Pikmin 3 Deluxe


Passaram já mais de sete anos desde o lançamento de Pikmin 3, para a Wii U, um daqueles jogos que facilmente entram em qualquer lista de melhores títulos da consola e que, para os fãs, há muito tempo merece uma sequela. Antes de lhe dar continuação, porém, a Nintendo decidiu dar uma nova oportunidade e adaptá-lo para a Nintendo Switch, numa nova e completa versão "Deluxe".

Para quem não conhece, Pikmin é uma série de jogos de estratégia em tempo real, na qual os jogadores controlam exploradores intergaláticos com o objetivo de recolher valiosos materiais de um misterioso planeta chamado PNF-404. Para os ajudar, há umas curiosas espécies chamadas "pikmin", que ao som de um simples apito obedecem às suas ordens.

Na sua essência, o jogo é realmente simples e conta com uma óptima curva de aprendizagem, o que o torna realmente acessível mesmo para jogadores pouco habituados a jogos de estratégia. Em contrapartida, os fãs do género irão deliciar-se com todas as estratégias possíveis para se obter um melhor desempenho. Afinal, tudo se resume à gestão de tarefas atribuídas às pequenas criaturas.


O jogo não tem propriamente níveis, mas sim áreas de exploração, que vão sendo desbloqueadas à medida que se vai avançando na história. No entanto, tanto os recursos são limitados, como o tempo de exploração é limitado à luz do dia que, no mundo real, corresponde a cerca de 15 minutos de jogo. Durante a noite, a exploração do planeta seria tão perigosa para os exploradores como para os pikmin, pelo que é necessário recolherem o mais possível mas ter o cuidado em não deixar as pequenas criaturas esquecidas. Todos os objectos estarão no dia seguinte no mesmo lugar onde foram deixados.

Além de objectos e alimentos para recolher, o planeta conta com diversos tipos de inimigos, desde pequenos insectos facilmente derrotáveis, até tremendos bosses que irão requerer muita estratégia, incluindo levar os pikmin certos na equipa. Ao todo, há 5 espécies diferentes de pikmin, todas com diferentes características. Se os vermelhos resistem ao fogo, os azuis conseguem andar debaixo de água sem se afogar, etc.

Conforme se avança pelos desafios iniciais do jogo, ao todo haverá 3 exploradores distintos à disposição, podendo-se alternar livremente entre eles, o que permite um verdadeiro multitasking. Por exemplo, enquanto uma personagem leva um grupo de pikmins a derrubar um obstáculo, outra pode ir recolher materiais a uma área diferente, enquanto um terceiro leva as criaturas a derrotar inimigos. Tudo isto com uma fácil troca de personagens e comandos simples para os controlar.


A grande novidade desta versão Deluxe está no modo cooperativo local, disponível para dois jogadores em modo split-screen. No original, esta opção era limitada a um modo especial com missões dedicadas para o efeito, mas agora toda a aventura principal pode ser partilhada, o que sem dúvida irá facilitar a exploração, podendo o segundo jogador juntar-se a qualquer momento.

Em termos de jogabilidade, os controlos estão também melhorados, com uma notável facilidade de escolher os alvos para onde se pretende atirar os pikmin, seja contra inimigos ou objetos. A grande desvantagem em relação ao original, porém, está na falta de um segundo ecrã inteiramente dedicado ao mapa, que facilitava bastante o multitasking das 3 personagens e seus pikmin. Ainda assim, a adição do modo cooperativo consegue tornar a divisão de tarefas algo bastante mais divertido.

Esta edição conta com todos os conteúdos que foram disponibilizados via DLC no título original, assim como algumas novidades, incluindo novas missões secundárias do modo de história e até um sistema de "achievements", insígnias que premeiam as diversas tarefas que os jogadores vão cumprindo ao longo do jogo. Finalmente, os mais veteranos terão aqui à disposição um modo de dificuldade adicional, que irá colocar à prova as suas capacidades.


Em geral, para quem tenha jogado o original, não há fortes razões para o voltar a jogar para além do puro prazer de explorar cada canto de todas as áreas até chegar aos 100%, muito para além da história principal. A quem nunca jogou, porém, aqui está uma grande oportunidade de descobrir uma experiência cativante e viciante!

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports