mundo Craftworld numa terra de pesadelos, raptando para isso todos os seus habitantes. Todos... menos um! E assim começa esta aventura do Sackboy.


O jogo consiste num variado conjunto de níveis que, apesar de serem totalmente 3D, contam com uma câmara fixa que vai acompanhando o pequeno herói, enquanto este vai colecionando esferas e derrotando inimigos até ao objetivo final. Apesar de serem geralmente muito lineares, todos os níveis contam com uma série de segredos que convidam à exploração de todos os cantos e mais alguns. O facto da câmara ser fixa ajuda a "esconder" caminhos secretos, embora os mais atentos consigam reparar facilmente neles.

Conforme se vai avançando, vão sendo desbloqueados novos fatos e equipamentos que irão personalizar radicalmente o aspecto da personagem, podendo-se tornar o Sackboy na mistura mais louca de características que se pretender. Isto ajuda, principalmente, no modo multijogador, onde cada um terá a cosmética que bem entender. O jogo permite que até 4 jogadores se juntem nesta aventura em modo local, o que faz desta uma boa experiência familiar caso tenham comandos DualSense adicionais. Está prometido para breve um modo online, que permitirá jogar com amigos quer estejam na PS4 ou na PS5.

Em geral, este é um jogo bastante acessível, com uma jogabilidade simples e um mundo muito agradável em termos visuais. Para quem gosta de fazer 100% em tudo, há aqui muito para explorar dentro dos níveis até o completar, incluindo níveis especiais com tempo limite para se ter a melhor pontuação. Por outro lado, não há muito em que se destaque de outros jogos do género.


Para quem acaba de comprar uma PlayStation 5 e procura uma experiência acessível e familiar, esta grande aventura de Sackboy é bastante fácil de recomendar. Mas não é por isso que deixa de ser um bom presente para a PS4 neste Natal!

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 5, gentilmente cedido pela SIEE.

Latest in Sports