Boardgames - Novidades de Outubro (Parte II)


Um mês recheado de novidades e grandes projectos no Kickstarter com campanhas prestes a terminar. Já para os principais lançamentos no mercado, podem encontrá-los em Boardgames - Novidades de Outubro (Parte I)

Kickstarters em destaque 
(escrito por Ricardo Jesus) 

 
Monsters on Board 
Campanha termina a 30 de Setembro 

Criadores: Ivo Neskovic, Aleksandar Mikic, Samoil Petreski 
Arte do jogo: Mihajlo Dimitrievski 
Editora: Final Frontier Games 

É quase meia-noite... uma semana antes do Blue Moon Monster Mixer em Spook Manor. Para preparar uma festa adequada aos ilustres monstros convidados, só precisas de uma coisa - Spook Juice - e vais precisar de muito para saciar a sede destes “party animals”. Spook Juice é destilado a partir do medo humano, e a boa notícia é que a cidade vizinha de Startleton é um ótimo lugar para a obter! 


Monsters On Board é um jogo de dice-drafting que é jogado em 6 rondas. Em cada ronda, os jogadores recrutam Monstros (dados) que chegam à festa nos seus Fearmobiles. Cada jogador seleciona quatro dados, usando um mecanismo de drafting, que depois irão usar para executar ações, ou obter Spook Juice (pontos). Quanto maior o número do dado, mais assustador é o Monstro e maior a recompensa em Spook Juice!  

No entanto, monstros mais assustadores oferecem menos ações e com menos poder, enquanto que monstros menos assustadores oferecem uma maior variedade de ações com maior impacto no jogo – terás de decidir com cuidado que Monstros escolhes para te ajudar! 


Adicionalmente, cada dado usado permite que movas a tua miniatura da mesma cor pela cidade de Startleton, assustando os habitantes da cidade, que te poderá premiar com ações extra. E quanto mais avançarem pela cidade, mais Spook Juice podes adicionar à tua pontuação final. 

No final de cada ronda, os jogadores podem ainda recrutar Arch Monsters e Fantasmas, que te ajudarão a obter pontos extra no final do jogo. 

No fim o jogador que tiver obtido mais Spook Juice ganha!


The Reckoners: Steelslayer 
Campanha termina a 01 de Outubro 

Criadores: Brett Sobol, Seth Van Orden 
Arte do jogo: Noah Adelman, Miguel Coimbra, Ian O'Toole 
Editora: Nauvoo Games 

The Reckoners, um jogo baseado nos livros de fantasia de Brandon Sanderson, permite aos jogadores assumir os papéis dos protagonistas dos livros e trabalharem em conjunto para salvar o mundo. É um jogo cooperativo para 1-6 jogadores, que têm o objetivo de derrotar Steelheart antes que a cidade de Newcago seja reduzida a cinzas.  

Para o derrotar, os jogadores terão de descobrir primeiro a sua fraqueza para o poderem começar a atacar. Ao mesmo tempo, têm de controlar os vários vilões (EPICs) espalhados pela cidade, focados na sua destruição, enquanto causam danos à população. Se os EPICs conseguirem destruir Newcago reduzindo a população a 0, então os Reckoners perdem o jogo. 


Cada Reckoner tem um conjunto de dados, que são lançados em cada turno para executar ações: mover, atacar EPICs, recolher inteligência, ganhar dinheiro, retirar bloqueios, derrotar capangas, obter fichas de planeamento, etc.  

Cartas de equipamento e fichas de planeamento podem ser usadas para executar ações extra ou manipular os resultados dos dados. Todas as ações são resolvidas simultaneamente, fazendo com que a comunicação entre jogadores e planeamento colaborativo sejam essenciais. 

Derrotar EPICs oferece recompensas valiosas (incluindo pistas sobre os pontos fracos de Steelheart), sendo imperativo mantê-los sob controlo, pois quando são ativados, eles executam uma série de ações que se tornam mais devastadoras de ronda para ronda caso os jogadores não interfiram.  


Resumindo, The Reckoners é um quebra-cabeças desafiador e em constante mudança. Se gostas de jogos cooperativos e ter a satisfação de ganhar quando tudo parecia perdido, este jogo é uma boa aposta. 

The Reckoners: Steelslayer é uma expansão para o The Reckoners, contendo quatro novos módulos que podem ser jogados separadamente, ou misturados com o jogo base. 

 
Embarcadero - Rule the Waterfront! 
Campanha termina a 02 de Outubro 

Criadores: Adam Buckingham, Ed Marriott 
Arte do jogo: Janos Orban 
Editora: Renegade Game Studios 

São Francisco, 1850. Estamos na época áurea da corrida ao ouro. Navios atracam continuamente na Baía de São Francisco, repletos de aspirantes garimpeiros. Uma frota de navios ancorados expande-se pela zona costeira da cidade, abandonados pelas tripulações há muito tomadas pela febre do ouro. 

Magnatas reivindicam os seus direitos sobre esses navios abandonados, rebocando-os até ao porto para abrigar os seus impérios em crescimento. Com o passar do tempo, este distrito costeiro, conhecido como Embarcadero, tornar-se-á o centro de negócios desta próspera cidade portuária. 


Em Embarcadero, os jogadores assumem o papel de um desses empresários experientes. Desenvolve o teu império sobre os cascos das embarcações abandonadas e conquista uma posição no conselho da cidade. Tens o que é preciso para governar as docas? 


O jogo consiste em três rondas. Em cada ronda, os jogadores usam cartas multifunção para obter recursos, atracar novos barcos, construir estabelecimentos, ou expandir as docas para ganhar pontos e aumentar a sua influência no conselho da cidade.  

Pensa bem ondes colocas os teus barcos ou as tuas novas construções, pois pode fazer diferença nos pontos que irás obter, facilitar futuras construções, ou reforçar o teu controlo sobre o cais. 

No final quem obtiver mais pontos ganha! 


Soulgivers 
Campanha termina a 14 de Outubro 

Criadores: Luca Cervini 
Arte do jogo: Luca Cervini 
Editora: Gravity Games 

Em Soulgivers, duas civilizações lutam pela posse do Fragmento, os restos de um planeta antigo e a única cura para uma doença cósmica chamada Decay. O embate entre as duas facções é brutal: guerreiros manipulam o campo de batalha, controlam os elementos, e quebram a vontade do inimigo. Tudo isso com um único objetivo: levar o Fragmento para o seu próprio Portal e salvar o seu planeta. 

Soulgivers é um jogo de estratégia para dois jogadores. O objetivo de Soulgivers é capturar o fragmento, que está localizado no centro do tabuleiro, e transportá-lo até ao portal. 

Existem duas civilizações que lutam pelo Fragmento: Shells e Spectres. Ambas as facções são formadas por um grupo de 10 personagens, cada um deles detentor de uma Habilidade e/ou Aura únicas que podem impactar o campo de batalha de maneiras inesperadas. Os dois jogadores enfrentam-se jogando com três personagens ao mesmo tempo. 


Quando uma personagem morre, ela deixa a sua Alma para trás imbuída com as suas habilidades. Esta Alma pode ser absorvida pelos seus companheiros de equipa, acumulando deste modo as duas habilidades. Decidir qual a melhor combinação de Almas em cada momento do jogo é fator mais importante que te pode garatir a vantagem estratégica necessária para levar o Fragmento até ao portal e ganhares o jogo. 


DICE Podcast 

Já ouviram falar do DICE Podcast? Um podcast de conversas informais e divertidas, com foco em diferentes temáticas ligadas aos jogos de tabuleiro modernos? 

Se já são nossos ouvintes, muito obrigado! 😊 

Caso ainda não sejam, e tenham curiosidade, aqui ficam os episódios do mês de setembro! 


Batotas nos jogos de tabuleiro:

Normalmente não associamos jogos de tabuleiro modernos a fazer batota... ou será que sim? 

Neste episódio, vemos várias maneiras de fazer batota nos jogos, e alguns jogos em que é mais fácil isso acontecer. 



Os jogos de tabuleiro do ponto de vista das mulheres (com colaboração especial da Ana Abrantes): 

Para provar que o hobby dos jogos de tabuleiro não é sinónimo de geeks de barba rija numa cave escura, neste episódio convidámos a nossa amiga Ana Abrantes para nos dar o seu ponto de vista sobre o hobby. 


Juntem-se a nós! 


Latest in Sports