Unrailed


Se a vossa praia são jogos como Overcooked, Unrailed é o novo jogo do género! Aqui, a ideia é construir caminhos de ferro para levar o comboio ao seu destino de uma estação à outra. É necessário sublinhar que o jogo requer a ajuda de um parceiro, pois é um jogo cooperativo.


Como referido, o objetivo é bastante simples, o foco aqui é o jogador recolher recursos para criar os caminhos de ferro. O desafio é ter de construir esse caminho para o comboio não descarrilar, ou seja, o comboio encontra-se em movimento, a ideia é estar em cima do acontecimento e ser o mais rápido possível a montar o caminho. Para criar estes caminhos é necessário material base como pedra e madeira, e para isso o jogador tem na sua posse uma picareta e um machado. Vão ter de ser suficientemente velozes a deitar abaixo árvores e destruir pedras, recolher ambos e deixar na carruagem que, com tempo, se transformará num pequeno caminho de ferro que deve ser retirado da carruagem e ser colocado na frente criando caminho para o destino final.


Claro que quando se começa Unrailed, o comboio vai ligeiramente percorrendo o caminho sossegado, no entanto sempre que alcançarem uma nova estação, este ganha uma maior velocidade. É preciso planear de forma estratégica o caminho que o comboio deve percorrer, pois este terá de ultrapassar vários obstáculos e só o jogador pode realizar esse processo. Por vezes, é necessário desbravar caminho e, entretanto, criar as linhas ferroviárias através de vales ou até mesmo criar pontes. Além disso, vão existir pequenos ladrões que vão tentar assaltar o comboio, para esses bandidos, basta correr na sua direção para recolher o material roubado.



Um outro desafio é o motor do comboio aquecer e com isto, acarreta problemas, para tal, o jogador tem de recolher água de lagoas e riachos para arrefecer o motor. O comboio move-se da esquerda para a direita, tudo aquilo que não for recolhido a tempo, ficará para trás, é essencial ter uma boa resposta aos comandos para concluir o caminho com a maior eficácia possível.


Claro, se jogarem no modo solo, vão ter a ajuda de um companheiro artificial, no entanto não é recomendável pois para além de não ser tão divertido, não é a melhor ajuda, nada como ter alguém que tenha noção para onde se dirigir e que ações tomar. O bom é a existência de upgrades que se pode realizar. O jogador apenas tem de recolher ouro e poderá então, adquirir melhorias para o seu comboio como o aquecimento ser mais tardio, uma luz para iluminar o caminho na escuridão e até adicionar novas carruagens para poder criar mais linhas de ferro e carregar como é evidente, material para tal.



Unrailed é um indie que traz uma lufada de ar fresco dentro do género, isso é bastante positivo, acaba por ser um jogo minimamente diferente do habitual, apesar de nem sequer ser propriamente do meu género. É um bom jogo, mas que deve ser jogado com amigos e por curtos períodos, vale a pena a experiência por isso, toca a criar linhas de ferro e tragam os vossos passageiros a bordo!


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela Best Vision.


Latest in Sports