Project L


Análise por Marco Silva

Hoje venho falar de um jogo  recentemente lançado, após ter conseguido financiamento de 165 000€ na sua campanha de Kickstarter a 18 de Outubro de 2018, os mais de 3500 backers começaram a receber as suas cópias do jogo Project L, e nós na DICE Cultural não fomos exceção.  

O Project L é um jogo abstrato de resolução de puzzles geométricos usando peças parecidas às peças de Tetris. Se gostam de jogos de tabuleiro abstratos, com puzzles espaciais e de Tile Matching com uma componente de estratégia então este é o jogo para vocês. 


Nesta análise vamos analisar em separado tanto o jogo base como a primeira e única expansão que saiu com o mesmo. 

Começando pelas características do jogo, permite 1 a 5 jogadores (caso adquiram a expansão, esta permite adicionar mais 1 jogador ao jogo base), é muito simples de aprender a jogar e fazer setup, e muito rápido de jogar, pois cada partida demora entre 20 e 40 minutos dependendo do número de jogadores. 

A DICE Cultural apoiou a criação do jogo, produzindo uma versão traduzida para português do. Infelizmente, não é uma das versões que vêm impressas na caixa mas podem fazer o download do manual em Português diretamente do site oficial do jogo aqui


Como se Joga 

Se quiserem aprender a jogar o jogo podem também ver o nosso vídeo como tutorial que vos ensina como fazer o setup e como jogar Project L e a sua expansão Ghost Pieces:


O jogo é composto por 3 tipos de componentes: 

Os puzzles, que se distinguem pela cor das suas costas: uns são brancos e outros são pretos. Na parte frontal cada puzzle tem a forma geométrica a resolver, bem como o valor em pontos que esse puzzle vale e a recompensa imediata da sua resolução; 
 

Depois há as peças em acrílico que são divididas em 2 grupos (existindo um 3º grupo introduzido pela expansão). São esses grupos as peças básicas e avançadas, havendo 4 tipos de peças básicas e 5 de avançadas, cada uma com um nível que corresponde ao tamanho da peça (entre 1 e 4, sendo as de nível 5 as peças introduzidas pela expansão). 
 

Finalmente existe o player aid que na realidade corresponde à zona de jogo individual de cada jogador, com todas as ajudas impressas, bem como as zonas para os puzzles que estão por resolver e os resolvidos. 

Cada jogador pega num player aid e coloca-o à sua frente. Todos começam com o mesmo número de peças iniciais: uma peça de nível 1 e uma peça de nível 2. Os puzzles são divididos por cor em 2 pilhas diferentes voltadas para baixo. Dependendo do número de jogadores, retiram-se alguns puzzles pretos segundo a tabela que está nas regras: isto irá ajustar as condições de final de jogo ao número de jogadores. Ao lado de cada pilha são voltadas 4 peças para cima que constituem o mercado de puzzles, e as peças acrílicas são todas depositadas no centro da mesa ao alcance de todos os jogadores. 


Depois disto o jogo desenrola-se normalmente, começando pelo primeiro jogador. À vez, cada jogador pode realizar 3 ações, que podem ser: 

Ir buscar um Novo Puzzle - Retirar um quebra-cabeças de uma das linhas de mercado e colocá-lo à sua frente, preenchendo o espaço vazio no mercado de puzzles a partir da pilha correspondente e tendo sempre em conta que nenhum jogador pode ter mais do que 4 puzzles por resolver; 

Ir buscar uma peça de nível 1 e adicioná-la às suas peças disponíveis; 

Fazer um Upgrade a uma das suas peças disponíveis, que no fundo é trocar uma peça disponível por outra um nível acima ou abaixo 

Colocar 1 Peça num dos puzzles ativos (atenção que as peças depois de colocadas num puzzle não podem ser movidas nem retiradas até ao puzzle ficar resolvido). 

Master Action é uma ação especial que consiste em colocar 1 peça em múltiplos puzzles activos ao mesmo tempo. Isto conta apenas como uma ação. É uma ação avançada que permite ao jogador colocar apenas uma peça por puzzle em vários puzzles. Não é obrigado a colocar peças em todos os puzzles, e as peças tem que estar disponíveis no início da ação. Os jogadores podem repetir múltiplas vezes a mesma ação, ou decidir não usar as 3 ações disponíveis: a decisão é sua. Terminadas as ações disponíveis, o jogador à sua esquerda começa o seu turno realizando as suas 3 ações. A única ação que é uma exceção é a Master Action, pois não pode ser repetida múltiplas vezes no mesmo turno . 

Cada jogador começa com as mesmas 2 peças e vai ter que começar a fazer upgrades e ir buscar peças de nível 1 para ir ganhando mais peças e conseguir resolver mais puzzles. Sempre que um jogador resolve um puzzle, este imediatamente liberta todas as peças usadas para resolver esse puzzle e coloca-as  na sua área de jogo como peças disponíveis. Caso o puzzle ainda tenha como bónus imediato uma peça, o jogador vai buscar essa peça e junta-a às suas disponíveis, e coloca o puzzle resolvido na sua pilha de puzzles resolvidos que vão contar como pontos no final do jogo. 
 

O jogo continua desta forma até que a condição de fim de jogo ser encontrada, nomeadamente a pilha de puzzles pretos termina, ainda restando os 4 puzzles pretos no mercado em jogo. O jogo continua até regressar ao jogador inicial, e começa uma última ronda como normal. Acabada essa ronda, o jogo termina e contam-se os pontos.  

Antes do momento de contagem de pontos existe ainda uma fase especial com o nome de “retoques finais”. Trata-se um momento de jogo em simultâneo em que os jogadores podem colocar as suas peças disponíveis nos puzzles ativos, sem qualquer restrição de número de ações Contudo, por cada peça colocada desta forma, o jogador perde um ponto na sua pontuação final. 

A contagem dos pontos consiste apenas em somar os valores dos puzzles resolvidos, subtraindo pontos pelas peças que possam ter sido usadas nos retoques finais. Os puzzles por resolver e peças disponíveis não somam nenhum tipo de pontos e só são contabilizados em caso de empate.
 

Como podem ver, é um jogo muito simples e extremamente rápido de jogar. A componente de estratégia sobre ir buscar puzzles por forma a encadear a resolução dos mesmos para conseguir mais peças que resolvem outro puzzle e ganha mais peças que depois usamos para o próximo puzzle é uma mecânica de encadeamento muito interessante e divertida de pensar e executar.  


Peças Fantasmas – Expansão 

No lançamento foi desde início incluído na campanha de Kickstarter esta expansão, apesar de o jogo base funcionar perfeitamente sem a mesma. A expansão inclui alguns puzzles normais e um player aid para que o jogo possa passar a ser jogado a 6 jogadores. É uma adição interessante para quem possa ter grupos de jogo mais alargados e assim conseguem incluir mais um jogador, mesmo que não utilizem as novas variantes introduzidas pela expansão. 


A principal novidade incluída pela expansão são as peças fantasma: São um conjunto de peças novo de cor preta e com 3 tipos de peça novos ,todas de nível 5. Estas peças são 1 unidade maior do que as peças avançadas e introduzem 3 formas de peças diferentes. Também são incluídos novos puzzles com 2 tipos de recompensas novas: os puzzles com recompensa de peças fantasmas e os puzzles com recompensa de upgrades de peças. 

O jogo em si e as regras base mantêm-se iguais com esta expansão, basta apenas adicionar os novos puzzles às pilhas normais brancas e pretas, adicionar as peças fantasma  à pilha de peças no centro da mesa de jogo e o jogo está pronto para jogar. 

A nível das mecânicas base, basta acrescentar as seguintes variantes: 

- Quando um puzzle for concluído que tenha como recompensa uma peça fantasma, o jogador vai buscar a peça fantasma correspondente; 

- Quando um puzzle tem como recompensa um upgrade (representado por uma seta na posição da recompensa, então em vez de ir buscar uma peça nova para fazer o upgrade a uma peça disponível Caso tenha 2 setas pode fazer um upgrade de 2 níveis diretamente; 

- Não é possível fazer upgrade de peças de nível 4 para nível 5 (peças fantasma) :a única forma de obter peças fantasma é completando os puzzles que dão como recompensa uma peça fantasma 


- Das ações disponíveis em cada turno, um jogador ganha uma nova ação chamada “Ação Peça Fantasma” em que um jogador pode “partir” uma peça fantasma em peças básicas e/ou avançadas desde que juntas formem a forma completa da peça fantasma que foi “partida”. No fundo é trocar uma peça fantasma por peças de nível inferior mas não é uma troca 1 por 1 mas sim com base na forma em si da peça que queremos trocar, não havendo limite nem restrição a que nível ou numero de peças decidimos fazer a troca desde que todas juntas completem a forma da peça original. 

A expansão adiciona pouca diferença à mecânica o que é muito bom pois não transforma o jogo noutro completamente diferente. Contudo cria um nível de estratégia novo e adiciona puzzles mais complexos e peças com formas diferentes o que é muito bom.  


Notas Adicionais 

O jogo inclui ainda 2 variantes de jogo, uma para jogar a Solo e uma chamada Line Clear que vêm incluídas no jogo, mas os criadores continuam a criar novas variantes e disponibilizar online no site da editora e podem consultar aqui (à data de escrita deste artigo já existiam 3 novas variantes). 

Para os curiosos e os que gostem de bricolagem podem também usar a versão Print and Play do jogo e fazer download do PDF oficial do jogo, imprimir e recortar os elementos de jogo e experimentar o jogo e as suas mecânicas. 

Todas estas variantes, bem como a possibilidade de o jogo ser jogado a Solo, dão uma longevidade incrível ao jogo, e permitem ao jogo se adaptar muito bem a públicos e grupos de jogadores diferentes, desde os mais casuais aos mais estrategas. 


Opinião sobre o jogo e expansão 

O jogo está mesmo muito bom, simples e rápido de jogar e explicar. É um jogo que sinto que consiga ir à mesa muitas vezes com públicos muito diferentes, sejam eles novos ao hobby dos jogos de tabuleiro ou jogadores mais veteranos. 


O facto de ser um jogo abstrato e de puzzles pode não ser para todos, sendo o tema uma componente que muitos dos amantes do hobby sentem ter um peso muito grande na experiência e que neste jogo não existe por completo. Também este tipo de mecânicas de puzzles não é do agrado de todos e neste jogo esse aspeto é predominante, independentemente da variante que seja escolhida, por isso se algum destes pontos não são do teu agrado então possivelmente este jogo não será para ti. 

No meu caso eu gosto muito de jogos abstratos, sendo um fã já de longa data de jogos como Kamisado, Ingenious, Keltis, entre outros… 

O jogo tem uma coisa incrível e notória que é a qualidade de todos os componentes, desde a caixa aos inserts e principalmente aos puzzles com 3 layers e uma qualidade de impressão incrível. Até o manual tem uma qualidade de impressão fora de série. Dá um gozo imenso ver o jogo na mesa e tocar nos componentes, e isso melhora imenso a experiência de jogo. Artisticamente o jogo está simples e com um design muito limpo e minimalista o que num jogo abstrato confere um ar muito moderno. 


Por fim, a jogabilidade é muito simples, os player aids são incrivelmente simples de entender e ler durante o jogo, com todas as ações disponíveis de forma percetível.  A estratégia de jogo é muito boa também e dá uma sensação de jogo fácil de jogar, mas desafiante. 

Podem dar uma vista de olhos ao vídeo de unboxing do jogo e da expansão para ver como é a caixa e os componentes. 


Em suma, é um jogo muito completo e simples de colocar na mesa para qualquer tipo de jogador que não tenha aversão a jogos abstratos e com puzzles, com uma qualidade muito superior à média dos jogos de tabuleiro, e com um design moderno e minimalista muito agradável. Joga-se muito bem e rapidamente, e o facto de se conseguir ajustar bem, desde jogar a solo até grupos de 6 jogadores (com a expansão), é um plus muito bom. Fico muito curioso em ver que mais variantes vão sair bem como a futura expansão que tem o nome “Project L Finesse”, anunciada para Kickstarter a ter início a 12 de Outubro, que promete introduzir um novo módulo ao jogo com novas mecânicas para explorar, nomeadamente tarefas/missões que são pontos adicionais bem como um novo recurso que pode ser trocado por ações adicionais. Sabe-se muito pouco do que vai ser esta expansão, mas estou muito curioso!

Latest in Sports