Boardgames - Novidades de Outubro (Parte I)


Mais um mês, mais novidades mensais na área dos jogos de tabuleiro, e também projetos Kickstarter para o mês de outubro. 
 
Novidades de jogos de tabuleiro 
(escrito por Daniel Alexandre) 

Chega o outono, vêm aí as castanhas, a água pé, e os jogos de tabuleiro, que fazem mais sentido agora porque ficam para trás os dias de praia, e começa a apetecer ficar em casa, juntar uns amigos e jogar as novidades do mês de outubro. Assim, deixo aqui os jogos mais esperados dos utilizadores do site BoardGameGeek

1 – The Red Cathedral 
Editora: Devir 
Criadores: Israel Cendrero e Sheila Santos 
Arte do jogo: Chema Román e Pedro Soto 

The Red Cathedral, é um jogo de estratégia de 1 a 4 jogadores, com uma duração de 30 a 120min, a partir dos 10 anos, no qual os jogadores assumem o papel de equipas de construção.  

O trabalho deles é, em conjunto, construir a catedral de São Basílio em Moscovo, conforme ordenado por Ivan, o Terrível. No entanto, apenas um deles será capaz de obter o favor do czar. Durante o jogo, os jogadores podem realizar uma de três ações: atribuir uma secção da catedral, enviar recursos a essa secção para construí-la, ou adquirir mais recursos.  

Os jogadores podem enviar recursos para as secções da catedral que reivindicaram. Ao completar cada uma dessas secções, obterão recompensas em dinheiro e pontos de prestígio. Também poderão colocar decorações nas secções concluídas para obter ainda mais reconhecimento do czar. Esta parte do jogo também funciona como um relógio, pois quando um jogador concluir a construção da sua sexta secção, desencadeia o fim do jogo. 

2 - Lost Ruins of Arnak 
Editora: Czech Games Edition 
Criadores: Mín e Elwen 
Arte do jogo: Jiří Kůs, Ondřej Hrdina, Jakub Politzer, František Sedláček, Milan Vavroň 

Um jogo de 1 a 4 jogadores, com uma duração entre 60 e 120min, a partir dos 12 anos, em que lideramos uma expedição para explorar a ilha, encontrar artefactos perdidos e enfrentar guardiões temíveis, tudo numa missão para aprender os segredos da ilha.  

Lost Ruins of Arnak combina deck building e alocação de trabalhadores, num jogo de exploração e gestão de recursos. Além do deck building, as cartas também podem ser usadas para colocar trabalhadores, e novas ações ficam disponíveis conforme os jogadores exploram a ilha. Algumas dessas ações requerem recursos em vez de trabalhadores, portanto, construir uma base sólida de recursos será essencial. Estamos limitados a apenas uma ação por turno, por isso, temos de escolher bem. 

 
3 - Viscounts of the West Kingdom 
Editora: Garphill Games 
Criadores: Shem Phillips e S J Macdonald 
Arte do jogo: Mihajlo Dimitrievski 

Em Viscounts of the West Kingdom, viajamos pelo Reino em busca de melhorias na tentativa de trazer pobreza ou prosperidade, de 1 a 4 jogadores, com uma duração prevista de 60 a 90 min, a partir dos 12 anos. 

O objetivo é ser o jogador com mais pontos de vitória no final do jogo, construindo edifícios, escrevendo manuscritos, trabalhando no castelo e adquirindo títulos para novos terrenos.  

Os jogadores começam com um punhado de habitantes, mas devem rapidamente procurar talentos mais adequados para avançar nos seus empreendimentos. A cada turno, eles viajarão pelo reino, procurando aumentar a sua influência entre as várias áreas da sociedade. O jogo termina quando o Reino atinge a pobreza ou prosperidade - ou potencialmente ambos! 

4 - Polis 
Editora: Devir 
Criador: Fran Diaz 
Arte do jogo: Enrique Corominas 

Um jogo para 2 jogadores, com duração de 60 a 120 min, a partir dos 12 anos. Polis é um jogo de civilização para dois jogadores, ambientado no início do conflito entre Atenas e Esparta. O vencedor será o Império com mais população e prestígio no final do jogo. 

Os jogadores devem garantir os seus suprimentos e as rotas para cinco mercados para negociar com eles. A cada turno, o jogador obtém mercadorias de um território onde há população a sustentar o seu Império, mas deverá também alimentá-los. 

Poderá lutar para controlar os territórios, cercar outras polis, ou pode usar diplomacia para convencer uma polis a ingressar na sua liga, mas as polis orgulham-se da sua independência, por isso terá de criar alguns projetos para ganhar o prestígio necessário para as suas manobras militares. 

Esta nova edição de Polis atualizou regras e nova arte, que irão aprimorar a sua experiência de jogo. 

5 - Tawantinsuyu: The Inca Empire 
Editora: Board&Dice 
Criador: Dávid Turczi 
Arte do jogo: Jakub Fajtanowski, Jakub Skop, Zbigniew Umgelter, Alexander Zawada 

Em Tawantinsuyu um jogo de1 a 4 jogadores, com uma duração estimada de 60 a 120 min, a partir dos 14 anos, os jogadores colocam trabalhadores em vários locais no tabuleiro, realizando ações, recolhendo recursos (batatas, milho, pedra e ouro), construindo edifícios e escadas, esculpindo estátuas, expandindo a sua força militar e recolhendo tecidos. 

No seu turno, o jogador deve colocar um trabalhador num local fora de Coricancha (o Templo Dourado), ou escolher duas das seguintes ações: 
  • Recrutar um trabalhador. 
  • Biscar duas cartas de divindade. 
  • Biscar duas cartas de exército, e manter uma delas. 
  • Mover o seu Sumo Sacerdote um ou dois passos no sentido horário dentro de Coricancha.  
Durante o jogo, o jogador ganha pontos de vitória sempre que construir escadas ou esculpir estátuas, e pontos de vitória adicionais sempre que outro jogador usar as escadas que construímos. Também existem pontos de vitória pelos avanços no templo e pelo controlo das quatro regiões. 

O jogo termina quando o stock de trabalhadores se esgotar, simbolizando a incorporação total das regiões e vilas próximas ao recém-surgido Império Inca. 

De seguida, ganhamos pontos de bónus por chegar ao topo do templo, pelas nossas tapeçarias tecidas e pelos vários edifícios e recursos que acumularmos. 

 
6 – Under Falling Skies 
Editora: Czech Games Edition 
Criador: Tomáš Uhlíř 
Arte do jogo: Kwanchai Moriya e Petr Boháček 

Under Falling Skies é um jogo solo com uma campanha multi-missão. Em cada missão, ficamos encarregues de defender uma cidade cercada. 

As ações são realizadas por uma inovadora mecânica de colocação de dados. Quando escolhemos uma ação, estamos também a escolher quais as naves inimigas que irão descer. Números maiores de dados dão melhores efeitos, mas também fazem as naves descerem mais rápido em direção à Terra. 

Podemos expandir a nossa base subterrânea para ter acesso a ações mais poderosas, permitindo abater naves inimigas, ou criar robôs para aumentar a força de trabalho, mas não nos podemos esquecer de trabalhar em pesquisas e observar a nossa capacidade de energia. 

A nave-mãe aproxima-se a cada ronda, aumentando a tensão. 

Será que conseguimos completar a missão antes que a base seja destruída? 

 
7 - Calico  
Editora: Flatout Games 
Criador: Kevin Russ  
Arte do jogo: Beth Sobel 

Um tile placement de colchas e gatos, de 1 a 4 jogadores, com uma duração entre 30 a 45min, a partir dos 13 anos. 

Em Calico, os jogadores competem para costurar a colcha mais aconchegante enquanto coletam e colocam remendos de diferentes cores e padrões. Cada colcha tem um padrão particular que deve ser seguido, e os jogadores também tentam criar combinações de cores e padrões que não sejam apenas esteticamente agradáveis, mas também capazes de atrair os gatos mais fofinhos! 

Os turnos são simples. Selecionamos um único tile de remendo da nossa mão e costuramos na colcha, depois biscamos outro remendo entre os três disponíveis.  

Se conseguirmos criar um grupo de cores, poderemos costurar um botão na colcha. Se formos capazes de criar uma combinação de padrões que seja atraente para qualquer um dos gatos, ele virá e enrolar-se-á na colcha! No final do jogo, marcamos pontos para botões, gatos e quão bem fomos capazes de completar a colcha com um padrão exclusivo. 

8 - Polynesia  
Editora: Ludonova  
Criador: Peer Sylvester  
Arte do jogo: Laura Bevon e David Prieto 

Em Polynesia, um jogo de 2 a 4 jogadores, com duração entre 60 e 75 min, a partir dos 12 anos, os jogadores devem salvar os membros da sua tribo dos perigos do vulcão, levando-os às ilhas que lhes darão mais pontos. 

Ao mesmo tempo, os jogadores devem tentar atingir os objetivos definidos pelas cartas de maré, que variam de um jogo para outro. Para ter sucesso, os jogadores devem recolher recursos, na forma de peixes e conchas, que lhes permitirão explorar novas rotas marítimas, usar as rotas de outros jogadores, e navegar de uma ilha para outra. 

Polynesia é jogado em rondas, e cada ronda é dividida em duas fases. Na fase de ação, cada jogador tem três turnos em que pode realizar uma das três ações: navegar, explorar ou povoar e pescar. Na fase de manutenção, a atividade do vulcão é verificada, e cada jogador pode recolher recursos dependendo das ilhas onde eles possuem membros da tribo. 

9 - Hansa Teutonica: Big Box 
Editora: Pegasus Spiele  
Criador: Andreas Steding 
Arte do jogo: Dennis Lohausen 

Um jogo para 3 a 5 jogadores, com duração de 45 a 90 min, a partir dos 12 anos. O multipremiado jogo de estratégia Hansa Teutonica está de volta com uma edição Big Box, incluindo o jogo base e todas as expansões.  

No jogo, os jogadores tentam aumentar a sua posição como comerciantes na Liga Hanseática, ganhando pontos de prestígio de várias maneiras. Por exemplo, podem tentar estabelecer uma rede de escritórios em novas cidades de Hansa, ocupando uma rota comercial inteira entre duas cidades - mas antes que isso aconteça, os marcadores de um jogador também podem ser substituídos por outros de outro jogador.  

Os jogadores também podem ter como objetivo desenvolver as suas habilidades de negociação. Com apenas duas ações por turno e uma variedade de oportunidades, cada turno é igualmente rápido e estrategicamente exigente. 

Hansa Teutonica é um jogo de estratégia altamente interativo, em que as muitas estratégias possíveis também podem ser testadas e aperfeiçoadas nos diferentes tabuleiros de jogo das expansões Britannia e East. 

 
10 - Troyes Dice  
Editora: Pearl Games 
Criadores: Sébastien Dujardin, Xavier Georges e Alain Orban 
Arte do jogo: Alexandre Roche  

Troyes Dice é um jogo de Roll & Write, de 1 a 10 jogadores, com duração de 20 a 30 min, a partir dos 12 anos, no qual jogamos com uma família rica de Champagne. 

Cabe ao jogador aproveitar as melhores oportunidades que os dados oferecem para deixar a sua marca na história da cidade! Obterá mais fama lutando contra eventos, desenvolvendo mercados, erguendo a catedral, ou participando da construção de edifícios de prestígio?  

No final do jogo, o jogador com mais pontos de vitória vence! 


Aqui ficam bastantes novidades, e todas elas tão diferentes, para agradar a todos os gostos e também a um número de jogadores, desde solo até 10 jogadores.

Mas há ainda mais novidades prestes a chegar, em Boardgames - Novidades de Outubro (Parte II)

Latest in Sports