Serious Sam Collection
O Serious Sam : Second Encounter veio melhorar alguns aspetos do seu antecessor e com um arsenal novo, este foi sem dúvida alguma o auge da série. Uma vez mais, narrativa que não tem qualquer interesse, porque o objetivo do jogo não é esse de todo. Mas a diversão, é garantida, se desejam jogar algo que seja para passar tempo, dar gargalhadas e contar com todo o tipo de armas desde canhões, caçadeiras e moto serras, Serious Sam : Second Encounter é um obrigatório. Se nos dias de hoje continua a ser divertido? Os dois primeiros títulos são um espetáculo e mesmo após os 19 anos de vida, estão perfeitamente bem jogáveis, aliás, assim que peguei em ambos para analisar, fiquei pelo menos duas horas em frente à TV coladíssimo.
Foi então tempo de experimentar Serious Sam 3 e perceber qual foi a razão por eu na altura ter evitado este capítulo, se achei tanta piada aos dois primeiros. Foi demasiado óbvio o facto de ter ignorado o terceiro jogo mal comecei a jogar nesta versão lançada agora na nova geração. A jogabilidade é fraca, a sensação de velocidade desvaneceu, já não se encontram campos gigantes abertos para a destruição massiva das hordas dos inimigos, agora eles vêm as “prestações”, tudo está errado com o Serious Sam 3 e essa é uma das razões por o jogo não ter sido sequer mencionado por ninguém, assim sendo, este capítulo pode e até deve ser evitado pois é uma tortura jogar ao contrário do que acontece com os primeiros dois.
Esta coletânea traz também os DLC’s, do segundo e terceiro jogos. Como referido antes, a não ser que queiram muito jogar o terceiro, há um DLC disponível, no entanto recomendo jogarem o DLC do Second Encounter porque aqui sim, a diversão é a dobrar.
Há um modo Survival, como o nome indica, é necessário sobreviver a ondas de inimigos, se já na campanha é complicado e podem alterar a dificuldade do jogo, neste modo é mesmo para os mais experientes. Existe também um modo split-screen e um modo online para o terceiro jogo o qual não tive a oportunidade de jogar pois não foi possível encontrar jogadores.
Serious Sam Collection conta com 2 títulos brilhantes, para os fãs, a um preço acessível, vale a pena recordar, para aqueles que nunca jogaram, este é um excelente título para conhecerem um dos jogos mais fantásticos da era 2000 para PC. É fácil de se pegar e jogar, saves e loadings rápidos, velocidade frenética, os dois primeiros títulos são uma maravilha e continua tão bons quanto antes, o maior problema é no caso de jogarem numa consola e utilizarem um comando, este jogo quase que obriga um teclado e rato, tal como acontece com Doom Eternal por exemplo, é um jogo demasiado veloz para se movimentar a mira com um analógico, quase exigindo assim, um rato para o movimento.Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox One, gentilmente cedido pela Cosmocover.