Hide & Dance!


Se a imagem acima parecer algo familiar, pelo seu estilo de ilustração, provavelmente é porque ainda se lembram de Mom Hid My Game!, um hilariante jogo japonês no qual a mãe escondia a consola de videojogos nos locais mais estranhos, com medo que ele ficasse viciado. O que não se sabia, porém, é que esta família adora dançar... desde que ninguém esteja a ver!

A sério, não há ninguém nesta família que não sinta o bichinho da dança, mas aparentemente todos têm vergonha. E assim surge um divertido jogo de ritmo no qual, além de dançar ao ritmo das músicas, é imperativo passar despercebido, não vá a mãe reparar!


Os controlos, tal como toda a estética do jogo, não poderiam ser mais simples: há quatro discos, associados aos botões que terão de ser premidos ao ritmo da música, conforme são atravessados pelas notas, o que faz a personagem dançar. Entretanto, ao fundo da sala, existe uma porta pela qual a mãe irá ocasionalmente espreitar. Mal se apercebam que a porta vai abrir, é preciso reagir rapidamente, premindo dois botões em simultâneo para a personagem conseguir disfarçar... por muito mais ridículo que esse disfarce possa ser - tudo menos dançar!

Caso a mãe veja, é mesmo Game Over! Se isto faz algum sentido? Claro que não. Mas é precisamente o facto de ser tão bizzarro que o torna hilariante. O jogo conta até com um modo para dois jogadores, que tentam dançar em conjunto sem que mais ninguém da família se aperceba. E sim, se calhar era melhor eles simplesmente terem todos uma conversa sobre este tema... mas depois não havia jogo, o que era uma pena!


Ao todo, o jogo conta com 20 músicas que vão sendo aleatoriamente desbloqueadas através de um sistema de "gacha", utilizável com os pontos ganhos conforme se vai jogando, e no qual podem sair músicas repetidas que não servem para absolutamente nada. Mesmo, parece coisa inventada pela mãe... embora ela seja também uma personagem desbloqueável. Mas voltando às músicas, todas elas conseguem ser bastante divertidas e bem ritmadas, dentro do estilo japonês bem viciante para jogos deste género. Uma pena que, mesmo depois de desbloqueadas, não possam ser escutadas na íntegra.

Infelizmente, rapidamente se vê tudo o que há para ver. O jogo ganharia bastante com mais variedade de conteúdo e, especialmente, animações entre as personagens. E depois disto, nada como explorar o site dos criadores, hap Inc, traduzi-lo para inglês e descobrir as outras experiências deste universo que têm vindo a lançar para dispositivos móveis!

Nota: Análise efetuada com base em código final para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela KEMCO.

Latest in Sports