Aircraft Evolution


Desenvolvido pela Satur Entertainment, Aircraft Evolution é uma das mais recentes ofertas da eshop no que a jogos de acção aérea, com aspecto retro, diz respeito. Um 2D side-scrolling, que leva aqueles que viveram os anos 80 a recordarem alguns dos títulos existentes dessa altura, Evolution não procura emular o aspecto gráfico, mas antes do gameplay da época.

Sem uma história, ou sequer intro, para dar ao jogador aquele pump de emoção inicial, Evolution apoia-se sobretudo no seu gameplay simples e directo. Dispondo de um único modo de jogo, o Campaign, este jogo coloca-nos nas mãos a hipótese de navegarmos os céus de quatro eras distintas, nomeadamente as duas grandes guerras mundiais, os tempos modernos e o futuro distante. Algo conseguido através não apenas das mudanças no cenário, mas também, e como não podia deixar de ser, através da evolução (perdoem-me a redundância) das suas aeronaves e outro material bélico.

Durante os seus quarenta níveis, que tanto podem parecer-nos longos, como curtos, dependendo muito da dificuldade escolhida e do estado do nosso aeroplano, Aircraft Evolution dá-nos um conjunto variado de missões a concluir, de forma a conseguirmos avançar no jogo. Estas vão de bombardear determinados locais ou equipamentos do inimigo (normalmente assinalados com uma cruz vermelha), até destruirmos todos os adversários presentes no ecrã.


Para além disto, existem Bosses gigantescos, que normalmente representam uma das super-armas da altura temporal na qual a acção deste título decorre, assim como batalhas aéreas, as chamadas dogfights, com os aviões inimigos. Temos igualmente níveis nos quais devemos evitar minas aéreas, ao mesmo tempo que apanhamos itens e procurámos alcançar a meta antes que o tempo chegue ao fim.

Estas corridas no céu servem de base para os níveis bónus, nos quais podemos apanhar itens extra que podem ir de bombas, até combustível. Tais itens, que estão presentes em todos os níveis do jogo, residem em caixas que caem lentamente, de paraquedas, dos céus. Apanhá-las, assim como destruir o maior número de adversários possíveis são fundamentais para o sucesso neste jogo. Um jogo que assenta num level-up rigoroso, obtido através de créditos conseguidos no decorrer do mesmo. Esses créditos serão depois usados pelo jogador para desbloquear novos e mais potentes aviões (desde que tenha o nível necessário para isso) ou melhorar as condições da existente.

Para além dos upgrades feitos à machine gun e à potência das bombas, (que podem ir de uma fraquíssima bomba inicial, até a napalm e big bombs) o jogador pode ainda aumentar a durabilidade e aerodinamismo do avião propriamente dito, aumentando com isso as suas chances de sucesso. Para além da barra de resistência da nave, o jogador deve manter sempre um olhar atento à barra de combustível. Esta gasta-se consoante o tipo de manobras efectuadas e é particularmente relevante nos níveis iniciais do jogo. Os inimigos presentes no jogo são variados, alternando entre adversários terrestres, como tanques, infantaria ou defesas antiaéreas, até aos mais que esperados desafios nos céus, que surgem na forma de aviões, zeppelins e minas.

Com uma banda sonora desinteressante e com cenários bastante desinspirados, Aircraft Evolution é um jogo relativamente acessível e mais indicado para ser jogado nos minutos mortos do dia. Com uma ação relativamente rápida (sobretudo depois de deixarmos para trás a ultrapassada aeronave inicial), Evolution é o típico jogo grab and go, que se vê muitos nas consolas portáteis. 


Mediante o vasto arsenal de escolha que a Switch dispõe, no que a shooters diz respeito, é difícil recomendar Aircraft Evolution. Este é um jogo que cumpre, mas não deslumbra...nem mesmo para os fãs mais hardcore de aviação. 

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Sometimes You.

Latest in Sports