Samurai Jack: Battle Through Time

 

Samurai Jack regressa para última aventura cheia de ação, repleta de nostalgia e fiel à série de origem.

Samurai Jack foi uma série que para nós, em terras ibéricas passou durante anos no Cartoon Network. Ficou famosa por representar um personagem nipónico e por um fim que ficou em falta durante vários anos. Aconselho a quem nunca viu, a série é fenomenal, tem uma excelente banda sonora e personagens memoráveis. Personagens esses que, quase na totalidade aparecem ou para ajudar ou para enfrentar durante esta aventura final. Um pequeno sumário para os que desconhecem: Jack era um Samurai cujas terras são invadidas por Aku, um feiticeiro/entidade maligna que o envia para o futuro de modo a poder dominar o mundo. Jack, que tinha sido treinado em várias artes marciais e munido de uma herança na forma de uma espada mágica começa a correr este mundo futuro à procura de Aku e de uma maneira de voltar a casa. 


Em Samurai Jack: Battle Through Time, a história é à parte da série e da última temporada, começando no último episódio da série e da batalha final contra o inesquecível mestre do mal Aku. Durante a luta, o nosso incrível herói e a sua companheira Ashi conseguem finalmente entrar num portal temporal mas eis que o vilão, sempre com mais uma artimanha os consegue separar e enviar Jack para um sítio fora do tempo e espaço normal com o objetivo de o aprisionar mais uma vez mais. Ao longo do jogo corremos várias localizações famosas na série, sendo os bosses e os seus seguidores todos eles fiéis representações das tribulações de Jack. 

Os amigos de Jack regressam também, para aconselhar e providenciar armas ou recursos para facilitar a aventura e conhecimento das fraquezas dos diferentes inimigos. O jogo é um clássico de aventura ação, temos os segredos e plataformas habituais do género, mas o combate é onde passamos grande parte do tempo. Jack tem, não só, uma gigante árvore de customização onde podemos desbloquear golpes novos e melhoramentos (incluindo algumas habilidades cujos nomes são retirados de momentos icónicos da série, "Jack jump good" um belo exemplo). Algumas permitem descobrir segredos que sem elas não é possível mas a grande maioria afeta o combate, dando-lhe ou mais variedade ou levando a que os inimigos deixem mais recompensas com a derrota. 


Ao contrário da série original em que Jack raramente usa algo que não seja a sua espada e o corpo, no jogo podemos usar várias armas medievais dos martelos às lanças, como metralhadores e até estrelas ninja. Permite assim explorar mais o guerreiro exímio que é Jack e a dificuldade bem que o exige. Existem várias dificuldades, mas mesmo na dita normal, houve vários game overs. O jogo premeia paciência e ação cautelada, apesar de por vezes as animações serem enganosas e levarem a um ecrã de continue enquanto coçamos a cabeça a tentar perceber o que nos derrotou. No entanto as várias dificuldades mitigam isso e podemos sempre repetir os níveis anteriores em busca de melhoramentos e recursos para melhor enfrentar o nefasto Aku.

Existem vários segredos para descobrir ao longo dos níveis e a descoberta de todos de um conjunto em particular dá-nos um extra adicionado ao final que vale bem o esforço. Após completar o jogo temos ainda várias missões onde condições são colocadas para derrotar um grupo de malfeitores ou chefes dentro de um tempo limite.

Visualmente o estilo artístico da série premeia o ambiente e os efeitos são divertidos e em linha com aquilo que nos habituamos, no entanto nota-se a diferença para outros títulos que marcaram o género, sendo que são bastante parcos, diria até vazios muitas vezes. Os inimigos são o que acaba por preencher mais o cenário juntamente com os vários personagens que nos ajudam, mas continua demasiado simples. O ambiente sonoro também não ajuda a esta sensação, muitas vezes há uma total ausência de som até em lutas importantes, mas as poucas vezes onde se revela traz-nos boas memórias de uma série tão boa.


Uma excelente maneira de acabar a aventura de Jack para os fãs, mas que infelizmente deixa algo a desejar para quem espera algo mais do que um jogo de ação aventura.

Nota: Análise efetuada com base em cófigo final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Adult Swim.

Latest in Sports