The Last Campfire


O que acontece depois? Se há uma curiosidade comum a todos, é precisamente a do que virá a seguir a qualquer acontecimento. Para uns, essa curiosidade é mesmo uma motivação, uma esperança, mas para outros pode também ser um aparente caminho sem saída, que os leva a estagnar.

The Last Campfire é um jogo que nos faz pensar sobre isso, e muito mais.

Depois da morte, o nosso protagonista é um "ember" como muitos outros, a navegar em direção ao que virá a seguir, sem saber se tal coisa realmente existe ou não. Um acidente, porém, desvia-o do caminho, levando-o a encontrar uma série de outros barcos naufragados. O que terá acontecido aos outros embers? Estarão bem? Infelizmente, de alguns deles só existe mesmo o cadáver. Outros, porém, estão petrificados... como que encravados num problema por resolver...

Do princípio ao fim, esta é uma aventura de puzzles e exploração, durante a qual o jogador irá tentar ajudar outros como ele, resolvendo os seus problemas de forma a que também possam avançar.


Com uma jogabilidade simples, tanto em termos de controlos como as ferramentas à disposição, este é um título bastante criativo, capaz de desafiar os jogadores tanto em termos de exploração, como nos puzzles no interior da mente dos que estão petrificados. É, por isso, impressionante a grande diversidade entre os puzzles que o jogo vai apresentando e as suas mecânicas. A própria exploração consegue ser um puzzle, recheado de áreas secretas e desafios opcionais, o que faz a longevidade da aventura variar entre umas 4 e 8 horas de jogo.

Visualmente, o jogo tem um estilo artístico belíssimo, recheado em cor e pequenos detalhes que fazem dele algo mesmo envolvente, irresistível até. Infelizmente, na Nintendo Switch, há alguns momentos onde a quebra de framerate é bastante notória, especialmente quando se está a explorar e se chega a uma área de maiores dimensões. Em nada interfere com a jogabilidade, mas não deixa de quebrar a imersão criada por aquele mundo.


Vindo de uma pequena equipa de apenas três developers, The Last Campfire é toda uma experiência muito fácil de recomendar em qualquer plataforma. Um jogo que faz pensar, pelos seus puzzles, e que também dá que pensar, pela sua temática. Um jogo belíssimo!

Afinal, sem se saber o que virá a seguir, o melhor é mesmo seguir...

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Hello Games.

Latest in Sports