Boardgames - Novidades de Dezembro


Com o Natal à porta, deixamos aqui as novidades aguardadas para o mês de dezembro que, caso se confirmem os seus lançamentos antes de dia 25, certamente darão umas excelentes prendas, de acordo com as preferências dos utilizadores do site BoardGameGeek.


1 – Dune: Imperium

Editora: Dire Wolf

Criador: Paul Dennen

Arte do jogo: Clay Brooks e Nate Storm


Dune: Imperium usa construção de deck para adicionar um ângulo de informação oculta à colocação tradicional de trabalhadores, de 1 a 4 jogadores, com uma duração de 60 a 120 min. a partir dos 14 anos.

Em Dune: Imperium começamos com uma carta líder única, bem como um deck idêntico aos adversários, e conforme adquirimos cartas e construímos o nosso deck, definimos os nossos pontos fortes e fracos. As cartas permitem que se envie os Agentes para determinados espaços no tabuleiro, de modo que a evolução do deck afeta a estratégia. 

Podemos tornar-nos mais poderosos militarmente, capazes de enviar mais tropas do que os adversários ou podemos adquirir cartas que dêem uma vantagem com as quatro fações políticas representadas no jogo: o Imperador, a Guilda Espacial, a Bene Gesserit e os Fremen.

Derrote os seus rivais em combate, navegue com astúcia pelas fações políticas e adquira as preciosas cartas “The Spice Must Flow” para levar a sua Casa à vitória!


2 - Praga Caput Regni

Editora: Rio Grande Games

Criador: Vladimír Suchý

Arte do jogo: Milan Vavroň


Carlos IV foi coroado rei da Boémia e governante do Sacro Império Romano. Do seu castelo em Praga, ele supervisiona a construção de novas fortificações: uma ponte sobre o rio Moldava, uma universidade e uma catedral erguendo-se dentro das muralhas do próprio castelo. Praga já está entre as maiores cidades da Europa. O rei Carlos IV torna-la-á a capital de um império!

Um jogo de 1 a 4 jogadores, com uma duração de 30 a 120 min.  a partir dos 12 anos, em Praga Caput Regni, os jogadores assumem o papel de cidadãos ricos que estão a organizar vários projetos de construção na Praga medieval. Expandindo a sua riqueza e participando na construção, ganham o favor do rei. Os jogadores podem escolher entre seis ações no tabuleiro de jogo que estão sempre disponíveis, mas que são ponderadas com uma gama de custos e benefícios em constante mudança. Usando essas ações, podemos aumentar os nossos recursos, melhorar a força das ações escolhidas e construir a "Nova Cidade de Praga", a Ponte Carlos ou as muralhas da cidade, ganhar ações adicionais ou até mesmo participar na construção da Catedral de São Vito.

Os jogadores descobrirão sinergias entre ações cuidadosamente cronometradas e as recompensas da construção de projetos cívicos à medida que todos os mecanismos se combinam. No final da partida, o jogador que mais impressionou o Rei Carlos IV vence.


3 - Rocketmen

Editora: PHALANX

Criador: Martin Wallace

Arte do jogo: Jakub Fajtanowski, Bartek Jędrzejewski, Miłosz Wojtasik


Eles estabeleceram os seus impérios de inovação e tecnologias revolucionárias num planeta um tanto comum que gira em torno de uma estrela bastante comum. Anos de trabalho árduo e dedicação inabalável à sua visão clara de olhar além das labutas e tarefas diárias da civilização humana cimentaram a sua reputação como os antepassados da humanidade futura. Secretamente, nunca pararam de sonhar com o propósito de todas as suas ações e feitos empreendedores - alcançar as estrelas. Agora, chegou a hora de darem um segundo salto gigante para a humanidade, para fazer dos confins do sistema solar a sua casa. Apenas um deles entrará na história como o primeiro explorador do espaço e uma pessoa que verdadeiramente forjou a sua vontade e poder de acordo com as palavras ousadas: citius, altius, fortius - mais rápido, mais alto, mais forte.

Em Rocketmen, um jogo de 1 a 4 jogadores, com uma duração prevista de 30 a 90 min. a partir dos 14 anos, mergulhamos numa corrida em ritmo acelerado até à fronteira final: o espaço. Um confronto de construção de deck, de decisões rápidas e escolhas táticas, Rocketmen dá-nos a sensação de estar no banco da frente dum espetáculo tecnologicamente maravilhoso de exploração espacial. Depende das suas habilidades de previsão e habilidades de gestão de recursos para determinar que tipo de esforço seria mais adequado para pavimentar o caminho para os vizinhos celestiais da Terra. Não importa se seria um satélite de órbita baixa da Terra ou uma base tripulada destinada ao Planeta Vermelho; planeie a sua missão com cuidado, equipe as suas naves e foguetes habilmente, mas não hesite quando o seu instinto lhe diz quando é hora de lançar!

O universo pode esperar por si eternamente, os seus adversários não vão! 


 

4 e 5 - Draftosaurus: Aerial Show e Marina

Editora: Ankama

Criadores: Antoine Bauza, Corentin Lebrat, Ludovic Maublanc e Théo Rivière

Arte do jogo: Jiahui Eva Gao


Duas expansões para o jogo Draftosaurus de 2 a 5 jogadores, com duração de 15 a 20 min. a partir dos 8 anos.

Aerial Show expande os limites do seu parque e adiciona uma nova espécie ao projeto: pterodáctilos! 

A expansão Marina, também expande os limites do seu parque e adiciona uma nova espécie diferente da expansão Aerial: o plesiosaurus!

Esta expansão para Draftosaurus adiciona um tabuleiro de dupla face que cada jogador pode combinar com o seu parque existente para adicionar uma nova zona de montanha ou de rio. Pterodáctilos são os únicos dinossauros que podem ser colocados nesta parte do tabuleiro, e cada um dos seus ninhos oferece-nos um bónus específico, desde pontos extra a imunidade ao dado de colocação!

No caso da Marina, os plesiossauros são os únicos dinossauros que podem ser colocados nesta parte do rio, ganhando pontos no final da partida. Para mover o seu plesiossauro rio abaixo e ganhar mais pontos, devemos colocar outras espécies específicas no parque para desbloquear as represas uma por uma!



6 - Aliens: Another Glorious Day in the Corps

Editora: Gale Force Nine, LLC

Criador: Andrew Haught

Arte do jogo: Jose David Lanza Cebrian, Victor Pesch


Aliens: Another Glorious Day in the Corps é um jogo de sobrevivência cooperativo no qual nós e a nossa equipa de fuzileiros navais coloniais especializados nos equipamos com grande poder de fogo e nos dirigimos para Hadley’s Hope para encontrar sobreviventes e respostas. Mas não estamos sozinhos. Para sobreviver, precisaremos de trabalhar juntos, manter a calma para lutar contra as implacáveis  emboscadas de Xenomorph e sairmos de lá vivos.

De 1 a 6 jogadores, com duração de 15 a 120 min. a partir dos 14 anos, os jogadores podem jogar até seis missões diferentes, levando-os a diferentes áreas, desde a instalação de terraformação de Hadley’s Hope até aos profundos e escuros ninhos de Xenomorph. Aliens também oferece um modo de campanha emocionante para jogar quatro das missões interligadas, onde os jogadores terão de lutar contra ataques implacáveis de Xenomorph  e manterem-se vivos até o final da campanha. As duas missões restantes são puramente sobre a sobrevivência, é matar ou morrer. Os jogadores entram no jogo com nada mais do que uma pistola. Precisaremos de encontrar armas e equipamentos enquanto hordas de alienígenas Xenomorph estão a tentar alcançar-nos. Quanto tempo conseguimos sobreviver contra todas as probabilidades?

Com estas novidades, eu tenho “debaixo de olho” as expansões para Draftosaurus pois tenho o jogo base e achei um filler muito engraçado, e claro, Praga Caput Regni que está na minha lista de prendas de Natal.



Novidades Kickstarter
por Ricardo Jesus


P'achakuna
https://www.kickstarter.com/projects/marcduer/pachakuna     
Campanha termina a 02 de Dezembro

Criadores: Stefan Kraft, Moreno Vogel
Arte do jogo: Johanna Tarkela
Editora: Treecer

O jogo P'achakuna leva-te numa viagem ao coração dos Andes na companhia do teu melhor amigo - a lama. As lamas brancas só se podem mover pelos vales verdes, enquanto as lamas negras só podem escalar as montanhas rochosas. Seja qual for a cor que escolhida, o teu objetivo é o mesmo: recolher tinta ao longo do caminho e visitar as várias aldeias das montanhas e fornecer a tintura que tanto desejam.

Em P'achakuna, cada jogador começa com uma lama de sua cor no centro do tabuleiro na vila branca, carregando um marcador de tintura branca. O tabuleiro é composto por peças hexagonais que são um misto de vale e montanha. Seis aldeias estão localizadas no perímetro do tabuleiro do jogo, cada uma correspondendo a uma cor. Cada aldeia indica duas cores de tintura (diferentes da sua) de que está à procura, uma valendo mais que a outra.

No seu turno, cada jogador começa por girar uma peça desocupada (ou duas pagando dois recursos de tinta) para criar caminhos que ajudem as suas lamas chegar aos destinos desejados. Depois, move cada uma das suas lamas (pelo menos um espaço) até onde o terreno o permitir.


Ao chegar a uma aldeia, a tintura carregada pela lama é trocada por outra da cor da aldeia. Se cor trocada corresponder a uma das quais a aldeia precisa são adicionadas 1 ou 2 tintas (dependendo de ser a mais valiosa ou não) dessa cor à reserva do jogador. Se a cor adicionada à reserva ainda não constar na linha de pontuação do jogador, este pode colocá-la lá. Adicionalmente, um jogador pode trocar 4 marcadores de tintura da reserva pessoal por uma nova lama, até um máximo de 3.
O primeiro jogador que conseguir colecionar todas as cores ganha!



The Pursuit of Happiness - Big Box and Nostalgia expansion
https://www.kickstarter.com/projects/241478362/the-pursuit-of-happiness-big-box     
Campanha termina a 04 de Dezembro

Criadores: Adrian Abela, David Chircop
Arte do jogo: Panayiotis Lyris
Editora: Artipia Games

Todos nós temos um desejo comum: a felicidade. À medida que vamos vivendo o dia-a-dia, dando passos em busca da felicidade compreendemos que, no final, ela se encontra no caminho que é percorrido. (deixo “en passant” esta pérola de sabedoria :P)

The Pursuit of Happiness é um jogo onde acompanhas um personagem desde o seu nascimento e decides como ele investe o seu tempo à medida que cresce e o tempo passa. Usando um mecanismo de alocação de trabalhadores, onde cada trabalhador representa uma porção de tempo, inicias projetos, arranjas empregos, compras itens, começas relacionamentos, crias a tua família. As possibilidades são infinitas enquanto vives a vida que desejas. O fim do jogo acontece quando a personagem de cada jogador falecer (de idade avançada ou stress) e ganha aquele que obteve mais felicidade durante a sua vida. 


Esta edição vem numa “big box” dimensionada para conter todas as expansões do jogo, assim como a nova expansão “Nostalgia” que adiciona objetivos onde os personagens podem perseguir os sonhos que tinham quando eram crianças (passando a mensagem que nunca é tarde para começar a lutar pelos nossos sonhos!).

O jogo é fácil de explicar e intuitivo pois espelha bastante bem a vida real, sendo o jogo de tabuleiro que mais se assemelha ao jogo digital “The Sims”. 


The Transcontinental
https://www.kickstarter.com/projects/wheelhousegames/the-transcontinental  
Campanha termina a 10 de Dezembro

Criadores: Glen Dresser
Arte do jogo: Glen Dresser
Editora: Wheelhouse Games

Em 1871 o Canadá inicia um grande empreendimento: a construção do caminho-de-ferro transcontinental para ligar as províncias da costa este já estabelecidas com as províncias da costa oeste recém-adicionadas ao território. No meio encontrava-se o vasto interior não desenvolvido. Seria um projeto de definição da nação, moldando não apenas a economia do jovem país, mas também sua identidade.

O Transcontinental é um Eurogame de complexidade média com mecanismos de alocação de trabalhadores, pick&deliver e controlo de área sobre o desenvolvimento do caminho ferroviário transcontinental do Canadá.


Os jogadores são empreiteiros que trabalham para concluir a ferrovia. Eles enviam telegramas para locais situados ao longo da linha férrea (colocação de trabalhadores) - reservando esses espaços de ação. O comboio, ao deslocar-se ao longo da linha, vai ativando os trabalhadores à medida que se cruza com eles. Os jogadores carregam e descarregam mercadorias e pessoas partilhando a capacidade comum dos vagões do comboio. Estes recursos são depois usados para concluir empreendimentos que vão desde serrações a fazendas, cidades a parques nacionais, ou podem ser usados na licitação que ocorre todos as rondas para ampliação da ferrovia. 
 
Adicionalmente, os jogadores podem adquirir e jogar poderosas cartas de aliado (inspiradas nas figuras históricas que participaram na altura neste empreendimento) de uso único, que podem potenciar as ações realizadas ou facultar novas ações e/ou recursos.

Um jogo a não perder, que oferece um novo olhar sobre a mecânica de alocação de trabalhadores com uma temática fortemente assente nos eventos ocorridos durante a construção da linha ferroviária transcontinental do Canadá.


The Specialists
https://www.kickstarter.com/projects/explor8/the-specialists-boardgame-0    
Campanha termina a 12 de Dezembro
 
Criadores: Marco Canetta, Stefania Niccolini, Dimitri Perrier, Anne-Catherine Perrier
Arte do jogo: Christine Alcouffe
Editora: Explor8

Sete roubos para tornares o teu gangue lendário ... O desafio de uma vida! Escolhe os local para o assalto, estabelece um plano, recruta especialistas qualificados, adquire o equipamento necessário e prepara-te para qualquer coisa! 

Em The Specialists, os jogadores adquirem um dado por turno de uma pool comum e usam os dados até aí adquiridos para recrutar especialistas ou informadores, ativar especialistas para obter equipamento ou mais dados. Reúne o equipamento e as habilidades necessárias para assaltares umas das várias cidades em jogo. Cada cidade só pode ser assaltada uma vez por cada jogador e só nos locais que ainda não tenham sido alvo deste infortúnio, portanto quanto mais rápido conseguires os requisitos para o roubo, melhor é a tua escolha dos locais que podes assaltar (casinos, joalharias, bancos, etc.), e melhor a recompensa!

O jogo termina assim que um jogador executar 7 assaltos com sucesso ou forem esgotadas as cartas de informador. O gangue que conseguir somar o maior número de milhões ganha!


USS Freedom
https://www.kickstarter.com/projects/dreamcraftgames/uss-freedom  
Campanha termina a 04 de Dezembro

Criadores: Aiollus, VantoN
Arte do jogo: Mike Katoglou, Vaggelis Manousakas, Rafael Dioli
Editora: Dreamcraft Games

USS Freedom é um jogo de tabuleiro cooperativo, de exploração livre com temática espacial. O jogo consiste numa campanha composta por 36 sessões de jogo, onde em cada sessão os jogadores escolhem a sua equipa por entre as personagens que ainda restam vivas (de um total de 32) para enfrentar um dos encontros de entre os 6 disponíveis que a USS Freedom tem pela frente.

Os encontros podem ser de vários tipos: estabeler contatos com raças alienígenas, caçar monstros na superfície de planetas, combate espacial contra outras naves ou mesmo enfrentar seres espaciais gigantescos denominados de titãs. Como recompensa por cada encontro com sucesso, os jogadores podem adquirem reputação, dinheiro, mercadorias (ilegais ou não) ou Aether, usado para melhorar os cristais das bolsas de Aether que cada jogador usa para ativar as ações das personagens.

No fim de cada sessão é possivel vender ou comprar mercadorias no sector onde a USS Freedom se encontra e usar esse dinhero para melhorar partes da nave (por exemplo, comprar mais geradores de energia, novas armas, mais escudos, etc).


O objetivo final será convencer uma das principais raças alienígenas (11 no total) a ceder a sua tecnologia de distorção do tempo para que os heróis possam voltar ao passado e salvar a Terra. Mas para tal é necessário estabelecer a reputação máxima com essa raça, assim como satisfazer as suas condições de vitória (cada raça tem a sua condição de vitória).
 
Tornar-te-ás um comerciante do espaço, negociando mercadorias legais (ou mesmo ilegais)? Um cientista, desvendando os mistérios de estranhos fenómenos espaciais? Ou talvez, um caçador de criaturas perigosas que vivem em planetas exóticos? Irá a promessa de riqueza fácil levar-te a ser um pirata espacial e emboscar outras naves? Ou irá a fama irresistível de salvador de mundos levar-te a enfrentar inimigos monstruosos do espaço? A escolha é tua!

Aqua Garden
https://www.kickstarter.com/projects/uchibacoyapiece/aqua-garden-become-an-owner-of-an-aquarium-1-4-players   
Campanha termina a 14 de Dezembro

Criadores: Totsuca Chuo
Arte do jogo: Urabe Rocinante, Sai Beppu
Editora: Uchibacoya, Underdog Games 

Aqua Garden é jogo para 1-4 jogadores onde o objetivo é criar o melhor aquário.

Cada jogador tem uma ficha na trilha de ações e a ordem de jogo é definida pela a ficha que está mais atrás (tal como no Tokaido). Este jogador depois avança a sua ficha para uma casa de ação desocupada e procede à ação escolhida: recolher todos os peixes na oferta que correspondam à imagem do peixe na casa onde está a ficha ou, se for numa casa de publicidade, escolher uma carta de publicidade e ganhar dinheiro de visitantes por cada peixe no aquário que corresponda ao peixes na carta. Adicionalmente é possivel comprar quaisquer peixes, algas e corais disponíveis no mercado.
 

Antes de colocar os peixes, algas ou corais adquiridos no aquário, o jogador tem de mover o seu trabalhador 1 a 3 casas, seguindo um trajeto circular no aquário. Depois pode distribuí-los pelos 2 tanques adjacentes ao trabalhador, respeitando os requisitos de oxigénio de cada peixe e o oxigénio restante em cada tanque e incompatibilidade de espécies no mesmo espaço.

A estratégia está em conseguir certos conjuntos nos tanques para resolver missões ou ganhar dinheiro com eventos que incidem sobre os 2 tanques de exposição. No final, ganha o jogador com mais pontos. Estes serão calculados com base nos tipos e quantidades de peixes no aquário e missões concluídas.


DICE Podcast

Aqui ficam os últimos episódios do DICE Podcast:

Como fazer crescer a colecção sem secar a carteira
Crescer a coleção sem secar a carteira parece uma utopia, mas há sempre promoções, "borlas", e amigos a quem comprar um jogo que eles já não queiram.
Descubram os nossos "segredos" de como poupar neste episódio!


Serious Gaming - Aplicações Práticas de jogos de tabuleiro (com Micael Sousa)
Neste episódio, falamos sobre "serious gaming", ou seja, as aplicações de jogos a situações bem reais.
Para isso, convidámos o Micael Sousa, que está connosco neste episódio. Juntem-se a nós e disfrutem!


Aproveitamos também para lançar a iniciativa DICE TOP, onde fazemos um TOP relacionado com algum tema. Por este ser o primeiro, decidimos fazer um TOP 10 Geral.

[DICE TOP] – Top 10 Geral
Nestes episódios especiais, contamos com a ajuda do Daniel Alexandre.
Podem ver este episódio em formato vídeo, no Youtube: 

Parte 1: 

Parte 2:

Ainda vamos voltar neste ano de 2020, com as novidades para janeiro de 2021. Até lá!

Latest in Sports