Atomicrops

 


Sabem o que faz um bom jogo tornar-se num grande jogo? Quando não consegues parar de jogar! Foi exatamente o que me aconteceu com o Atomicrops, plantado e colhido pelos estúdios Bird Bath Games e publicado pela mão da Raw Fury, é um título roguelike com imensa ação à mistura.   

 

Atomicrops é a descendência mutante de Stardew Valley e um top dow view roguelike como por exemplo o Binding of Isaac. Um simulador de vida de campo, onde plantar é a alma do negócio, mas com um twist de andar com uma arma em punho para aniquilar tudo o que tentar destruir a nossa plantação.

 

Como a maioria dos rogue likes a história apenas serve de pano de fundo para ambientar o jogador no seu universo. Pois bem, numa zona onde praticamente nada acontece, chega um jovem com a promessa do seu tio de lhe ter deixado uma quinta. Assim que chega ao local uma grande explosão atómica imerge do horizonte deixando toda a terra destruída e com restos de pó nuclear. Daí vem o nome Atomicrops, já que todas as sementes que plantamos se tornam em vegetais mutantes super animados.

 

Não esperem horas a fio a lavrar a quinta como em Stardew Valley, já que as coisas se tornam bastante caóticas muito rapidamente. 

 

 

 

O objetivo principal é o de plantar e colher os vegetais para vender ao manda chuva da cidade. Daí provem o dinheiro para comprar novas armas, evoluir as habilidades passivas e ainda adquirir pequenas partes para construir uma ponte para encontrar novas zonas. Dentro deste espetro de armas e habilidades passivas existe ainda uma habilidade que necessita de tempo até estar disponível, e que ajuda e de que maneira o jogador, o trator. Existem assim alguns tipos de tratores diferentes o “Wracker” que destrói todas as ervas daninhas no seu caminho e que deixa cair sementes e fertilizante. O “Wood Chipper” que reduz os inimigos nas proximidades do trator em fertilizante, ou ainda o “Sprinkler” que ajuda a regar a plantação.

 

Voltando ás habilidades passivas, como indicado anteriormente todas a compras são feitas na cidade onde será possível falar com os diferentes npc’s que vendem estes produtos. A moeda de troca em Atomicrops é o Caju. No entanto, ainda existe a possibilidade de trocar rosas pelas ditas habilidades passivas que de certa forma ajudam o jogador na sua demanda de fazendeiro. É aqui que entra a possibilidade de nos casarmos com uma das duas personagens destinadas a esse fim. Mas como assim casar? O que se ganha com isso? A Rue juntar-se-á ao jogador na exploração de novas áreas, onde ajuda a atacar os inimigos e vai deixando umas sementes pelo caminho. Já a Borage cuidará da quinta e vai deixando fertilizante ocasionalmente.      

 

Este título mistura três elementos importantes, o facto de se ter de plantar para conseguir dinheiro, time management e o modo de combate. Relativamente ao time management, durante o dia é possível cuidar das plantações, explorar as diferentes zonas que contêm diferentes tipos de sementes e inimigos. Quando chega a noite, é importante voltar à quinta e proteger as plantações, já que é quando todos os inimigos decidem atacar. Embora o mais importante será mesmo manter-se vivo ...

 


Também existem as diferentes estações do ano que são separadas por três dias de jogo. No final de cada estação haverá o confronto contra o Boss dessa estação. Por exemplo, no Verão é necessário derrotar um sol, que por mais amistoso que parece na primeira versão, a segunda versão do confronto será bastante mais complicada. O confronto contra os Bosses é de facto onde o jogo vai de uma situação simples de correr e disparar para ação e adrenalina elevada ao seu expoente máximo! Já que mistura ataques de todos os tipos e feitios onde é realmente necessário ter bons reflexos. Todos os inimigos têm padrões de ataques diferentes, desde enormes cortinas de balas, a ataques de investida onde é necessário esquivar-se.

 

O design de tudo é simplesmente maravilhoso, os inimigos apresentam-se com uma mistura de animalzinho dócil, mas com ataques e expressões ferozes. Desde coelhos que dominam diferentes armas de fogo a caranguejos com barris de lixo tóxica nas costas.    


 

Atomicrops é um título charmoso, indicado para quem procura ação e muitas horas de diversão. 


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para o PC, gentilmente cedido pela Raw Fury.

Latest in Sports