Sugestões de Boardgames para o Halloween


Artigo escrito por César Mendes

Sendo alguém que gosta bastante de suspense e sobrenatural, o Halloween é uma das minhas épocas favoritas do ano e por essa razão não queria deixar passar a noite em que o véu entre o mundo dos mortos e dos vivos é mais fino, sem algumas sugestões temáticas para a época.

No que diz respeito a jogos de tabuleiro temos uma grande variedade de escolhas, desde Zombies a monstros, vampiros, feiticeiros, e que podem ser direcionados para os mais novos ou para jogadores mais graúdos. Temos jogos que duram apenas 10m, ou, para quem quer algo mais robusto, temos jogos que duram 2h ou mais. Passa mesmo por uma questão de gosto ou da situação em que se encontram.
Ficam aqui algumas sugestões para tornar a vossa noite mais assustadoramente divertida.

Jogos Temáticos

Se o tema é extremamente importante para a vossa noite de Halloween, esta lista é onde devem de olhar primeiro. Nos jogos mencionados aqui, o tema e a história são o ponto mais importante do jogo.



Mansions of Madness 2nd Edition
 
O Mansions of Madness 2nd Edition é um dos jogos mais temáticos que já joguei. Baseado na mitologia criada por H.P. Lovecraft (normalmente chamada de Cthulhu Mythos) onde os jogadores jogam cooperativamente como investigadores, e ao depararem-se com situações bastantes estranhas, tentam evitar ou sobreviver a um evento cataclísmico. O que faz deste jogo único é o verdadeiro sentido de exploração e investigação, tornando a história o elemento mais importante das diferentes missões. Um exemplo disto é que apenas conseguem perceber exatamente o que têm de fazer para vencer a missão no decorrer do jogo.
Nº Jogadores – 1 a 5 Jogadores | Duração - 120m a 180m | Idade - 14+ | Complexidade - 2,68/5


 
Fury of Dracula
  
No Fury of Dracula um jogador tem o papel de Drácula, enquanto os restantes são caçadores de vampiros bastante conhecidos no universo de Bram Stoker, como o Dr. Van Helsing. O objetivo destes caçadores é encontrar, atacar e matar o Drácula de forma que a Europa fique a salvo do monstro e seus súbditos. Mas não será fácil para os caçadores, pois o Drácula desloca-se sorrateiramente e na escuridão da noite, o que faz com que não se saiba normalmente o paradeiro do Senhor das Trevas.

Fury of Dracula é uma experiência fantástica do jogo do “gato e do rato” onde a dedução espacial e antecipação do adversário são elementos essenciais sempre com uma grande dose de tensão e suspense.
Nº Jogadores - 2-5 Jogadores | Duração – 120m a 180m | Idade - 14+ | Complexidade - 3,22/5


Familiar

Passam a noite em família ou com um pequeno grupo de amigos não-gamers? Então esta é a lista para vocês. Aqui o equilíbrio entre simplicidade, tema e diversão é dos pontos mais importantes para terem uns momentos bem passados.

Horrified
 
E se houvesse um jogo onde todos os monstros da Universal Studios estão contra ti? Em Horrified os jogadores têm de trabalhar colaborativamente contra monstros bem conhecidos como o Drácula, o Monstro de Frankenstein, a Múmia, entre outros.

Horrified é um jogo bastante simples e divertido de jogar, mas extremamente temático onde mesmo as formas de derrotar os monstros são bastante diferentes, o que dá uma certa satisfação em experimentar todas as possibilidades que Horrified tem para nos dar.
Nº Jogadores - 1-5 Jogadores | Duração – 60m | Idade - 10+ | Complexidade - 2,04/5


Villainous
 
Em Disney Villainous o jogador faz o papel de um dos vilões dos filmes da Disney que utiliza as suas habilidades maquiavélicas para vencer os outros vilões.

Apesar das ações que cada jogador tem disponíveis serem iguais, cada vilão tem alguns elementos únicos que tornam o jogo assimétrico e único consoante o vilão com que estamos a jogar. Por exemplo cada vilão tem uma forma diferente de ganhar o jogo.

Bastante diferente e com um tema que não é muito visto em jogos de tabuleiro, Villainous é uma excelente forma de passar a noite de Halloween.
Nº Jogadores - 2-6 Jogadores | Duração – 50m | Idade - 10+ | Complexidade - 2,41/5


Party Games

Halloween é sinónimo de diversão para o vosso grupo? Nada melhor para manter a animação do que um emocionante e divertido Party Game para manter o espírito de festa até tarde.

One Night Ultimate Werewolf
 
Queres jogar um jogo em apenas 10m? Então não procures mais, pois One Night Ultimate Werewolf vai ser uma experiência única num curto espaço de tempo. 

Neste jogo cada jogador vai receber aleatoriamente e secretamente uma personagem, não podendo revelar a sua identidade aos restantes jogadores. No início do jogo todos fecham os olhos e a App assistente indica o que cada um vai fazer. No final desta fase iremos ter um caos completo, pois tu sabias que eras um villager mas agora podes já não ser, porque uma das outras personagens trocou duas cartas (por exemplo) e apenas em conversa/discussão com os outros jogadores podes tentar perceber quem és, ou mais importante, quem é o Lobisomem. Isto porque o objetivo do jogo é conseguir descobrir quem é(são) o(s) Lobisomem(ens), ou se tu fores Lobisomem queres não ser escolhido(a) na votação no final do jogo. Mas lembra-te, tu eras lobisomem mas podes já não ser… Sim pode ser um autêntico caos mas muito divertido.
Nº Jogadores - 3-10 Jogadores | Duração – 10m | Idade - 8+ | Complexidade - 1,40/5


Escape from the Aliens in Outer Space
 
Sim, eu sei que Aliens normalmente não existem no Halloween, mas vamos imaginar que não são Aliens mas sim lobisomens ou vampiros. Em Escape from the Aliens in Outer Space os jogadores encontram-se numa nave espacial de onde tentam fugir numa das Pods de salvação (que levam apenas uma pessoa), antes de serem apanhados, comidos ou mortos pelos Aliens que são jogados por outros jogadores. Mas isto é tudo feito sem que ninguém saiba onde andam os outros no mapa que temos à nossa frente. Mas não pensem que este jogo é colaborativo, pois não é, aqui está cada um por si e só queremos salvar-nos a nós próprios chegando a uma daquelas Pods que podem ou não estar a funcionar 😊

O jogo não é bonito, mas compensa com a grande experiência de gato e rato que os jogadores vão sentir assim como o medo constante de perseguição.
Nº Jogadores - 2-8 Jogadores | Duração – 20m a 45m | Idade - 12+ | Complexidade - 1,88/5


Para os mais novos

No Halloween as crianças normalmente querem ir pedir doces e divertir-se com os amigos, mas caso não seja essa a situação, têm aqui algumas sugestões bem divertidas para jogar nesta época festiva.

Ghost Fightin’ Treasure Hunters
 
Em Ghost Fightin Treasure Hunters os jogadores são caçadores de tesouros que vão a uma casa para tentar roubar 8 gemas. No entanto, a casa está assombrada por fantasmas.

Durante uma ronda um jogador vai andar pela casa, entrar nas salas para roubar as gemas e trazer as gemas para a entrada da casa. Se conseguirem roubar as 8 gemas ganham o jogo. Mas nem tudo é facilidade pois existe uma grande possibilidade de aparecerem fantasmas nas diferentes salas, e se houver 3 fantasmas numa única sala, esta é considerada assombrada. Se todas as salas ficarem assombradas os jogadores perdem o jogo.

Um jogo simples e divertido para toda a família onde a sorte tem um papel relevante sem nunca retirar o divertimento dos mais novos.
Nº Jogadores - 2-4 Jogadores | Duração – 30m | Idade - 8+ | Complexidade - 1,67/5

Monster Chase
 
Monster Chase é um jogo direcionado para os mais pequenos e por isso bastante simples, não o tornando menos divertido.  O objetivo é evitar que a cama do menino(a) fique rodeada de monstros e para isso temos de descobrir qual o brinquedo que o monstro tem medo de forma a enviá-lo de volta ao armário. Para isto temos de usar a nossa memória para saber onde está esse brinquedo de um conjunto de tiles virados para baixo.
Monster Chase usa o que os mais pequenos têm como vantagem sobre os adultos, a memória visual. E por essa razão os mais pequenos têm boas possibilidades de serem bons e divertirem-se a mandar monstros de volta ao armário.
Nº Jogadores - 1-6 Jogadores | Duração – 10m | Idade - 4+ | Complexidade - 1,03/5


Estratégia 

Seja Halloween ou Natal, nós somos gamers e gostamos de ter um desafio mental seja em que altura for, mas isso não implica que não possamos ter um pouco de tema “Halloweenesco” para dar cor ao momento. Aqui ficam algumas sugestões bem temáticas para os que gostam de um pouco mais de conteúdo num jogo, sem esquecer a época.

The Bloody Inn
 
Numa zona remota de França em 1831, uma família está determinada em criar uma fortuna a todo o custo, e para isso criou um plano diabólico ao criar uma pousada onde possam roubar dos seus hospedes. O plano não seria muito bom se os hospedes pudessem começar a reclamar e a divulgar que estavam a ser roubados, logo a única solução será silenciar definitivamente estes hóspedes.

Durante cada ronda cada jogador terá de escolher duas ações num leque de cinco: subornar pessoas, contruir anexos (os corpos têm de ir para algum lado), matar os hospedes, enterrar os corpos e descartar dinheiro. Quando a polícia aparecer, não queremos ser apanhados com todos os corpos enterrados, caso contrário irá custar-nos o dinheiro que ganhámos arduamente. Quem tiver mais dinheiro no final do jogo ganha.

Bloody Inn tem um tema único e morbidamente divertido onde teremos que construir um motor que nos permita obter o máximo de rendimento com o mínimo esforço, sem sermos apanhados pela polícia.
Nº Jogadores - 1-4 Jogadores | Duração – 30m a 60m | Idade - 14+ | Complexidade - 2,38/5


Abomination: The Heir of Frankenstein
  
O que acham em passar a noite de Halloween a desenterrar corpos, visitar a morgue em busca de membros para construir o vosso próprio monstro de Frankenstein? Este é o tema de Abomination: The Heir of Frankenstein onde os jogadores vão competir através de mecânicas como Worker Placement para criar e dar vida ao vosso monstro. Para isto, os jogadores vão ter que arranjar “peças” para o vosso corpo e lidar com alguns problemas como a decomposição dos recursos.

Um tema único e extremamente macabro, em que mecânicas bem conhecidas e amadas por Eurogamers se juntam a um tema que não é para todos.
Nº Jogadores - 2-4 Jogadores | Duração – 90m a 180m | Idade - 13+ | Complexidade - 3,38/5


E aqui ficam as nossas recomendações para o Halloween! Se tiverem outras recomendações ou caso queriam apenas partilhar experiências não hesitem em fazê-lo.
Bons jogos e divirtam-se!

Latest in Sports