Untitled Goose Game, agora a dois!


Naquilo que agora parece um acontecimento distante, em 2019, toda uma aldeia foi aterrorizada por um ganso. Parece um exagero, mas uma simples criatura foi capaz de espalhar o caos, fazer desaparecer coisas e... irritar toda a gente!

Untitled Goose Game é um indie digno de toda a fama que o acompanhou, fazendo os jogadores controlar o ganso mais irritante do mundo de videojogos. Mas e se, em 2020, dois jogadores pudessem controlar dois gansos em modo cooperativo? Geese!

O funcionamento do jogo é bastante simples e fácil de aprender, logo a partir do momento em que se começa a controlar o ganso em direção à primeira vítima. Além de se movimentar livremente, esta ave consegue apanhar e pousar/largar objetos, assim como simplesmente... grasnar. O jogo consiste numa série de desafios, nos quais o ganso terá de manipular as diferentes pessoas de forma a cumprir os seus objetivos, seja ao distraí-los ou a criar armadilhas antes de chamar a atenção. Por vezes, é mesmo só ser mau, como ir roubar os óculos a uma criança. Porquê? Porque é um ganso.


Agora, o jogo recebeu uma atualização gratuita para dois jogadores em modo cooperativo, acrescentando um segundo ganso a toda a experiência, e um apropriado título de "Untitled Geese Game". Tudo se passa no mesmo mundo, com os mesmos desafios, e até é possível no mesmo perfil ir jogando umas vezes a sós e outras vezes acompanhado.

A principal diferença, porém, é que a dois é possível utilizar novas estratégias para chatear a população. O jogo conta com um sistema de câmara que se aproxima ou afasta conforme a distância entre os dois gansos, havendo uma distância limite entre eles, dando assim asas à criatividade dos jogadores. Por exemplo, se o objetivo for roubar uma coisa à senhora vendedora sem ela reparar, que tal o outro roubar uma coisa diferente só para ela se chatear e ir atrás dele, deixando a sua banca desprotegida?


A verdade é que se este já era um jogo divertido a solo, a dois consegue mesmo ser hilariante, seja pela partilha de estratégias, seja pelo caos que se consegue espalhar. Felizmente, é sempre possível fazer "reset" a toda a confusão sem perder o progresso nos objectivos cumpridos até então.

Caso para dizer que se um ganso já chateia muita gente, dois lado a lado chateiam muito mais! Honk!

Nota: analise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ecoplay.

Latest in Sports