Astro's Playroom


Todos os compradores da PlayStation 5 irão ter, pelo menos, um jogo em comum: Astro's Playroom será gratuito e pré-instalado para todos os utilizadores e tem como objetivo dar a conhecer as novidades do comando da PS5, o DualSense. Mas será apenas uma "tech demo"?

Ao ligar o jogo pela primeira vez, o jogador é levado diretamente para um tutorial que apresenta as diversas funcionalidades do DualSense. Para primeiro contacto com o comando, é deveras impressionante, especialmente no que diz respeito ao "haptic feedback" e aos "gatilhos adaptativos". O primeiro, leva essa tecnologia a um impressionante patamar, fazendo o comando transmitir todo o tipo de sensações, passando até de uma mão para a outra. Já o segundo parece magia, conseguindo mudar a resistência nos gatilhos L2 e R2 conforme as situações nos jogos. Mas calma, isto é apenas o tutorial.


Afinal, parece que dentro do comando há um Astro! O pequeno robô, que começou com uma "tech demo" de realidade aumentada chamada "The PlayRoom" e seguiu pela realidade virtual em "Astro Bot Rescue Mission", está mesmo a tornar-se uma memorável mascote para a PlayStation, uma que agora irá acompanhar todas as consolas PlayStation 5.

Saído do comando, Astro está num mundo recheado de outros pequenos robôs e diversos componentes tecnológicos, incluindo uns gigantescos que servem de portais para 4 mundos distintos, onde a principal aventura irá acontecer. Aí sim, entra em jogo tudo o que este DualSense consegue fazer! Astro's Playroom é principalmente um jogo de plataformas em 3D, com um simples conjunto de movimentos: correr, saltar e manter-se uns segundos no ar, atacar com um simples soco e, finalmente, agarrar e atirar objectos.


Em cada mundo há uma temática diferente, mas todas têm uma coisa em comum: uma peculiar nostalgia que mistura os visuais de circuitos eletrónicos com ambientes e referências familiares a todos os fãs de videojogos - por vezes nos locais mais inesperados. Pelo meio, está espalhada uma incontável quantidade de bots a cuidar das suas vidas, incluindo a fazer "cosplay" de algumas personagens bem famosas, mas há também vários inimigos com os quais é preciso ter cuidado. Sendo uma experiância familiar, porém, o jogo conta com vários checkpoints ao longo da aventura que, por si só, já é relativamente fácil.

A jogabilidade, além de ser bastante intuitiva, também explora diferentes funcionalidades graças a diversos equipamentos que o Astro utiliza nos diferentes níveis. Por exemplo, uma nave especial controlada com os gatilhos, cujos rockets são mais intensos quanto mais fundo ele forem premidos, ou uma bola cujos movimentos são controlados através do painel tátil do comando. Há mesmo muita variedade e, acima de tudo, criatividade.


Pelo meio, há imensos segredos para descobrir e objetos para colecionar. Além de moedas para se ir apanhando ao explorar, os níveis contam com pequenos desvios e desafios que permitem capturar peças de puzzles (que permitirão depois decorar todo um mural) e impressionantes tesouros: modelos 3D de todas as consolas PlayStation até hoje, juntamente com os seus periféricos, acessórios... aqui nem a PS Vita caiu no esquecimento!

À conta disto, há toda uma sala do jogo dedicada a esta coleção, um verdadeiro museu dedicado a toda a PlayStation e as anteriores, e só por isso o jogo consegue mesmo incentivar a completar os 100%. É um belo começo de uma geração, quando a própria plataforma reconhece todo o seu passado. Para os fãs, será certamente uma grande nostalgia, e para os novatos toda uma sessão de apresentação. Como que um belo retrato de família.


Um pequeno jogo, mas com grandes feitos, pode muito bem ser a propulsão do pequeno Astro Bot para a grande mascote da PlayStation. Astro's Playroom é surpreendentemente divertido, recheado de detalhes e referências. Ao trazê-lo gratuitamente incluído desde o dia de lançamento, é como se a própria PlayStation 5 falasse, e desse ao jogador as boas-vindas!

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 5, gentilmente cedido pela PlayStation Portugal.

Latest in Sports