Primeiras Impressões: Astro's Playroom


O primeiro contacto com a PlayStation 5!

A convite da PlayStation Portugal, tivemos recentemente a oportunidade de experimentar o jogo Astro's Playroom, que tem como principal objetivo destacar as principais novidades do DualSense, o novo comando desta nova consola. Eis as nossas primeiras impressões!

Antes demais, importa referir que esta sessão de jogo foi organizada com o máximo de cuidados de higiene e segurança, permitindo apenas um convidado de cada vez, muito diferente do que seria se não fosse este período de pandemia em que o mundo se encontra.


Naquilo que basicamente se pode resumir a pegar no comando e começar a jogar, a demo começa com uma breve demonstração técnica das diversas funcionalidades, desde os habituais sensores de movimento até ao inovador "haptic feedback". Este foi, aliás, o aspecto mais impressionante do comando: imaginem que o comando é uma caixa com berlindes no interior e que, ao movimentá-lo, sentem os berlindes a deslocar-se de um lado para o outro. Isto permite-lhe transmitir várias sensações através da vibração, como por exemplo a força do vento enquanto a personagem se desloca contra uma ventoinha.

O comando em si é bastante confortável, com um formato grande e bastante encorpado, mas todos os botões em posições acessíveis. Nota-se aqui a intenção de fazer do comando mais do que uma mera interface, com um forte feedback tanto a nível de vibração e efeitos sonoros, como o prazer com os gatilhos L2 e R2 que oferecem uma resistência gradual conforme são apertados.


Já quanto ao jogo propriamente dito, este conta com um estilo visual bastante simples mas muito colorido e recheado de vida, com umas secções de jogo totalmente em 3D e outras em 2D, nas quais todas as funcionalidades do comando vão sendo usadas de maneiras bastante criativas. Além de proporcionar belos momentos de diversão, é realmente uma boa demonstração daquilo que o comando é capaz de fazer, o que certamente poderá também inspirar outros criadores de videojogos.

Mesmo tendo claramente a finalidade de apresentar o comando aos jogadores, o jogo que virá gratuitamente instalado em todas as unidades da PS5 promete belos momentos de diversão, com muitos segredos e recompensas que irão deliciar, principalmente, os grandes fãs da marca PlayStation. O que será? Irão descobrir depois!

Quanto à consola em si, a melhor palavra é mesmo imponente! Digamos que, ao vivo, impressiona mais do que daria a entender em todos os vídeos e fotos promocionais. 😅


Da nossa parte, obrigado à PlayStation Portugal por esta oportunidade de experimentar o jogo e, consequentemente, a nova PlayStation 5 também!

Latest in Sports