DIRT 5


A série DIRT já não é desconhecida para os amantes de rally e com a chegada da nova geração de consolas, chega também um novo título da Codemasters, DIRT 5 que se encontra também disponível para a atual.


Antes de mais nada é necessário realçar que DIRT 5 está um jogo mais árcade que o seu primeiro título, além de que todas as corridas decorrem em circuitos fechados, fugindo ao puro rally, enfrentando agora adversários em tempo real.

O jogo apresenta uma boa variedade de modos disponíveis. O menu inicial conta com um modo Career, Online, Arcade e Playgrounds excluindo o modo Garage e Profile. A jogabilidade árcade é um ponto positivo para chegar a mais jogadores mas afasta aqueles que gostam dum verdadeiro desafio, contudo, possivelmente irá agradar a todos visto que podem sempre aumentar a dificuldade das corridas. Os veículos são todos licenciados, um grafismo impecável, banda sonora adequada e que acompanha as partidas, pistas em vários pontos do mundo como Grécia, Brasil, Itália, China, Estados Unidos da América, Noruega etc... DIRT 5 entra bem na nova geração.

 


O modo Career é como o nome indica, o modo carreira, este pode-se dizer que é o modo principal de DIRT 5. Aqui o jogador terá à sua escolha os eventos e patrocínios. Cada evento tem o seu objetivo e existem uns objetivos extras a acompanhar para ganhar mais reputação. Os eventos têm veículos específicos para serem utilizados, como é evidente, existem várias categorias e muitos dos veículos vão sendo desbloqueados conforme o progresso na carreira. Há a possibilidade de personalizar os veículos desde cores a autocolantes como colar o decal do patrocinador e tudo se encontra licenciado como a Alpine Star e AMD por exemplo.

O modo online serve para enfrentar amigos ou desconhecidos em partidas clássicas (corridas) ou então no modo Party Games. Este modo Party consiste em ter minijogos como por exemplo ser o veículo vampiro numa arena em que têm de apanhar os restantes condutores antes do amanhecer (determinado tempo como evidente), no entanto isto serve apenas de passatempo pois quem irá adquirir DIRT 5 será certamente para realizar corridas e não propriamente minijogos que deixam de ser divertidos após um tempo. Já no modo Arcade encontramos os sub modos Free Play e Time Trial, onde o Free Play consiste em jogar partidas por puro divertimento offline que até permite o multiplayer local em ecrã dividido como nos velhos tempos ou então no Time Trial partidas com o cronometro. De referir que existe uma tabela classificativa online para comparar os tempos entre os jogadores, desafiando tudo e todos em decidir quem comanda as pistas lamacentas em DIRT 5. 


Já o Playgrounds é um modo para os mais criativos. Aqui podem jogar pistas criadas por outros jogadores online e até criarem as vossas pistas e partilhar com amigos e desconhecidos pelo mundo fora. Um bom modo e divertido com muitas horas a perder para criar as pistas mais aleatórias e tudo aquilo que vier à imaginação do jogador. Sem esquecer que existe também o modo Gymkhana para os famosos eventos drift que podem igualmente ser criados e partilhados para desafios estonteantes.

Fora das pistas temos o modo Garage, onde o jogador pode e deve gerir os seus veículos, personalizar e até comprar. A quantidade de categorias é enorme desde os 80’s Rally que inclui veículos como o clássico Peugeot 205 ou dos anos 90 a grande máquina Ford Cosworth ou velhos gigantes como o famoso Lancia Stratos como mais recentes Volkswagen Polo GTI R5 ou o Porshe 911 RGT, máquinas não faltam em DIRT 5. Já o modo Profile permite alterar o cartão online do jogador, a sua nacionalidade e as opções do jogo.



DIRT 5 é um dos jogos que, tal como aconteceu com Watch Dogs Legions, teve lançamento na geração atual, mas terá também uma versão de nova geração. Estivemos com ambas as versões e conseguimos comparar a qualidade de cada uma, reparando assim, que o jogo encontra-se mais polido, rápido e sem quebras de fluidez na versão Xbox Series S|X.


Isto não significa que quem adquirir a versão Xbox One estará mal servido, porque estamos perante um jogo que oferece horas de diversão, embora não seja purista como os primeiros jogos, é perfeitamente jogável e sendo arcade acaba por ser mais relaxante e menos exigente, este era desde início o objetivo de DIRT 5 e isso foi cumprido. Também disponível para PC, PS4 e, brevemente, PS5.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox, gentilmente cedido pela Microsoft.

Latest in Sports