AVICII Invector Encore Edition


Quem não gosta de um bom jogo de ritmo? Com umas boas batidas e uma série de botões a pressionar no timing correcto, este é um género que já teve um passado extraordinariamente popular, mas nos últimos tempos não se tem conseguido destacar, à parte de uma série feita para "apenas dançar". Boas batidas? Popular? E que tal um jogo de ritmo ao som de Avicii?

Anunciado originalmente em 2015, com o nome de Avicii Vector, o jogo resulta de uma parceria entre o artista e a Hello There Games. Infelizmente, Tim Bergling, mais conhecido como Avicii, já não se encontra entre nós, mas a Tim Bergling Foundation, gerida pela sua família com o objetivo de combater as doenças mentais e o suicídio, assegurou que este projecto do artista não ficaria esquecido, fazendo-o chegar a todas as plataformas e a todos os fãs. Eis, então, AVICII Invector.

Lançado originalmente com 25 músicas ao todo, AVICII Invector recebe agora na Nintendo Switch uma especial Encore Edition com 10 temas adicionais, que podem também ser adquiridos via DLC para os detentores do jogo original nas restantes plataformas.


O jogo conta com uma mecânica simples, enquanto acompanha a história de uma exploradora espacial. Ao som das músicas de Avicii, a nave segue a alta velocidade pelo espaço, acompanhando uma pista holográfica vectorial. É precisamente aqui que, ao ritmo das batidas, o jogador terá de premir os botões corretos, associados às pistas visuais que se vão aproximando cada vez mais depressa. Se no início, em modo fácil, isto parece algo bastante simples, conforme se vai desbloqueando novas músicas e/ou se experimente maiores graus de dificuldade, pode-se contar com uma enorme intensidade de botões e acções ao ritmo das músicas.

Como experiência casual, os modos de jogo mais fáceis conseguem ser acessíveis a qualquer jogador, pelo que todos os fãs poderão apreciar a experiência independentemente da sua perícia. O vício pelas músicas irá tratar de os motivar a experimentar depois em modos mais difíceis. Infelizmente, como acontece em muitos jogos do género, várias das ações não têm propriamente significado, sendo só premir "isto" ou "aquilo" porque é o que o jogo pede, o que levará os jogadores mais "hardcore" a simplesmente decorar os botões e agir rapidamente.


Visualmente, o jogo oferece uma experiência agradável e colorida, embora com pouca variedade dos cenários propriamente ditos. Quanto à música em si, não há que enganar: 35 temas de Avicii, com todos os mais populares incluídos, irão fazer as delícias dos fãs. Aquilo que começou como um projecto do artista, mas infelizmente terminou como homenagem, é pelo menos uma boa homenagem.



Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Wired Productions.

Latest in Sports